Foto de Pedro Henrique M. da Silva |
3º CONJPT – JUVENTUDE PETISTA DE ESQUERDA E SOCIALISTA
O Partido dos Trabalhadores é instrumento histórico de luta da classe trabalhadora, responsável por iniciar mudanças para melhor na vida do povo brasileiro, tornando realidade muitas das bandeiras históricas de todos aqueles e aquelas que sempre sonharam com um Brasil diferente.
Afirmamos a Juventude do PT como instrumento de organização e luta das/dos jovens petistas. Mas é preciso dizer que a democracia interna da JPT foi rompida durante o processo do Congresso da JPT e mais gravemente na Etapa Nacional. Um requisito básico da democracia é que a minoria tenha o direito de disputar para se tornar maioria por meio do debate, do convencimento e da fiscalização. Mas quando a maioria faz uso de todos os instrumentos e procedimentos para sufocar burocraticamente a democracia interna e se manter maioria, esse processo não é mais legitimo.
O momento de acirramento político-ideológico que nós vivemos no Brasil exige maior radicalidade do PT e da juventude do partido. A organização partidária é necessariamente um processo de construção de uma consciência política e quando a opção por uma estratégia conciliatória esvazia a consciência da urgência da luta pelo socialismo, é o partido que perde o seu potencial militante e revolucionário. Quando a construção de uma sociedade socialista livre de opressões de classe, raça, gênero e sexualidade deixa de ser a síntese da ação partidária, o conservadorismo e o fascismo avançam. A tarefa central para os e as jovens petistas é, portanto, mudar o PT!