sexta-feira, 27 de abril de 2018

Atividades do 1º de maio no Ceará

O povo da Capital Cearense vai às ruas em defesa de Lula, da democracia, contra o fascismo e contra as reformas do Governo Temer


Trabalhadoras e trabalhadores cearenses voltam às ruas, nesse 1º de maio de 2018, em ato unificado das principais centrais sindicais que atuam no estado, e das Frentes Brasil Popular Ceará e Povo Sem Medo, às 15 horas, no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, em Fortaleza. Mais cedo pela manhã, no mesmo local, vai haver o lançamento do Congresso do Povo, ação de discussão programática da Frente Brasil Popular.

A atividade do Dia Internacional do/a Trabalhador/a em Fortaleza tem como pautas a revogação das medidas conservadoras do Governo Temer, a defesa da Soberania Nacional, contra o fascismo e pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Estamos atravessando, há pouco mais de dois anos, um processo de golpe de estado – amparado por forças jurídicas e midiáticas – que vem estraçalhando diretos conquistados pela classe trabalhadora. São direitos que levaram décadas para entrarem em vigor, à custa de um longo e árduo processo de luta política e social”, afirma o presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará, Wil Pereira.

O Brasil possui mais de 13 milhões de desempregados. “São jovens, pais e mães de família, que até pouco tempo atrás consumiam e tinham salários reajustados acima da inflação. Com a 'reforma' trabalhista, uma parcela significativa daqueles que estão empregados já começou a sentir os reflexos da precarização do trabalho ou está sendo forçada a aceitar as novas regras que retiram direitos”, explica Dóris Soares, da Frente Povo Sem Medo.

“A 'reforma' trabalhista do governo golpista e ilegítimo de Michel Temer, além de retirar direitos históricos das trabalhadoras e trabalhadores, ampliar a informalidade e as condições precárias de trabalho, tem diversos dispositivos que violam a dignidade da pessoa humana”, afirma Joyce Ramos, da Frente Brasil Popular Ceará. O acúmulo de retrocessos promovidos neste Governo contribui para aumentar a desigualdade ao excluir, jogar na pobreza e na miséria milhões de brasileiros. “Neste sentido, o 1º de Maio representa a resistência popular e uma resposta da sociedade ao cenário político brasileiro”, conclui Joyce.

Lula, preso político

A prisão injusta e política de Lula é o maior ato de repressão contra um dos mais importantes personagens da história nacional.  Por isso, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo se unem em torno da liberdade de Lula e da garantia de sua participação em eleições livres e democráticas este ano.

“É justamente dentro deste cenário de aniquilação de direitos e de resistência à quebra do processo democrático que acontece o 1º de Maio de 2018, cujas manifestações darão uma resposta àqueles que financiaram o golpe, jogaram a conta sobre os ombros das trabalhadoras e trabalhadores e agrediram a democracia”, assegura Luciano Simplício, presidente da CTB-Ceará.

Atos no interior

O 1º de Maio no Ceará também tem atividades confirmadas no interior. Logo cedo, em Iracema, a Carreata dos Trabalhadores começa a concentrar às 7 horas, na Praça Casimiro Costa (Praça da Mangueira). Às 10 horas, tem início o 1º de maio Unificado do Vale do Jaguaribe, no Posto alternativo em Tabuleiro do Norte. Em Caucaia, o 2º Acampamento Estadual do Levante Popular da Juventude encerra sua programação também no 1º de Maio.


Congresso do Povo

O 1º de Maio deste ano no estado vai ganhar uma atividade inédita na cena política e social brasileira: o lançamento estadual do Congresso do Povo. Um grande esforço de diálogo e trabalho de base com o povo trabalhador nas periferias das grandes cidades, municípios médios e pequenos, organizando comitês populares e enraizando a Frente Brasil Popular. É, sobretudo uma iniciativa de construção de força social do povo brasileiro para enfrentar o Golpe e a ofensiva conservadora que estamos enfrentando. O lançamento antecipará o ato político da tarde, ocorrendo também no Centro Poliesportivo da Parangaba, a partir das 9 horas.

A ideia parte do objetivo de construir com o povo e para o povo um projeto de nação. “Precisamos construir e fortalecer nossa unidade em todo o estado do Ceará, nas regiões e municípios, potencializando um processo de organização popular para as lutas do próximo período”, declara Joyce Ramos, da Frente Brasil Popular Ceará (FBP-Ceará). Ainda no mês de maio, está prevista a organização de seminários regionais de formação de formadores. Já em junho, começa também um trabalho de base nas escolas, igrejas, associações, fábricas, periferias. Um Congresso Estadual deve finalizar esse processo em cada estado, incluindo o Ceará, ainda no primeiro semestre, encerrando com um Congresso Nacional previsto para o fim de julho.

Lançamento Estadual do Congresso do Povo - 9 horas.
Local Ginásio Poliesportivo Da Parangaba
#LulaLivre
CONFIRME SUA PRESENÇA NO EVENTO: https://goo.gl/NEyBxa
#1ºDeMaioDeluta
#CongressoDoPovo


PT Ceará

Saiba mais:
1º de Maio em "Em Defesa dos Direitos e por Lula Livre" terá atos em todo País

Nenhum comentário:

Postar um comentário