quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Guilherme Sampaio presidente do PT-CE

POR UM NOVO TEMPO NO PT

AE apoia Guilherme presidente PT-CE
Texto de apresentação da Candidatura de Guilherme Sampaio a Presidência Estadual do Partido dos Trabalhadores

Caros companheiros,

Ao longo dos últimos meses, especialmente após os resultados eleitorais de 2012, dediquei-me a uma intensa e proveitosa discussão sobre os rumos do projeto dos trabalhadores no Ceará, junto a companheiros de diferentes tendências e grupos.

O saldo desse debate nos permite afirmar a vitalidade e a força do PT, atestadas não só pelo expressivo resultado eleitoral de Fortaleza e pela conquista de trinta Prefeituras em todo o estado, mas pela incansável disposição de milhares de militantes, organizados ou não, de se dedicarem a construção de um projeto que efetivamente sintetize os anseios da classe trabalhadora no Ceará: um governo democrático, popular, comprometido com passos concretos na construção de uma sociedade justa, livre e solidária.

Os bons ventos de junho, aquecidos pela presença do povo nas ruas, em especial as juventudes), nos remetem, mais uma vez, a esse objetivo estratégico. O significado e a intensidade das manifestações em todo o Brasil, e, particularmente, aqui no Ceará, nos conduzem a uma  avaliação desse primeiro  ciclo de mudanças iniciadas com os Governos Lula e Dilma, da condução e táticas partidárias que adotamos até aqui, e, sobretudo, ao aprofundamento das reformas que lideramos por um novo tempo na política.

O exercício desse diálogo se compõe com uma compreensão política amadurecida ao longo de meus 2 mandatos como Vereador de Fortaleza, de vários anos de militância nos movimentos da Educação, da Cultura, dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente, e do exercício de funções que me permitiram enxergar por diferentes perspectivas nossa construção política, quer seja como educador e militante de movimentos sociais, como líder do nosso Governo em Fortaleza durante o primeiro mandato de Luizianne, como líder de nossa bancada no segundo, e, agora, como líder da Oposição na Câmara. Essa caminhada, o aprendizado e convívio com a experiência e luta de tantos valorosos companheiros, assumem hoje a forma de um profundo e amoroso compromisso com a construção partidária, com a minha condição de militante do Partido dos Trabalhadores, e, agora, como representante de um conjunto expressivo de forças internas, na condição de candidato a Presidente Estadual do PT.

Quero ser Presidente do PT para ajudar a conduzir o Partido no fortalecimento de sua tradição democrática, na reaproximação com as juventudes, na valorização de nossos laços e compromissos com os movimentos sociais, no empoderamento de nossos núcleos de base e setoriais, no apoio aos nossos diretórios municipais e na qualificação de nossa intervenção política, através do investimento na formação e no diálogo com a academia, da ampliação do debate e da participação de nossa militância na Direção Partidária. Quero ser Presidente do PT para, ao lado dos companheiros de diferentes correntes,  conduzi-lo a um novo tempo em nossa construção política no Ceará. Um tempo de protagonismo e de reafirmação de nossa identidade. Um tempo de liderança e não submissão a projetos que não nos representam ou alianças que nos desfiguram. Um tempo de reafirmação e renovação de nosso projeto, que se constituiu para romper com o autoritarismo, com as velhas oligarquias, com a velha política. Entendo que é isso que o Ceará espera do PT.

O que nos anima para essa tarefa é a construção de nossa candidatura, programa e campanha de forma compartilhada com os companheiros da Articulação de Esquerda, da Articulação Unidade na Luta, da Casa Vermelha, da Democracia Socialista, do Movimento Optei e do Núcleo Américo Barreira. Temos todos a compreensão da centralidade da reeleição da companheira Dilma Roussef para a continuidade da revolução democrática que lideramos no Brasil. Estaremos juntos na construção de uma tática partidária que propicie um ambiente amplo, forte e popular para reelegermos a presidente Dilma.

É nesse sentido que coloco meu nome à disposição para a honrosa tarefa de dirigir o partido, na perspectiva de um novo tempo. Espero encontrá-los por todo o Ceará, discutindo, criticando, formulando, refletindo juntos, construindo o PT, no bem-vindo exercício do debate democrático proporcionado pelo Processo de Eleições Diretas-PED. Viva o PT!

Um grande abraço,

Guilherme Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário