domingo, 4 de março de 2018

Guilherme: Vitória da resistência popular

Artigo do vereador do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio, abordando a derrota do governo na tentativa frustrada de reforma da Previdência, ao tempo em que tenta distrair a atenção da população com uma falaciosa intervenção militar no Rio de Janeiro.


A vitoria da resistência popular está na esquina

O tamanho do factoide midiático criado pelo governo com a estapafúrdia intervenção militar no Rio de Janeiro denuncia, claramente, a tentativa de encobrir a imensa dimensão de sua maior derrota politica até aqui: a inviabilização da malfadada Reforma da Previdência. Enquanto todos discutem a polêmica ação militar, este foi, na verdade, o fato político mais relevante dos últimos dias e a primeira grande vitória da resistência popular, desde o golpe parlamentar que destituiu a presidenta Dilma Rousseff.

A vitoriosa resistência nas ruas, liderada pelos movimentos sociais e partidos de esquerda, associada à compreensão do golpe pela população, enterraram, de vez, pelo menos para o atual governo , a proposta que inviabilizava a perspectiva de uma aposentadoria digna para a maioria do povo brasileiro. Foi preciso criar uma perigosa farsa, e, mais do que isso, colocar literalmente o exército nas ruas, com toda a gravidade que isso representa num País que amargou vinte anos de ditadura militar, para tentar desviar a atenção da mídia e ressuscitar alguma esperança de popularidade, explorando de forma oportunista o medo que assola a população em relação à violência.

Para um governo corrupto, ilegítimo e impopular desde a origem, porém, isso não foi suficiente. A imagem do vampirão neoliberal na Sapucaí, que viralizou mundo afora durante o Carnaval, foi a pá de cal. Não resta ao Congresso nenhum respaldo político no seio da população para sustentar o programa cruel de Temer. Para o povo, o governo golpista já acabou.

Discutir o futuro, portanto, é a tarefa que se impõe a toda a sociedade brasileira diante das eleições que se aproximam. Temos a chance de avaliar os últimos anos e retomar o rumo de um País democrático, inclusivo, soberano diante dos interesses externos e comprometido em combater seu maior entrave: a cruel desigualdade imposta por nossa história política.

E é esta mesma história que nos ensina que não será com intervenções militares na vida civil que isso se dará. Só a vontade popular, expressa em eleições livres, sem perseguições como a sofrida atualmente por Lula, pode trazer de volta a estabilidade que o País precisa para voltar a crescer. A derrota imposta ao governo na discussão da Previdência indica que a vitória popular pode estar na esquina. Lutemos!

Guilherme Sampaio - Vereador PT Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário