quarta-feira, 26 de março de 2014

Tese ao Encontro de Tática Eleitoral do PT-CE

O Encontro PT Ceará que define a tática eleitoral no estado está marcado para o dia 29 de março, próximo sábado, com a previsão de 400 delegados/as. A Articulação de Esquerda e a Casa Vermelha, forças políticas interna do PT, estão apresentando uma tese para discussão no evento defendendo a mudança de rumo na política de alianças no âmbito estadual. A tese propõe uma candidatura própria e autônoma do PT, não submetida à oligarquia dos Ferreira Gomes no Ceará:


CANDIDATURA PRÓPRIA PARA REELEGER DILMA E FORTALECER O PT

Neste ano de 2014 o golpe militar no Brasil completa 50 anos. A ditadura militar é a principal responsável pelos entraves de nossa democracia, pelo enterro de vontades e ideais que foram juntos com aqueles que pagaram com a saúde ou com a própria vida pelos seus papeis de vanguarda na luta pela igualdade, ainda hoje distante de ser alcançada em nosso país. Neste período, com 34 anos de percursos materializados nas lutas dos trabalhadores e ações de nossos governos, o PT se constituiu e é o imprescindível ator responsável pelos avanços na área social registrados no processo de desenvolvimento nacional nos últimos anos. Tais avanços, imprimidos desde o primeiro governo de Lula, resultaram na redução em curso das desigualdades antes aguçadas e sofisticadas pelos interesses dominantes abraçados pela ditadura.

É exatamente neste ano que defendemos que o segundo mandato da Presidenta Dilma Rousseff seja um mandato politicamente superior ao atual. E é exatamente movidos por esta defesa, que trabalharemos para vencer as eleições de 2014, abrigadas principalmente em um processo de fortalecimento do nosso Partido dos Trabalhadores através do resgate de seus princípios para a busca do bem estar social de nosso povo.

Neste contexto, em nível estadual, como parte indissociável da totalidade, necessitamos de uma urgente e imprescindível discussão e revisão sobre o papel e conseqüências de nossas alianças e sobre suas funções para o projeto de fortalecimento do Partido. Consideramos que o PT, não deve se colocar como apoiador coadjuvante, com o risco que corre atualmente de submeter seu capital político a valores e interesses que não encontram abrigo em seu programa, que o descaracterizam, além de se descredenciar para liderar o previsto pelos princípios que regem sua existência: um projeto democrático e socialista. A sociedade local clama por uma voz que seria traduzida no PT através de seus conceitos mais sólidos. Não podemos então renunciar a essa tarefa.

Pelo fortalecimento do PT, pela reafirmação de seu programa democrático e socialista, pela consolidação, ampliação e arejamento de nossas relações com os movimentos sociais com os quais nos confundimos, pela garantia do avanço do processo de desenvolvimento com redução das desigualdades, nós, abaixo assinados, defendemos aqui a reeleição da Presidenta Dilma, vitória que também deve criar condições para um mandato superior ao atual e a candidatura do Partido dos Trabalhadores ao Governo do nosso Estado.

terça-feira, 25 de março de 2014

Fórum no Ceará: Ideias para o Brasil

Fortaleza recebe Fórum Regional FPA “Ideias para o Brasil”

Para analisar o Brasil, as mudanças em curso e os avanços necessários para a superação dos nossos problemas estruturais, a Fundação Perseu Abramo (FPA), realizou em novembro e dezembro de 2013, em São Paulo, o Fórum FPA Ideias para o Brasil. O evento reuniu intelectuais, estudantes, a militância petista de todo o país, dirigentes partidários e dos movimentos sociais, parlamentares e representantes do governo federal, de governos estaduais e prefeituras.

Agora em 2014 a FPA levará o Fórum Ideias para o Brasil para as diversas regiões do país, e a cidade de Fortaleza é a primeira a receber o "Fórum Regional FPA", que será realizado de 3 e 5 de abril na capital cearense, com o objetivo de reunir, além do público de todo o Ceará, também interessados dos estados do Maranhão e Piauí.

sexta-feira, 21 de março de 2014

13ª Jornada Nacional vai ser no Ceará!


Julho, em Maranguape: 13ª Jornada Nacional de Formação Política da AE

Por Licio Lobo*

Passada a Copa do Mundo, entrando já na fase decisiva do processo eleitoral que teremos em 2014, a militância da AE vai aproveitar a última semana de julho para recarregar as baterias com muito estudo, reflexão e debate sobre os temas atuais da conjuntura e dos processos históricos mais profundos que nos trouxeram até aqui.

Aberta à toda militância petista interessada, a 13ª Jornada Nacional de Formação Política da AE terá lugar no município de Maranguape, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, no período compreendido entre 27 de julho a 3 de agosto de 2014.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Presidenta Dilma mais uma vez no Ceará

Dilma entrega obras do 'Água para Todos' e máquinas, no Ceará

Serão duas motoniveladoras, 41 caminhões-caçamba, 59 caminhões-pipa e 70 pás carregadeiras, investimento de R$ 50 milhões, no total

Cumprindo agenda no Ceará, a presidenta Dilma Rousseff participa nesta quarta-feira (19) da entrega de maquinário agrícola e da inauguração de obras de infraestrutura hídrica. Em Fortaleza, prefeitos de 141 municípios vão receber equipamentos e veículos que visam a melhorar a qualidade das estradas locais. Ainda na capital, o trecho 5 do Eixão das Águas será inaugurado com o objetivo de complementar a oferta de água no estado. Em Sobral, Dilma participa de cerimônia do Programa Água para Todos.

terça-feira, 18 de março de 2014

Pontos de Cultura no Ceará


3º Fórum Cearense dos Pontos de Cultura: dias 21 e 22 de março, em Fortaleza

É tempo de colorir Fortaleza. Dias 21 e 22 de março, o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe o 3º Fórum Cearense dos Pontos de Cultura, com o tema “Direitos Culturais por uma cultura de direitos”. O Fórum - que estava previsto para acontecer em janeiro deste ano, mas foi adiado com o intuito de mobilizar um número maior de participantes – será um momento fundamental para a rearticulação dos Pontos, que há quatro anos não se reúnem em um encontro assim.

Os Pontos de Cultura são uma ação prioritária do Programa Cultura Viva, criado em 2004, que consiste no estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da consecução de convênios celebrados após a realização de chamada pública. No Ceará, três chamadas já foram realizadas, por meio de editais públicos, tendo sido o primeiro realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), quando 40 Pontos de Cultura foram conveniados, e os demais pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), quando mais 200 Pontos foram conveniados.

sábado, 15 de março de 2014

PT Fortaleza defende a Praça Portugal


Nota da Executiva Municipal do PT de Fortaleza sobre intervenções na Praça Portugal

A Executiva Municipal de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores (PT), diante dos anúncios realizados pela Prefeitura de Fortaleza sobre intervenções que pretende realizar na Praça Portugal e rotatória que a circunda, torna público o que segue:

1. O PT é consciente das dificuldades em relação a mobilidade urbana em Fortaleza, vide os esforços que realizou com a execução do TRANSFOR na gestão da Prefeita Luizianne Lins, mas acredita que elas somente podem ser superadas mediante um planejamento urbanístico responsável que envolva técnicos competentes das mais diversas áreas, inclusive relacionadas a sociabilidade e história de nossa cidade e não somente com a opinião de tecnocratas;

2. Não é aceitável que se realizem intervenções públicas à revelia da lei, e a Prefeitura de Fortaleza afronta de forma desrespeitosa a Lei Orgânica municipal, que preza expressamente pela manutenção da praças públicas e, somente em casos especiais, deve ser enviado pedido de autorização à Câmara Municipal; 

3. A praça Portugal sempre foi espaço de sociabilidade de jovens de várias estratificações sociais, além de ser ponto de encontro de pessoas que pretendem manifestar-se. Logo, o seu fim seria uma violência contra a democracia em nossa cidade;

sexta-feira, 14 de março de 2014

MAB faz mobilização nacional

Dia Internacional de Luta Contra as Barragens,
pelos Rios, pela Água e pela Vida! 


Confira também a versão em Espanhol

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) convoca e anima todas as entidades, organizações, pastorais, redes, ativistas e movimentos sociais a se somarem nas mobilizações que marcarão o Dia Internacional de Luta Contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida, na jornada do dia 14 de março de 2014.

Mesmo neste momento de crise do atual sistema, o capital continua se apropriando dos recursos naturais e do trabalho dos trabalhadores através do setor elétrico. Na verdade, a energia se tornou um elemento central na lógica da retomada da produção e apropriação capitalista. Atualmente, toda a cadeia produtiva da energia (construção de hidrelétricas, geração, transmissão e distribuição) se transformou em fonte de elevada lucratividade e de intensa disputa.

As corporações internacionais estão se utilizando de forma cada vez mais recorrente de recursos públicos, colocando o estado a seu serviço. Com isso, a nova forma de privatização, via parcerias público-privadas, está assaltando nossos recursos naturais de base produtiva abundante.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Nota da Secretaria de Meio Ambiente do PT-CE


NOTA DO SETORIAL DE MEIO AMBIENTE
CONTRA AGRESSÕES AMBIENTAIS DA PREFEITURA DE FORTALEZA

O Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores do Ceará (SMAD- PT CE) repudia as ações de derrubada de mais de aproximadamente 300 árvores nas Avenidas D. São Luis e Santos Dumont, bem como, a destruição da área histórica, a Praça Portugal, promovidas pelo prefeito Roberto Cláudio, do PROS.

Repudiamos também o fato de que a atual gestão valorize mais os carros do que as áreas verdes e o patrimônio histórico de nossa cidade. A insensibilidade refere ao trato que essa prefeitura vem tendo em respeito aos cuidados com o meio ambiente quando tem praticado estragos sistemáticos com derrubadas de árvores sem nenhum compromisso socioambiental na sua preservação. Sabemos que a colocação de mais semáforos na via não melhorará em nada o trânsito na região, pois não facilitará o fluxo de carros, tornando a via ainda congestionada.

