sábado, 29 de outubro de 2016

CUT define plano de lutas


11/11: Dia Nacional de Greve contra a retirada de direitos pelo governo ilegítimo de Michel Temer

A Direção Executiva da CUT, reunida em Brasília no dia 26 de outubro, reavaliou a conjuntura e traçou as linhas de ação para o enfrentamento do governo ilegítimo de Michel Temer, com foco no Dia Nacional de Greve, em 11 de novembro. Diante do novo cenário político e econômico que vem se constituindo no pós-golpe, reafirmou a importância de atualizar sua estratégia de ação para um longo e duro período de luta e de resistência por parte da classe trabalhadora.

Na avaliação da CUT,  para atingir seu objetivo de restauração neoliberal, as forças que apoiaram o golpe não se importam em colocar em risco a democracia brasileira e  desconstruir o Estado de Direito.  Seu  objetivo é destruir o projeto de desenvolvimento com inclusão social desenvolvido nos últimos 14 anos, substituir a  política externa deste período,  altiva e  ativa, por uma política subalterna aos interesses das empresas multinacionais e das potências centrais do sistema capitalista, defensoras, o plano internacional do ideário neoliberal.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Ato unificado contra o golpe e a PEC 241

As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo do Ceará decidiram unificar suas manifestações em um único mesmo Grande Ato político contra a PEC 241. A partir deste entendimento, em Fortaleza ficou definida a concentração na Praça da Gentilândia, no Benfica, a partir das 16h e saída em caminhada por volta das 17h, em direção à Praça do Ferreira, no Centro. Segue abaixo a Nota convocando a mobilização nacional:


Chamado à mobilização contra a PEC 241

As frentes, organizações e coletivos subscrevem este chamado convocam  os lutadores e lutadoras sociais do Brasil para uma jornada de mobilizações contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional - PEC 241 na Câmara dos Deputados, cuja votação em segundo turno, está prevista para os próximos dias.

Esta proposta do governo ilegítimo de Michel Temer busca concretizar o maior de seus ataques, até agora, aos direitos do povo Brasileiro. A PEC 241 quer alterar a Constituição Federal, congelando por 20 anos os gastos do governo federal, incluindo aí o conjunto das políticas públicas. Ou seja, os recursos que hoje já são insuficientes para garantir educação pública, gratuita e de qualidade ou a prestação dos serviços dignos de saúde para a maioria da população brasileira, por exemplo, ficarão estagnados, enquanto a população cresce e as necessidades só aumentam. Por outro lado os recursos para pagamento dos juros criminosos aos banqueiros e especuladores, que já consomem mais de 40% do orçamento da União, permanecerão intocados

Esse tipo de iniciativa só comprova a ilegitimidade de um governo sem voto, que implementa um programa de atraso sem nenhum respaldo popular. A PEC 241 e a Reforma da Previdência são rejeitadas por 80% da população, segundo pesquisa Vox Populi/CUT divulgada nessa semana. Para impor sua vontade contra a do povo, Temer utiliza de todos os artifícios, apoiado pela mídia, para manter uma maioria parlamentar conservadora e fisiológica, insensível às necessidades da população.

Por isso precisamos ir às ruas! As Frentes devem buscar a construção de iniciativas conjuntas de informação, denúncia e demonstração da insatisfação com essas medidas. Nesse sentido saudamos o protagonismo dos estudantes secundaristas e universitários que ocupam centenas de escolas, universidades e institutos federais pelo Brasil em defesa da educação pública gratuita e de qualidade, contra a PEC 241, a autoritária reforma do ensino médio, e a medieval lei da mordaça.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Articulação de Esquerda realiza 3º Congresso


A etapa Estadual do Congresso da Articulação de Esquerda no Ceará será realizada no dia 5 de novembro, em Fortaleza.

O 3º Congresso Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro, em São Paulo, e tem como objetivos:

1. aprovar uma resolução de balanço do período encerrado com o impeachment;

2. aprovar uma resolução sobre a nova estratégia que propomos para o Partido dos Trabalhadores;

3. aprovar uma resolução sobre o papel da Articulação de Esquerda na disputa de rumos do PT;

4. eleger a direção nacional e a comissão de ética nacional da tendência petista Articulação de Esquerda.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

11 de Novembro: Dia Nacional de Greve


CUT conclama todas as suas entidade para uma ampla mobilização para manter os direitos. Nenhum direito a menos

A CUT, que vem debatendo com suas bases a necessidade de construção da greve geral como resposta conjunta da classe trabalhadora aos ataques do governo golpista de Michel Temer aos nossos direitos e conquistas, após consultas e reuniões com outras centrais sindicais e com o setor de transportes feitas a partir da reunião da Executiva Nacional de 26 de setembro, conclama todas suas entidades para a mais ampla mobilização para O DIA NACIONAL DE GREVE EM 11 DE NOVEMBRO.

As medidas já anunciadas pelo governo golpista e as iniciativas recentemente aprovadas ou em curso no Congresso Nacional – como a PEC 241 - apontam numa única direção: retirar direitos da classe trabalhadora, arrochar salários, privatizar empresas e serviços públicos, entregar nossas riquezas à exploração das multinacionais, diminuir drasticamente os investimentos em serviços públicos essenciais, como educação e saúde, e fazer a reforma da previdência.

domingo, 16 de outubro de 2016

Agenda 2017 – 100 anos de Revolução Russa


Em 2017 comemora-se os 100 anos de Revolução Russa, considerado por muitos o maior acontecimento da história da humanidade.

A Revolução Russa foi a primeira grande revolução proletária do mundo. Foi o primeiro acontecimento mundial a mostrar que o capitalismo não é o fim da história, que é possível constituir uma sociedade sem que um grupo humano explore outro, uma sociedade solidária para além de suas fronteiras nacionais.

sábado, 15 de outubro de 2016

Mudar o PT é decisivo para a luta pelo Fora Temer e contra a retirada de direitos


O golpe de Estado no Brasil segue em sua marcha de destruição dos direitos sociais, da soberania nacional e das liberdades democráticas.

Depois da fraude jurídica e política que destituiu a presidenta Dilma Rousseff e a derrota do PT e da esquerda nas eleições municipais, o governo ilegítimo e usurpador de Michel Temer começa a pagar a conta do golpe de 2016.

Nos últimos dias, o governo golpista retribuiu o apoio do imperialismo e do grande capital internacional ao abrir a exploração das ricas jazidas do pré-sal às multinacionais do petróleo. Com a PEC 241, dirige um retrocesso sem precedentes nos direitos sociais e na Constituição ao impor um congelamento por vinte anos nos gastos públicos com a saúde, educação, assistência social, previdência e demais políticas e serviços públicos.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

4ª Conferência Nacional de Mulheres da AE


No dia 15 de novembro de 2016,ao término do 3º Congresso da AE, convocado para os dias 12 a 15 de novembro, a tendência petista Articulação de Esquerda realizará sua 4ª Conferência Nacional de Mulheres.

Para contribuir com os debates, o site Página 13 lança a Tribuna de Debates da conferência, onde serão publicados projetos de resolução e textos para discussão, que devem ser enviados para o endereço conferenciamulheresae@gmail.com. Para apresentar projetos de resolução é necessário a assinatura de no mínimo três militantes em dia e para apresentar textos para debate é necessária a assinatura de no mínimo uma militante em dia. Todos os projetos de resolução e textos serão publicados obedecendo a ordem de chegada.

Acompanhe a publicação dos textos clicando no link: Tribuna de Debates.