Em 21 e 22 de janeiro de 2012
no Auditório do Sindicato dos Professores do Ceará - APEOC
Rua Solon Pinheiro, 1306 - Fátima, Fortaleza-CE
Em 21/1, sábado, por volta das 14:30h teve início o Congresso Estadual da Articulação de Esquerda (AE) - Ceará, com o objetivo de reconstruir a tendência no Estado, tendo em vista que a quase totalidade dos membros que a compunham anteriormente saíram e outro conjunto de militantes solicitou ingresso. E também com o objetivo de integrar esta militância no processo da 2a. etapa do I Congresso Nacional da AE.
Em seguida à composição da mesa e os informes sobre os objetivos, programação e funcionamento do evento, passou-se a palavra ao Valter Pomar (DNAE) para que pudesse explanar acerca dos documentos do Congresso Nacional, com ênfase no texto-base sobre Conjuntura e Tática. Após perguntas e debate houve informes sobre os processos eleitorais no interior e na capital.
Os trabalhos foram retomados após o lanche com a presença de convidados. Compuseram a mesa: Deodato Ramalho - Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza; Elmano Freitas - Secretário de Educação da Prefeitura de Fortaleza e Raimundo Ângelo - Presidente do PT Fortaleza. Depois das saudações, o Valter Pomar proferiu sua palestra com o tema "Conjuntura e Tática da Esquerda". Abriu-se em seguida à participação do público.
No domingo, 22/1, pela manhã, houve um informe do Valter Pomar sobre finanças e organização e passou-se à eleição da delegação estadual no Congresso Nacional da AE. Foi também eleita a nova Direção Estadual. A primeira reunião da Direção ficou marcada para o dia seguinte, segunda-feira, 23/1, às 18h.
Na reunião da Direção Estadual da AE-CE, entre outros assuntos, foi feita uma avaliação do Congresso Estadual. Foram considerados como pontos positivos: o fato dos objetivos propostos terem sido alcançados e a presença do Valter Pomar, que manteve sempre a pontualidade e a disponibilidade incrível para colaborar, além de expôr ideias de forma didática e qualificada. Além disso, constiuiu-se num momento de formação política excepcional que fortaleceu a militância quanto à segurança no processo em curso. Considerou-se também importante a participação do pessoal do interior, a presença dos aliados e o envolvimento da militância de base.
Nenhum comentário:
Postar um comentário