Repudiamos também ausência de diálogo e de uma gestão democrática e participativa em que a população tenha voz e vez nas decisões de mobilidade urbana, em Fortaleza. O projeto a ser executado não foi debatido pelas entidades, ONGs e a Sociedade em geral, desrespeitando o Estatuto das Cidades e a Lei Orgânica do Município.

Lembramos que na gestão do PT da Prefeita Luizianne Lins nenhuma árvore foi derrubada para a implantação das faixas preferenciais para ônibus na Bezerra de Menezes, bem como na Avenida Duque de Caxias e Imperador. Acreditamos que é possível melhorar a mobilidade urbana com soluções alternativas que não impactem o meio ambiente e destruam o nosso patrimônio histórico!

Isso posto, exigimos dessa gestão, diante a essas sérias questões diálogo, participação e respeito ao processo democrático de direito conquistado com muita luta pelo nosso povo. Pois, precisamos de espaço com voz e vez sobre todas as decisões que represente intervenção na nossa Fortaleza, inclusive as de mobilidade urbana.

NÃO À DESTRUIÇÃO DA PRAÇA PORTUGAL E AS AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE! ROBERTO CLÁUDIO INIMIGO DA NATUREZA!

domingo, 9 de março de 2014

Saiu o Página 13 de março


Tempos bicudos

Editorial do Página 13 de Março de 2014

Esta edição de Página 13 concentra-se em dois grandes temas: os 50 anos do golpe que deu origem à ditadura militar (1964-1985) e a comemoração do 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Por este motivo, deixamos de tratar da situação internacional, especificamente da Ucrânia e da Venezuela. Faremos isto na próxima edição de Página 13, no mês de abril, incluindo não apenas os casos citados, mas também um balanço das eleições em El Salvador.

Por enquanto, nos limitamos a: 1) reafirmar nosso apoio ao presidente Nicolas Maduro, ao governo da República Bolivariana da Venezuela e aos partidos do Grande Pólo Patriótico, com destaque para o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV); 2) denunciar a escandalosa aliança entre os Estados Unidos e governos da União Européia, com os neonazistas atuantes na Ucrânia; 3) constatar que mais uma vez se confirma que a situação internacional é de profunda instabilidade, marcada por cada vez mais conflitos, inclusive militares, tendência que deve ser levada em devida conta nas análises da conjuntura latinoamericana e brasileira.

Passado o Carnaval, a luta política no país vai se acentuar, tendo como centro tático as eleições presidenciais de 2014. O Partido dos Trabalhadores tem como objetivo eleger a presidenta Dilma Rousseff para um segundo mandato presidencial. E queremos vencer criando as condições para um segundo mandato superior ao atual.

sábado, 8 de março de 2014

Pelo apoio às companheiras candidatas


A direção nacional da Articulação de Esquerda apresentará, na próxima reunião do Diretório Nacional do PT, proposta com o seguinte teor:

1. Que o Diretório Nacional do PT, bem como as direções estaduais, darão tratamento especial para as candidatas a deputada federal e a deputada estadual nas eleições de 2014.

sexta-feira, 7 de março de 2014

PT-CE: A “periferia” quer coerência e ousadia

“Quando nada é certo, tudo é possível” Margaret Drabble

Por Rafael Tomyama*

O embate entre as forças internas que defendem uma candidatura própria do PT e os que querem a continuidade da aliança com a oligarquia dos Gomes no Ceará reproduz o dilema que atravessa o partido em nível nacional: num cenário de incertezas, manter-se numa tática conservadora ou arriscar um novo salto de ousadia – o que viabilizou o seu crescimento histórico no passado.

Acomodação subserviente

2014 iniciou com o lançamento de manifestos contra e pró manutenção da aliança do PT com os irmãos Gomes no governo desde 2006. Em discussão, a melhor tática eleitoral para viabilizar a reeleição da Presidenta Dilma e a manutenção das políticas sociais e econômicas implementadas pelo PT em nível nacional.

quinta-feira, 6 de março de 2014

O PT e o plebiscito popular da Constituinte

Por Bruno Elias*

O PT tem participado da campanha do plebiscito pela constituinte do sistema político desde o seu lançamento e reafirmou este apoio na abertura do V Congresso, em dezembro.

O período de votação do plebiscito popular será entre os dias 1º e 7 de setembro com seguinte pergunta à população: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”. A meta da campanha é ultrapassar a marca de 10 milhões de votos em todo o Brasil, também alcançada pelo Plebiscito contra a Alca em 2002.

quarta-feira, 5 de março de 2014

CNBB abre Campanha da Fraternidade de 2014


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre hoje (5) a Campanha da Fraternidade de 2014, com o tema Fraternidade e Tráfico Humano e o lema É para a liberdade que Cristo nos libertou.  A solenidade será às 14h, na sede da CNBB, em Brasília.