sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Inauguração do Hospital da Mulher

Foto: Mario Sabino

O Hospital da Mulher de Fortaleza será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira (17), a partir das 9h. A solenidade terá a presença da prefeita Luizianne Lins e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A unidade de saúde possui mais de 26 mil metros quadrados e é destinada exclusivamente ao atendimento feminino.

Na quarta-feira (15), a prefeita Luizianne Lins pousou no local a bordo do helicóptero Esquilo B4, inaugurando oficialmente o heliponto do hospital, o primeiro em operação na rede pública municipal. Durante entrevista coletiva logo após a aterrisagem, Luizianne frisou a importância do heliponto para uma unidade hospitalar de atendimento terciário, que é o perfil do Hospital da Mulher. “Isso vai facilitar muito a vida das mulheres que vão ter que se deslocar para cá em situação de emergência”. O heliponto tem 400 metros quadrados, conta com iluminação para uso noturno e está localizado no entorno norte do hospital, com equipamentos e em condições ideais para pouso e decolagem de aeronaves de até quatro toneladas.

O Hospital da Mulher de Fortaleza entrou em funcionamento no dia 2 de julho com as consultas especializadas. No dia 22 de julho tiveram início as internações para os leitos de retaguarda do Instituto José Frota (IJF) – 40 leitos destinados à transferência de pacientes internadas no maior hospital de urgência e emergência do Ceará. Em pouco mais de um mês, já foram realizados cerca de 3.000 procedimentos e mais de 1.700 consultas. Os atendimentos ambulatoriais ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 17h, em cinco especialidades médicas: ginecologia, traumatologia, endocrinologia, mastologia e hebiatria (adolescentes). Quando a unidade estiver em pleno funcionamento, as mulheres de Fortaleza terão acesso a 16 especialidades e a 184 leitos de internação.

No último domingo (12) as primeiras gestantes deram à luz no Hospital da Mulher. Maria Heloísa Lemos de Sousa, filha de Antonia Elisane Lemos, nasceu às 16h55, pesando 2.530kg e medindo 47cm. Adryanne Alves Paixão, filha de Adriana Alves Paixão, veio ao mundo às 18h15, com 2.700kg e 51cm.

As gestantes foram transferidas do Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana para o Hospital da Mulher. Mesmo sendo da Região Metropolitana, ou seja, não residindo em Fortaleza, elas foram atendidas na rede municipal de saúde depois de encaminhadas pela Central de Regulação de Internações. As duas mulheres tiveram um parto natural assistido por uma equipe de duas obstetras, dois neonatologistas, enfermeiros e auxiliares de Enfermagem.

O Hospital

Localizado em um terreno de 70.746,32 metros quadrados, com área total construída de 26.465 metros quadrados o Hospital da Mulher está dividido em quatro blocos. No primeiro funcionam a administração, consultórios, pronto-atendimento, centro de parto normal, Centro Cirúrgico, Centro de Imagens, laboratório de Análises, um Centro de Terapias Integrativas e Complementares e um Centro de Referência em Saúde para mulheres em situação de violência doméstica e sexual.

Nos demais blocos funcionam as enfermarias, farmácia, serviços de nutrição, almoxarifado, necrotério, além das salas de oficina e manutenção. O hospital como um todo tem 184 leitos (incluindo 10 leitos de UTI Neo-natal, 16 leitos de UTI Neo-natal médio-risco e 10 leitos de UTI Adulto).


Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário