quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Página 13 de agosto de 2014


Esta edição de Página 13 é na sua maior parte dedicada à 14ª Plenária Estatutária da CUT, que aconteceu entre 28 de julho e 1º de agosto em Guarulhos, São Paulo.

Com delegados/as eleitos/as nas plenárias estaduais, os debates foram organizados a partir de dois eixos: a) disputa de hegemonia: democratização do Estado e construção de um novo modelo de desenvolvimento b) atualizar o projeto político-organizativo da CUT e fortalecer a ação sindical.

O texto da direção e as contribuições das tendências ao debate foram encaminhados para discussão nas plenárias de base dos sindicatos e nas plenárias estaduais, onde foram aprovadas mais de 70 emendas para debate na Plenária Nacional.

Participaram das plenárias estaduais delegados e delegadas de 907 sindicatos de um total de 2.724 entidades aptas a participar.

A participação dos grandes sindicatos foi expressiva, o que leva a conclusão que boa parte da base cutista participou dos debates nas plenárias de base. No entanto, o baixo índice de participação da maioria dos sindicatos menores deve motivar uma avaliação acurada, e principalmente uma série de ações para intensificar a participação nas decisões e no debate político da Central.

Afinal, isto significa dizer que mais de 60% dos sindicatos cutistas não debateu questões centrais da conjuntura internacional, nacional, da movimentação das forças políticas, das reformas estruturais, da política industrial, e tão pouco os desafios de ampliação da nossa base de representação, da inclusão de novos segmentos da classe trabalhadora, de como derrotar o corporativismo e tantos outros temas de relevância para armar a classe trabalhadora para os desafios que se colocam para o próximo período.

Baixe o jornal na íntegra: Página13 nº 134 ago 2014


Página 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário