domingo, 30 de junho de 2013

Um novo tempo, apesar dos perigos

Resolução da DNAE
em 30/6/2013

1. As grandes mobilizações ocorridas no Brasil, desde 13 de junho de 2013, constituem motivo de comemoração e otimismo. O país, nosso governo e nosso Partido necessitavam deste chacoalhão, que abre a possibilidade de avançarmos, e avançarmos mais rápido, no processo de reformas sociais e políticas. Mas para isto é preciso fazer uma detida reflexão sobre os acontecimentos, para a qual apresentamos a contribuição a seguir.

2. Os acontecimentos das últimas semanas não constituem um raio em céu azul, ao menos para os que vinham acompanhando a mudança nas condições do país, desde o início do governo Dilma.  Vários setores do Partido, inclusive a Articulação de Esquerda, já apontavam para os limites de nossa estratégia, as contradições crescentes de nossa política, as mudanças sociológicas e geracionais do país, a alteração na postura do grande capital, a ofensiva ideológica e política da direita partidária e midiática, o distanciamento das bases sociais e eleitorais e, principalmente, para o fato de que a política econômica vem provocando um atendimento limitado às necessidades e demandas das massas populares. Não apenas a AE e setores da esquerda petista, mas o próprio Diretório Nacional do PT já apontara, na convocatória do V Congresso do Partido, a necessidade de reformas estruturais mais profundas no país, inclusive no âmbito da comunicação, educação e cultura. Mas mesmo quando esta crítica comparecia nos discursos, não era a interpretação nem a postura predominantes na prática. Nesse sentido, é necessário e pedagógico recordar alguns fatos, ocorridos antes de 13 de junho de 2013.

sábado, 29 de junho de 2013

Contextualização sobre as manifestações no Brasil

Valter Pomar, secretário executivo do Foro de São Paulo e dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), faz uma contextualização sobre as manifestações populares no Brasil, além de apresentar o posicionamento e as ações do PT  e do Governo da presidenta Dilma diante desse cenário.



Segundo Valter Pomar, os meios de comunicação propagam uma versão mentirosa, que atribui mobilizações a falta de mudanças. Ele afirma que, diferentemente de outros países, os avanços do governo petista altera a pauta. As manifestações brasileiras querem serviços públicos universais de qualidade e mudanças no sistema político do Brasil. Para ele, o PT reconhece a legitimidade das manifestações e também quer avanços ainda maiores no Brasil. O PT quer a reforma política com financiamento público exclusivo e proporcionalidade real no parlamento. Por isso, na sua opinião, as mobilizações coincidem com propósitos do PT e da esquerda e podem servir para aprofundar mudanças democráticas e populares no Brasil.

Foro de São Paulo

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Plebiscito é a saída democrática para a crise


“Num movimento de audácia, a presidente Dilma foi à raiz do problema que sacode o país: o apodrecimento das velhas instituições; ao contrário de alguns petistas e intelectuais de esquerda, que viram no levante uma conspiração reacionária, Dilma compreendeu e ensinou que as ruas tinham aberto caminho para um tremendo salto adiante”

Por Breno Altman*

O discurso da presidente Dilma Rousseff, anunciando a proposta de consulta popular para reformar o sistema político, foi um tiro de canhão contra estratégias que visam jogar a vontade das ruas contra o governo federal e desestabilizá-lo. 

A chefe de Estado, em um movimento de audácia, foi à raiz do problema que sacode o país: o apodrecimento das velhas instituições. Há dez anos implementando importantes mudanças sem romper com ordem herdada da transição conservadora à democracia, o governo liderado pelo PT finalmente entendeu que esse ciclo está esgotado.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Significado e perspectivas das mobilizações

Para João Pedro Stedile, a juventude mobilizada, por sua origem de classe
não tem consciência de que está participando de uma luta ideológica.
Assim, estão sendo disputados pelas ideias da direita e da esquerda

Por Nilton Viana

“É hora do governo aliar-se ao povo ou pagará a fatura no futuro”. Essa é uma das avaliações de João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST sobre as mobilizações em todo o país.  Segundo ele, há uma crise urbana instalada nas cidades brasileiras, provocada por essa etapa do capitalismo financeiro. “As pessoas estão vivendo um inferno nas grandes cidades, perdendo três, quatro horas por dia no trânsito, quando poderiam estar com a família, estudando ou tendo atividades culturais”, afirma.  Para o dirigente do MST, as redução da tarifa interessava muito a todo o povo e esse foi o acerto do Movimento Passe Livre, que soube convocar mobilizações em nome dos interesses do povo.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Dilma anuncia mais R$ 50 bilhões para obras de mobilidade urbana



Brasília - A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (24) que o governo vai disponibilizar mais R$50 bilhões para investimentos em obras de mobilidade urbana. O anúncio é uma resposta à onda de manifestações que ocorrem no país há mais de uma semana e que teve origem na reivindicação do Movimento Passe Livre pela redução da tarifa de ônibus em São Paulo.

sábado, 22 de junho de 2013

Artigo: A direita também disputa ruas e urnas


Por Valter Pomar

Quem militou ou estudou os acontecimentos anteriores ao golpe de 1964 sabe muito bem que a direita é capaz de combinar todas as formas de luta. Conhece, também, a diferença entre “organizações sociais” e “movimentos sociais”, sendo que os movimentos muitas vezes podem ser explosivos e espontâneos.

Já a geração que cresceu com o Partido dos Trabalhadores acostumou-se a outra situação. Nos anos 1980 e 1990, a esquerda ganhava nas ruas, enquanto a direita vencia nas urnas. E a partir de 2002, a esquerda passou a ganhar nas urnas, chegando muitas vezes a deixar as ruas para a oposição de esquerda.

A direita, no dizer de alguns, estaria “sem programa”, “sem rumo”, controlando “apenas” o PIG, que já não seria mais capaz de controlar a “opinião pública”, apenas a “opinião publicada”.

Era como se tivéssemos todo o tempo do mundo para resolver os problemas que vinham se acumulando: alterações geracionais e sociológicas, crescimento do conservadorismo ideológico, crescente perda de vínculos entre a esquerda e as massas, ampliação do descontentamento com ações (e com falta de ações) por parte dos nossos governos, decaimento do PT à vala comum dos partidos tradicionais etc.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Seminário Mulheres e Feminismo


Com o objetivo de conhecer e discutir a organização e a luta feminista no país e no mundo, o mandato do vereador Deodato Ramalho (PT), promove o Seminário Mulheres e Feminismo. A atividade inicia na sexta-feira (21), e se encerra no sábado (22), conforme a programação ao final abaixo.

Entre as facilitadoras do seminário estão: Aila Marques, representando a Secretaria de Mulheres do PT Fortaleza e Valéria Mendonça, Coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará eSegunda Vice-Presidenta da Federação Brasileira de Entidades Filantrópica de Apoio à Saúde da Mama.

domingo, 16 de junho de 2013

Que as manifestações não sejam passageiras


Diante das mobilizações contra os aumentos e pela reversão das tarifas do transporte coletivo em diversas cidades do país, a Direção Nacional da Articulação de Esquerda, tendência interna do Partido dos Trabalhadores, manifesta seu repúdio à repressão: a questão social não é caso de polícia e, portanto, não deve ser tratada dessa maneira. O direito à livre manifestação foi conquistado duramente e não podemos permitir que seja ameaçado.

A ação truculenta da PM-SP já virou rotina em toda e qualquer manifestação popular, o que reforça a necessidade de rever o modelo de polícia militarizada vigente no país e demonstra o autoritarismo do governo estadual e seu desprezo pelas demandas populares. Atos isolados de provocadores inconsequentes não podem servir de pretexto para a ação violenta dos órgãos de repressão, especialmente da Polícia Militar do estado de São Paulo, sob comando do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

sexta-feira, 14 de junho de 2013

PT e Foro de São Paulo participam da XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba


Secretário executivo do FSP, Valter Pomar, fala sobre o evento, eleições presidenciais em Honduras e El Salvador e outros temas da pauta internacional

O secretário executivo do Foro de São Paulo e dirigente do PT, Valter Pomar, participa na próxima sexta-feira (14) da Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba que ocorrerá na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Pomar também representará a direção nacional do Partido dos Trabalhadores nessa XXI Convenção Nacional, um movimento criado no Brasil para fazer a defesa da ilha que até hoje é vítima de bloqueio e agressão por parte dos Estados Unidos.

O dirigente também falou ao Portal do PT sobre a situação política atual em Honduras e El Salvador que terão eleições presidenciais. Segundo ele, a centro-esquerda hondurenha tem chances reais de vencer a disputa, enquanto em El Salvador a FMLN que governa o país lidera as pesquisas de opinião.

O secretário executivo abordou também as posições do Foro de São Paulo com relação aos cenários de crise financeira e política na Europa e o conflito bélico na Síria.

Leia abaixo a íntegra da entrevista:

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Conselho de Ética arquiva pedido de cassação do deputado federal Eudes Xavier (PT-CE)


O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu, por unanimidade, durante reunião na tarde desta quarta-feira (12.06), arquivar a Representação apresentada pelo PSB, que  pedia a cassação do mandato do deputado federal Eudes Xavier (PT-CE),  após as denúncia do petista cearense sobre uma suposta espionagem no Ceará sob o comando dos  irmãos Ciro e Cid Ferreira Gomes. Por 13 votos a zero, os deputados acolheram o parecer do deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), relator da Representação.  Em sua justificativa, José Carlos Araújo, deixa claro que “em nenhum momento, o deputado Eudes Xavier abusou das suas prerrogativas constitucionais de parlamentar“.

“Considerando que não há na Representação quaisquer elementos probatórios ou indiciatórios de que o Representado tenha abusado efetivamente das prerrogativas constitucionais asseguradas aos membros do Parlamento, votamos pelo NÃO ACOLHIMENTO DA REPRESENTAÇÃO nº 19, de 2013 e, portanto, pela sua improcedência por AUSÊNCIA DE JUSTA CAUSA, sugerindo o seu arquivamento, após o encaminhamento à Mesa Diretora, para as providências de sua alçada, nos termos do inciso III, do art. 14 do Código de Ética e Decoro Parlamentar. É o que penso. É o meu Voto”, justifica o relator José Carlos Araújo.


Eudes Xavier

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Audiência discute trabalho à distância


Nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, será discutida, em audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza, a realização do chamado teletrabalho, ou trabalho em casa. A proposição é do vereador Deodato Ramalho (PT) e visa debater todas as implicações geradas por essa modalidade. Estão convidadas a participarem da audiência, empresas e instituições que ja praticam a experiência de liberarem parte de seus funcionários para realizarem suas atividades laborais fora do ambiente físico da repartição ou escritório.

Deodato explica que o trabalho em domicílio pode ser realizado principalmente nas atividades que não necessitem de interação coletiva para execução. “Com o desenvolvimento das facilidades tecnológicas de comunicação e virtualização de processos, os trabalhos intelectuais, por exemplo, podem ser realizados das residências. O monitoramento da efetividade do serviço é feito pelo desempenho de produtividade de cada trabalhador(a)”, afirma.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Valter Pomar cumpre agenda política no CE

Emir Sader e Valter Pomar no WebFor
Foto: Ronaldo Simões
Nos dias 24 e 25 de maio esteve em visita ao Ceará o membro do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Valter Pomar, com o objetivo de participar de plenárias com filiados(as) na capital e no interior.

Na ocasião, Pomar concedeu entrevistas à veículos da imprensa, em que analisou o cenário político nacional e local, considerando a possível candidatura presidencial de Eduardo Campos (PSB-PE), na disputa da sucessão da presidenta Dilma (PT) em 2014. Ele considera que o PT deve buscar identidade própria diante da oligarquia dos Gomes, atualmente alojada no PSB no estado.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

PED: Plenárias do PT em Fortaleza


Fique por dentro do calendário e participe de plenárias de filiados(as) do PT em Fortaleza, marcadas no mês de junho (sujeitas à confirmação):

1/6, sábado, 16h - Granja Portugal
6/6, quinta-feira, 18h - João XXIII
8/6, sábado, 15h - Centro Comunitário Êxodo / Alameda Jaime Augusto, ao lado da Igreja - Jardim Petrópolis
8/6, sábado, 17h - Av. Mozart Pinheiro de Lucena, 1.000 - Conj. Nova Assunção
9/6, domingo, ? - Padre Andrade
12/6, quarta-feira, 18h - Rua Inácio Romão, 338 (esq. R. Graco Cardoso) - Autran Nunes
15/6, sábado, 15h - Conj. Palmeiras
15/6, sábado, 16h - Canindezinho
15/6, sábado, 18h - Rua Major Assis, 1128 - Jardim Guanabara
18/6, terça-feira, ? - Granja Lisboa
20/6, quinta-feira, 18h - Granja Lisboa


PT Fortaleza

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Outro modelo é possível

“O objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, capazes de cumprirem seu papel socioambiental de forma adequada, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resilientes, isto é, mais resistentes e capazes de superar crises externas, tanto econômicas quanto ecológicas, torna imperiosa a capacidade de mobilização social para interferir num planejamento urbano de longo prazo, para construção de políticas sustentáveis efetivas e democráticas com participação popular”


Crise urbana, crise ambiental e cidades sustentáveis - Trecho de Resolução “Nossa política para as cidades”, da 2ª etapa do 1º Congresso Nacional da AE


Por Rafael Tomyama*

Mais um 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Mais um ano se passa em que a data será lembrada e rapidamente esquecida. E nos cabe questionar afinal: em que o Brasil tem avançado no fundamental nas políticas ambientais?

sábado, 1 de junho de 2013

Valter Pomar convida para a reunião do Foro de São Paulo, que vai acontecer em breve no Brasil

"De 31 de julho a 4 de agosto de 2013 vai ocorrer no Brasil o XIX Encontro do Foro de São Paulo. Será uma oportunidade para a militância petista e dos demais partidos de esquerda do Brasil e os partidos de esquerda e progressistas da América Latina se encontrem para debater a situação mundial, regional e o seu plano de ação para o período..." Assista: