quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ato de lançamento de Valter Pomar em Fortaleza

"O PT tem que recuperar a ousadia e ser portador do sentimento de classe contra os desmandos da burguesia e seus governos" Valter Pomar


Aconteceu em Fortaleza no último sábado, 21 de setembro, o Ato Político de Lançamento da chapa da esquerda petista no PED 2013. Estiveram presentes, o historiador e dirigente nacional do PT Valter Pomar e o educador e vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio, candidatos a presidente nacional e estadual respectivamente.

Durante o evento, Valter Pomar defendeu que o PT lute por mudanças estruturais do país, como a reforma política, tributária e a democratização das comunicações.

Sobre isso, citou o caso do deputado federal Cândido Vacarezza, que desobedeceu o PT para fazer o jogo do PMDB, como emblemático do financiamento privado de campanhas cooptando parlamentares da esquerda. Pomar também defendeu a atualização da legislação sobre as concessões dos veículos de comunicação no Brasil para evitar a concentração em corporações empresariais e que os impostos dos ricos financiem prestação de serviços públicos e universais.

Ao abordar o cenário local, Valter discordou de alianças com oligarquias, como no acontece com a família Ferreira Gomes no Ceará, porque isso dificulta ou impede o avanço das políticas progressistas do governo Dilma.

Sobre o PT, o candidato quer que o Partido seja mantido com autofinanciamento de sua militância, para que fique garantida a sua autonomia política. Na sua opinião, quando o PT deixou de fazer o debate sobre projeto nacional, acabou abrindo espaço para a direita e a ultraesquerda. Por isso, "o PT tem que recuperar a ousadia e ser portador do sentimento de classe contra os desmandos da burguesia e seus governos", afirmou. "O PT é a principal referência da classe trabalhadora", continuou Pomar, "e a militância tem que mantê-lo em sintonia com as lutas populares."

O vereador Guilherme Sampaio, na condição de candidato a presidente do PT Ceará, falou da identidade sua e de seu grupo com as ideias defendidas pelo Valter Pomar e a chapa nacional A Esperança É Vermelha. Guilherme ressaltou que "para dialogar com a juventude é preciso que o PT tenha um compromisso sincero com as lutas".

Além do vereador Deodato Ramalho, também estiveram presentes militantes e lideranças identificadas com a Articulação de Esquerda que aprovaram o encontro e se prepararam para a campanha em defesa da chapa nacional A Esperança É Vermelha e da chapa estadual Um Novo Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário