quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Juventude: O amanhã vai ser maior!

Resolução aprovada pela Coordenação Nacional da Juventude da Articulação de Esquerda (trecho)

No final de 2011, participamos do 2º Congresso Nacional da Juventude do PT e da Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. Iniciamos o ano de 2012 na 8º Jornada de Formação Política, em Esteio (RS), com um curso específico de juventude. Marcamos presença no Fórum Social Temático em Porto Alegre e região metropolitana, onde trabalhamos a temática “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental” e realizamos atividades para apresentar nossa concepção de Universidade e Educação.

Realizamos uma grande plenária no Acampamento Intercontinental de Juventude. A juventude do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) também protagonizou um ato e um conjunto de atividades no FST.

O mês de janeiro também foi marcado pelos Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIVs). O VER-SUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde) também está sendo retomado neste ano em alguns municípios.

Nossa militância também participa ativamente das lutas contra os abusivos aumentos de tarifas do transporte coletivo em diversas cidades brasileiras.

No mês de fevereiro realizamos a segunda etapa do Congresso Nacional da AE e a Conferência Nacional de Juventude da AE, que contou com a presença de jovens de 17 estados. Depois de fazer um balanço de nossa atuação, discutimos nossos desafios político-organizativos em diversas frentes de atuação.

Em relação às políticas públicas de juventude, verificou-se a necessidade de capilarizar nossas formulações e subsidiar nossas candidaturas em 2012 com diretrizes de programa para a juventude.

Deveremos articular a militância nas cidades com as coordenações estaduais e nacional da JAE, mapear nossas candidaturas jovens e construir uma rede de colaboração para fortalecê-las.

Para qualificar a intervenção de nossos jovens militantes e aprofundar nossa formulação sobre juventude, será realizado ainda neste semestre de 2012 um curso de formação voltado para jovens militantes de movimentos sociais, candidatos/as e coordenações de campanha.

No movimento estudantil, o principal desafio é desenvolver um intenso trabalho debase, tarefa para a qual será distribuída uma cartilha sobre o tema a ser utilizada nas escolas e universidades.

Finalmente, foram convocadas as conferências estaduais e uma etapa devolutiva nacional ainda para o primeiro semestre de 2012. Entre outras pautas, debateremos nossa intervenção na frente de massas, garantindo presença organizada entre os jovens sindicalistas, do movimento popular urbano, negros e negras, mulheres, LGBT etc.

Fonte: Jornal Página13 – Edição 106 – Março/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário