sábado, 24 de março de 2018

Mobilização no Ceará quer Lula Livre

Participe da Vigília na Praça da Justiça, nesta segunda-feira, 26, a partir das 15h, em Fortaleza-CE. #LulaLivre



terça-feira, 20 de março de 2018

Plenária em defesa de Lula e da Democracia


Evento contará com a presença de partidos de esquerda, militantes, parlamentares, representantes de movimentos sociais, feministas, sindicais e estudantis

Reforçando a luta pela democracia e pelo direito do Lula ser candidato, partidos, entidades, frentes e movimentos sociais decidiram unir forças para fortalecer o movimento. Para isso será realizado na próxima terça-feira, 20, Plenária ampliada com Fortaleza e Região Metropolitana, às 18h, na sede do PT Ceará, localizada na Avenida da Universidade, 2189 – Benfica.


PT Ceará

segunda-feira, 19 de março de 2018

Movimentos populares organizam Fórum Alternativo da Água em Brasília


Aproximar a sociedade do debate sobre a água no Brasil é um dos lemas do Fama, explicam organizadores

Por José Eduardo Bernardes

Aproximar a sociedade do debate sobre a água no Brasil é um dos lemas do Fórum Alternativo Mundial da Água, o Fama, que acontece em Brasília, no Distrito Federal, entre os dias 17 e 22 de março. O evento é organizado por movimentos populares, do campo e da cidade, e se coloca como uma oposição ao Fórum Mundial da Água, que também acontece na capital brasileira neste período e concentra entre seus participantes e financiadores, governos e corporações interessadas na gestão da água, como a Nestlé, a Coca-Cola e a Ambev.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Lula Livre é a esperança do povo brasileiro!


Consciente da tarefa histórica que temos diante de nós, a Comissão Executiva Nacional do PT, reunida em Salvador, adota a seguinte Resolução:

Defender a liberdade do companheiro Luiz Inácio Lula da Silva e o direito do povo brasileiro de votar naquele que melhor o representa é, neste momento, a principal e mais urgente tarefa do Partido dos Trabalhadores.

Sabemos que Lula é inocente e sempre atuou dentro da lei, antes, durante e depois de exercer o governo. A grande maioria da população tem consciência de que Lula foi vítima de dois julgamentos parciais, fraudulentos, e de que ele tem o direito de disputar as eleições. Esse é o sentimento das ruas, cada vez mais claro nas pesquisas.

Por isso mesmo, nunca foi tão forte a pressão dos golpistas, com a Rede Globo à frente, para que seja consumada uma violência judicial contra o ex-presidente. Não querem apenas tirar Lula da eleição: querem humilhá-lo com a prisão, e pressionam descaradamente o Supremo Tribunal Federal a permitir, por omissão, que se cometa mais esta injustiça.

quinta-feira, 15 de março de 2018

Marielle, presente!


Nota da Articulação de Esquerda-RJ

Na noite de 14 de março a vereadora Marielle e o motorista Anderson foram assassinados, tudo indica uma execução.

Tal brutalidade não é descontextualizada, Marielle era um grito permanente contra as desigualdades e a violência sofrida pela população pobre e negra por parte das polícias, milícias e traficantes.

A companheira Marielle sendo mulher, negra, favelada, lésbica, de esquerda, representava uma afronta ao status quo da democracia liberal, feita para a dominação do homem branco, rico e heterossexual. O mandato e a luta encarnada por Marielle era tudo o que o fascismo crescente rejeita.

Sua atuação combativa e altiva contra a violência policial põe pm's e milicianos como principais suspeitos. Exigimos rápida e profunda apuração dos fatos.

De todo modo o assassinato de Marielle é um atentado contra a classe trabalhadora e reforça a necessidade de unidade das esquerdas no RJ e no Brasil.

É socialismo ou barbárie.

Marielle, presente!


Direção Estadual da Articulação de Esquerda do Rio de Janeiro
15 de março de 2018


quarta-feira, 14 de março de 2018

Balanço: XI Conferência da JAE


XI Conferência Nacional de Juventude da Articulação de Esquerda

Por João Luís Lemos*

A XI Conferência Nacional de Juventude da tendência petista Articulação de Esquerda ocorreu nos dias 2, 3 e 4 de março em Belo Horizonte (MG). Num momento de acirramento da luta política, com o golpismo apressando-se para inviabilizar a candidatura Lula e impedi-lo de participar da campanha eleitoral, e também de intensos debates sobre a política e organização da JPT, a tendência petista Articulação de Esquerda colocou a si mesma o desafio de realizar um processo nacional de debate sobre as lutas da juventude trabalhadora.

No primeiro dia, foi realizada a abertura da conferência com um debate sobre conjuntura que contou com a participação de jovens dirigentes das tendências petistas Articulação de Esquerda, Construindo um Novo Brasil e Democracia Socialista, do Coletivo Disparada e do Levante Popular da Juventude.

O centro do debate permaneceu nas tarefas que temos para enfrentar e derrotar o golpismo, em especial a necessidade de defesa dos direitos da classe trabalhadora, do companheiro Lula e do PT. Nas intervenções e reflexões da militância da Articulação de Esquerda, destacamos que a política correta neste momento é defender a candidatura Lula em qualquer cenário e também impulsionar na prática e na teoria uma mudança na estratégia do Partido dos Trabalhadores e da esquerda brasileira.

terça-feira, 13 de março de 2018

Fórum Social Mundial 2018 em Salvador


Com mais de 1.300 atividades e um único slogan – resistência –, evento pretende reunir 60 mil pessoas durante cinco dias

Com o tema central “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência”, e o slogan “Resistir é criar, resistir é transformar”, o Fórum Social Mundial (FSM) deve ser um evento de resistência contra os retrocessos e os ataques à democracia no Brasil. Criado em 2001, em Porto Alegre, o FSM 2018 será realizado entre terça (13) e sábado (17), em Salvador.

Com programação vasta e diversificada, o evento terá como território principal o Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de outros locais da capital baiana, como o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário da cidade. Segundo os organizadores, são esperadas cerca de 60 mil pessoas, de 120 países, reunidas para debater e definir novas alternativas e estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo, aos golpes e genocídios que diversos países enfrentam na atualidade.

segunda-feira, 12 de março de 2018

O povo quer LULA LIVRE!

Imprima o panfleto e vamos para rua defender Lula!


Nós não vamos assistir mansamente a prisão do líder do povo! Vamos dizer em alto e bom som: Nós vamos com Lula até o final! Nós vamos com Lula às últimas consequências!

Baixe aqui o panfleto!


PT

domingo, 11 de março de 2018

Autocrítica e rendição


Já passou da hora de acertar as contas

Por Rafael Tomyama*

Marcos Nunes, em artigo no DCM, diz que não aguenta mais a conversa de que “a esquerda precisa fazer autocrítica pelo golpe de direita”.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/nao-aguento-mais-conversa-de-que-esquerda-precisa-fazer-autocritica-pelo-golpe-da-direita-por-marcos-nunes/

A impaciência petulante do autor precisa ser contraditada, não pelo diletantismo da reles encheção de saco, mas porque professa teses inaceitáveis: seja pela presunção de que somos infalíveis, mesmo nos bacanais da corrupção inerente ao sistema do capital, seja numa outra espécie de “autocrítica”, que pretende que nos tornemos uma farsa de nós mesmos.

Pode ser que, em tempos de criminalização do PT e de tudo que se rotule “social”, a ideia de admitir os próprios erros soe como uma confissão de culpa acerca de acusações, forjadas ou não, contra petistas. Incluso a farsa disseminada de que o partido corresponderia à uma “organização criminosa”.

sábado, 10 de março de 2018

8 de março - Mulheres nas ruas de Fortaleza em defesa da democracia e dos direitos

Encerramento da Caminhada (Foto: Emanuel Lima/CUT-CE)

Milhares de mulheres ocuparam as ruas de Fortaleza, durante toda a manhã desta sexta-feira, durante o 8 de Março, quando o Brasil chamou para a luta trabalhadoras que estão tendo direitos sociais e garantias trabalhistas destruídos pelo governo ilegítimo de Michel Temer. A capital cearense somou-se a centenas de outras cidades brasileiras e realizou o ato Mulheres nas Ruas Contra o Golpe - Pelo fim da violência, contra as reformas e por democracia! O ato unificado e plural reuniu, além da CUT-CE, vários partidos políticos de esquerda, centrais sindicais e as mais diversas frentes dos movimentos sociais ligados à Frente Brasil Popular (FBP-Ceará).

sexta-feira, 9 de março de 2018

Comitês Populares no Autran Nunes

Neste sábado, 10 de março acontece a Caminhada em Defesa da Democracia e de Lula no Autran Nunes, a partir das 16h. Concentração no Posto de Saúde, próx. Avenida Fernandes Távora com Rua Tomás Cavalcante. #ToComLula #EmDefesaDaDemocracia #EleiçãoSemLulaÉFraude


CAMINHADA no Autran Nunes em defesa de Lula e da democracia
10 de março, sábado, as 16h
Saída: Posto de Saúde (próx. Av. Fernandes Távora x Rua Tomás Cavalcante)

Venha participar da construção dos Comitês Populares em toda Fortaleza!

quinta-feira, 8 de março de 2018

Edição de março do jornal Página 13

Página 13, n. 182, mar. 2018 (Download)


Editorial

Sem Lula é fraude!

Não adiantou a campanha midiática, não adiantou o golpe, não adiantou condenar por 3 a 0: até agora, o presidente Lula segue liderando as pesquisas de opinião.

É por isso que os golpistas não têm saída: precisam impedir que Lula participe das eleições presidenciais de 2018. Mas não basta impedir que ele seja candidato; precisam impedir, também, que ele participe da campanha. Por este motivo a decisão é prender e negar o registro.

Prender é a decisão de Moro, do TRF4 e da turma de julgadores do STJ. Ainda falta o Supremo Tribunal Federal, a última ilusão dos que ainda tem ilusões na justiça.

terça-feira, 6 de março de 2018

PT faz 38 anos: está mais que na hora de retomar nossos princípios


Por Rafael Tomyama*

Nestes dias em que o Partido dos Trabalhadores faz mais um aniversário, muita gente parece que foi acometida de um surto de saudosismo e resolveu compartilhar o Manifesto de Fundação do PT.

Sem problema, afinal, mais do que um documento histórico o texto traz os princípios estruturantes do que nos faz até hoje um partido que pretende a superação da ordem capitalista por uma sociedade socialista.

Hã? E o PT ainda se reivindica socialista? Sim, apesar de todas as tentativas de retirar ou amenizar esta concepção, apesar de toda a sua metamorfose burocratizante e institucionalizante, apesar do inchaço e artificialidade que campeia sua vida real, a militância do PT tem reafirmado o seu caráter socialista!

segunda-feira, 5 de março de 2018

Executiva da CUT aprova resoluções


Reunida em Cajamar/SP no dia 28 de fevereiro, a direção executiva da Central Única dos Trabalhadores debateu a situação política, econômica e social do país e aprovou uma série de resoluções, a seguir:

RESOLUÇÕES

A Direção Executiva da CUT, reunida no Instituto Cajamar no dia 28 de fevereiro, avaliou a situação política e as recentes medidas do governo ilegítimo de Michel Temer que continuam a violentar a democracia, aprofundando o regime de exceção em vigor no País desde o golpe que depôs a Presidenta Dilma Rousseff.

As forças reacionárias que patrocinaram o golpe enfrentam problemas crescentes. A população continua manifestando seu repúdio ao governo golpista, cuja aprovação popular é uma das mais baixas da nossa história recente. O desemprego continua em torno de 12,2%, atingindo cerca de 12,7 milhões de pessoas. A população sente na pele a deterioração das políticas públicas como a educação e a saúde. A economia patina, não mostra os resultados prometidos e o governo não conseguiu emplacar a antirreforma da previdência, uma de suas principais promessas ao mercado. A direita continua fragmentada, sem encontrar um candidato que a unifique e tenha chance de vitória para continuar implementando a agenda neoliberal.

A farsa do julgamento do ex-Presidente Lula, favorito nas pesquisas sobre intenção de voto para as eleições presidenciais, seguida da campanha midiática que tenta  desqualificar a esquerda, acentuando sua divisão e apregoando sua inviabilidade eleitoral, fazem parte da estratégia das forças golpistas e reacionárias  cujo objetivo é impedir que Lula concorra às eleições e volte ao governo com amplo apoio popular para  reverter as medidas nefastas do governo Temer, convocar uma Assembleia Nacional Constituinte e implementar uma agenda política que fortaleça a democracia e promova um novo modelo de desenvolvimento, baseado na sustentabilidade e inclusão social, na distribuição de renda e na defesa do patrimônio público e da soberania nacional.

A CUT reafirma a resolução, aprovada na  reunião da Direção Executiva ocorrida em dezembro do ano passado,  de que eleição sem Lula é fraude e seu compromisso em defesa do direito de Lula ser candidato. Conclama suas bases a levar esta luta até o fim, radicalizando a defesa da democracia e dos direitos, a resistência à reforma trabalhista, retomando a campanha de coleta de assinaturas pela sua anulação, o combate à reforma da previdência (que ainda está em pauta), o combate sem trégua ao desmonte das políticas públicas, às privatizações, como da Eletrobrás, à entrega de nossas riquezas à exploração das multinacionais.  Esta agenda deve ser defendida pelos CUTistas nos eventos que ocorrerão no primeiro semestre, como o Fórum Social Mundial-FSM, o Fórum Alternativo Mundial da Água-FAMA, o Congresso do Povo, assim como nas grandes mobilizações programadas para o período, como o dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher), o dia 1º de maio (Dia Internacional do Trabalhador/a), o dia 13 de maio (130 anos da falsa abolição da escravidão).

domingo, 4 de março de 2018

Guilherme: Vitória da resistência popular

Artigo do vereador do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio, abordando a derrota do governo na tentativa frustrada de reforma da Previdência, ao tempo em que tenta distrair a atenção da população com uma falaciosa intervenção militar no Rio de Janeiro.


A vitoria da resistência popular está na esquina

O tamanho do factoide midiático criado pelo governo com a estapafúrdia intervenção militar no Rio de Janeiro denuncia, claramente, a tentativa de encobrir a imensa dimensão de sua maior derrota politica até aqui: a inviabilização da malfadada Reforma da Previdência. Enquanto todos discutem a polêmica ação militar, este foi, na verdade, o fato político mais relevante dos últimos dias e a primeira grande vitória da resistência popular, desde o golpe parlamentar que destituiu a presidenta Dilma Rousseff.

A vitoriosa resistência nas ruas, liderada pelos movimentos sociais e partidos de esquerda, associada à compreensão do golpe pela população, enterraram, de vez, pelo menos para o atual governo , a proposta que inviabilizava a perspectiva de uma aposentadoria digna para a maioria do povo brasileiro. Foi preciso criar uma perigosa farsa, e, mais do que isso, colocar literalmente o exército nas ruas, com toda a gravidade que isso representa num País que amargou vinte anos de ditadura militar, para tentar desviar a atenção da mídia e ressuscitar alguma esperança de popularidade, explorando de forma oportunista o medo que assola a população em relação à violência.

sábado, 3 de março de 2018

Resolução sobre atuação da AE nas eleições 2018

Linha de ação para eleições em 2018

A Direção Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda, considerando o quadro político e as tarefas “para enfrentar a ofensiva golpista, radicalizar a luta popular”, https://www.pagina13.org.br/para-enfrentar-a-ofensiva-golpista-radicalizar-a-luta-popular/ resolve orientar a tática para nossa atuação partidária nas eleições em 2018.

O aprofundamento do golpe pode levar à suspensão ou ao adiamento das eleições de 2018.

Paradoxalmente, no entanto, quanto mais a burguesia se esforça para inviabilizar eleitoralmente Lula — seja por meio da desconstrução de sua reputação, seja por sua condenação, prisão ou qualquer outra medida — mais fica politicamente difícil para ela abrir mão da aparência de “normalidade democrática”.

Isso implica em manter a realização dos pleitos em 2018, 2020, assim por diante, mesmo que fraudados pela restrição à Lula e/ou ao partido como um todo.

Por isso, tudo indica que o cenário provável continue sendo o de que as eleições ocorram.

O mesmo processo de aprofundamento do golpe pode levar os golpistas a impedirem ou negarem registro da candidatura de Lula à presidência da República. Mesmo neste cenário, devemos manter a candidatura Lula, pois candidaturas alternativas nasceriam derrotadas e teriam como único efeito prático legitimar o golpe.

É certo que o que ocorra nas eleições presidenciais influenciará fortemente o desempenho e a linha de campanha de nossas candidaturas ao governo, senado, deputados federais e estaduais.

De todo modo, em qualquer cenário, as candidaturas petistas devem ter como centro o enfrentamento ao golpismo.

sexta-feira, 2 de março de 2018

Plenária da militância da AE-CE

PLENÁRIA da AE-CE: Com LULA pela DEMOCRACIA
Sábado, 3 de março, 15h, em Fortaleza


Pauta: 1. Congresso estadual da AE-CE; 2. Tática eleitoral 2018, 3. Atividades: mobilização para 8 de março, Comitês populares em defesa da Democracia e do Lula, Caminhada no Autran Nunes, etc.