terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nota sobre o massacre de Pinheirinho

Pinheirinho: um massacre que não pode ficar impune!


No dia 22 de janeiro, tropas da Polícia Militar e contingentes da Guarda Civil Municipal atacaram a comunidade do Pinheirinho, na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo. Milhares de pessoas foram expulsas de suas residências. Há grande número de feridos e indícios de mortes. Posteriormente, começou a derrubada das casas.

A Polícia Militar obedeceu às ordens do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que por sua vez diz estar acatando deci
são judicial de reintegração de posse, em benefício do proprietário do terreno, o especulador Naji Nahas, portador de imenso prontuário policial.

Os fatos são outros. Havia uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) que mandava suspender a ação; esta decisão foi desconsiderada pelo representante da justiça estadual presente à ação, Rodrigo Capez, irmão do deputado estadual Fernando Capez, também do PSDB. Havia uma negociação em curso entre o governo federal, o governo estadual e a prefeitura; esta negociação foi atropelada pela violenta reintegração de posse, ação covardemente executada nas primeiras horas da manhã de um domingo, quando os habitantes estavam desmobilizados, acreditando que o governo estadual respeitaria a trégua combinada com o governo federal.

Os motivos da truculência: a negociação poderia resultar na aquisição do terreno pelo governo federal, o que causaria prejuízos políticos para o governo estadual, incapaz de resolver um problema social; prejuízos financeiros para o especulador Naji Nahas, que pretende usar o terreno para pagar dívidas; e prejudicaria também o prefeito Eduardo Cury, igualmente tucano. Por isso a trégua foi rompida, por isto a justiça federal foi desconsiderada, por isto a Polícia Militar brutalizou milhares de pessoas, inclusive idosos e crianças: para beneficiar políticos do PSDB e um empresário-bandido.

O episódio revela mais do que a truculência militar, a corrupção judicial e o uso da máquina pública para reprimir trabalhadores e trabalhadoras em benefício de um notório corrupto.

O massacre de Pinheirinho vem na esteira de outros episódios: Cracolândia e USP. Fica evidente um padrão de criminalização dos movimentos sociais, padrão que faz parte da retórica e da prática dos governos tucanos desde Eldorado dos Carajás, pelo menos.

O padrão adotado pelo governo Alckmin, governador cujos vínculos com a Opus Dei são conhecidos, é o do governo “mão dura”, implacável com os de baixo, com os pobres, com os jovens, com os mais fracos. Que ninguém se engane: ligaram a chocadeira de ovos de serpente.

O Partido dos Trabalhadores denunciou o massacre. O governo federal manifestou sua insatisfação. Mas está claro que a escalada de violência antidemocrática não será interrompida apenas com críticas. É preciso uma ação executiva incisiva do governo federal, por exemplo considerando o terreno passível de desapropriação para fins de interesse social. E a Secretaria de Direitos Humanos deve tomar as medidas cabíveis contra as autoridades que menoscabaram da dignidade humana.

Desta maneira será reposto o pacto federativo, atropelado não apenas pela ruptura da trégua acertada, mas também pelo desconhecimento da decisão judicial federal.

É preciso, ainda, que o PT convoque todos os setores democráticos e se engaje diretamente numa ampla mobilização que se contraponha a campanha que setores da mídia fazem em favor da violência militar tucana, uma mobilização que defenda a democracia, os direitos humanos e os interesses populares.

Direção Nacional da Articulação de Esquerda

2º WebFor - Fórum de Comunicação Digital

O 2º WebFor, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé - Núcleo Ceará, Blog da Dilma, Instituto Montese, IMPARH e ITIC, visa reunir público usuário de blogs, orkut, myspace, sonico, facebook, ning, badoo, twitter, google+, e interessados no debate sobre a democratização da comunicação, liberdade de imprensa e expressão na internet, banda larga, mídias alternativas e convencionais, sistema e mídias digitais, inclusão sociodigital e software livre e outros temas

2º WebFor – Fórum de Comunicação Digital
Dias: 13, 14 e 15 de abril de 2012
Local: Fortaleza/CE
Inscrições: webfor2012@gmail.com
Twitter: @2webfor - #webfor
Informações: Daniel - Blog da Dilma

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fotos do Congresso da AE-CE

Cong AE_CE 17

Para ver as fotos clique aqui

Relato do Congresso da AE-CE

Em 21 e 22 de janeiro de 2012
no Auditório do Sindicato dos Professores do Ceará - APEOC
Rua Solon Pinheiro, 1306 - Fátima, Fortaleza-CE

Em 21/1, sábado, por volta das 14:30h teve início o Congresso Estadual da Articulação de Esquerda (AE) - Ceará, com o objetivo de reconstruir a tendência no Estado, tendo em vista que a quase totalidade dos membros que a compunham anteriormente saíram e outro conjunto de militantes solicitou ingresso. E também com o objetivo de integrar esta militância no processo da 2a. etapa do I Congresso Nacional da AE.

Em seguida à composição da mesa e os informes sobre os objetivos, programação e funcionamento do evento, passou-se a palavra ao Valter Pomar (DNAE) para que pudesse explanar acerca dos documentos do Congresso Nacional, com ênfase no texto-base sobre Conjuntura e Tática. Após perguntas e debate houve informes sobre os processos eleitorais no interior e na capital.

Os trabalhos foram retomados após o lanche com a presença de convidados. Compuseram a mesa: Deodato Ramalho - Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza; Elmano Freitas - Secretário de Educação da Prefeitura de Fortaleza e Raimundo Ângelo - Presidente do PT Fortaleza. Depois das saudações, o Valter Pomar proferiu sua palestra com o tema "Conjuntura e Tática da Esquerda". Abriu-se em seguida à participação do público.

No domingo, 22/1, pela manhã, houve um informe do Valter Pomar sobre finanças e organização e passou-se à eleição da delegação estadual no Congresso Nacional da AE. Foi também eleita a nova Direção Estadual. A primeira reunião da Direção ficou marcada para o dia seguinte, segunda-feira, 23/1, às 18h.

Na reunião da Direção Estadual da AE-CE, entre outros assuntos, foi feita uma avaliação do Congresso Estadual. Foram considerados como pontos positivos: o fato dos objetivos propostos terem sido alcançados e a presença do Valter Pomar, que manteve sempre a pontualidade e a disponibilidade incrível para colaborar, além de expôr ideias de forma didática e qualificada. Além disso, constiuiu-se num momento de formação política excepcional que fortaleceu a militância quanto à segurança no processo em curso. Considerou-se também importante a participação do pessoal do interior, a presença dos aliados e o envolvimento da militância de base.

Bem-vindos(as)!

Compas,

Neste final de semana estaremos reunidos para re-começar a Articulação de Esquerda no Ceará. Sim, porque esta importante tendência da esquerda petista existiu durante certo tempo no estado e encontrava-se praticamente desativada. Para sermos precisos nos termos, não se trata, portanto, de uma "refundação", uma vez que a grande maior parte dos que protagonizaram a sua existência pregressa já não fazem mais parte deste processo atual, nem os atores atuais estão se propondo como continuidade da trajetória anterior.

Assim sendo, somos militantes dos movimentos sociais que optamos por ingressar individualmente e por construir como sempre, agora na Articulação de Esquerda - AE, o Partido dos Trabalhadores dirigente das lutas populares e do processo emancipatório da humanidade.

Para saber mais sobre a AE, leia no site Página 13.

Para constituir a organização renovada da AE no Ceara é que estamos realizando neste final de semana, o 1o. Congresso Estadual, no auditório da sede do Sindicato dos Professores do Ceará - APEOC, Rua Solon Pinheiro, 1306 - Fátima, Fortaleza-CE.

Os nossos objetivos principais são: conhecer as formulações e participar da 2a. Etapa do Congresso Nacional da AE em fevereiro e discutir nossa integração e organização na tendência, bem como a definição de instâncias de direção local.

Para saber mais sobre o Congresso Estadual da AE Ceará, leia o evento no Facebook.

Durante a programação do Congresso Estadual, no sábado, 21/1, às 17h, teremos espaço para uma palestra magna, com o tema: "Conjuntura e Tática da Esquerda", ministrada pelo companheiro Valter Pomar.

Valter Pomar é Doutor em História pela Universidade de São Paulo - USP, Secretário-Executivo do Foro de São Paulo e dirigente nacional da AE e do PT.

Para saber mais sobre a contribuição intelectual do companheiro, Valter Pomar, leia o blog.

A assistência à palestra não implica na adesão à Articulação de Esquerda. É um momento importante para conhecer o pensamento de um intelectual orgânico e a visão da corrente da qual fazemos parte.

Vc está recebendo este convite para partilhar conosco a alegria de nos encontrarmos juntos na caminhada. Contamos com a sua presença.

Um forte abraço,

Articulação de Esquerda - Ceará