Fórum Regional debateu desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social em Fortaleza
Com a presença de militantes, intelectuais, estudantes e representantes de movimentos sociais, o Fórum Regional FPA 2014 – Ideias para o Brasil encerrou-se neste sábado, 5, em Fortaleza, capital do Ceará, congregando delegações de outros dois estados do Nordeste, o Piauí, e o Maranhão. Este Fórum foi o primeiro de sete fóruns reginais que a Fundação Perseu Abramo (FPA) promove até maio deste ano.
Esta edição do Fórum Regional foi a primeira a contar com a estrutura da “Tenda FPA”, um espaço inédito reunindo a Editora FPA, a tevêFPA e espaço multifuncional para apresentações como a oficina do FPADados, vídeos da Escola Nacional de Formação do PT, e visualização em vídeo do folder institucional da Fundação. A tevêFPA também transmitiu online, em tempo real, todas as mesas e debates, além da realização de um entrevistaFPA especial, com o presidente do PT no Ceará.
Mesas e debates
Com o tema Ideias para o Brasil: debatendo o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental, justiça social e mobilidade espacial o Fórum realizado na capital cearense teve início na sexta-feira, 4, com recepção aos organizadores e anfitriões coordenada pela vice-presidenta da FPA, Iole Ilíada e Joaquim Cartaxo, secretário de Formação do Partido dos Trabalhadores do Ceará.
Na sequência a mesa Ideias para o Brasil contou com as participações de Ana Fonseca, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp, José Augusto Valente, engenheiro, diretor executivo do Portal T1 de logística e transportes, Egon Krakhecke, engenheiro agrônomo, assessor do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), e comentários de Arnaldo Santos, coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza da Universidade Federal do Ceará, e moderação de Luciana Mandelli, diretora da FPA.
A abertura oficial aconteceu na noite da sexta-feira, 4, com o presidente da FPA, Marcio Pochmann, o deputado federal José Nobre Guimarães, Francisco de Assis Diniz, presidente do PT – CE, Regina Souza, presidenta do PT – PI, e Francimar Monteiro, representando o PT do Maranhão.
FPA Dados e atividades setoriais
No sábado, 6, a Mesa de Diálogo: O lugar das Políticas Sociais no Projeto de Desenvolvimento Nacional, contou com a presença de Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, José Nobre Guimarães, vice-presidente do PT, Josefa Francisca de Lima (Zefinha), membro da coordenação estadual do Piauí do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e José Odval Alcântara Júnior, professor da Universidade Federal do Maranhão, especialista em mobilidade urbana. Na ocasião a ministra apresentou dados e números sobre as políticas sociais dos governos petistas dos últimos doze anos, que podem ser visualizados e baixados aqui.
Também no sábado, a partir das 14h, foi realizada pelo economista Alexandre Guerra a oficina sobre uso de indicadores aplicados as políticas públicas e apresentação do Sistema FPADados. A oficina apresentou ao público a utilização de indicadores aplicados ao ciclo de políticas públicas, envolvendo etapas de diagnóstico, formulação, monitoramento e avaliação desta que consiste na maior base dinâmica de dados e uso de indicadores aplicado à atividade pública no Brasil, com 48 indicadores para os 5.561 municípios brasileiros.
A primeira edição do Fórum Regional FPA encerrou-se no sábado com duas atividades de setoriais do PT, uma do setorial de mulheres, e outra com a Juventude do PT. Todas as publicações resultantes do Projeto Para o Brasil estão disponíveis com acesso gratuito www.fpabramo/forum2013
Durante o Fórum Regional a tevêFPA acompanhou não só os debates das mesas, mas também gravou entrevistas com presentes e no sábado de tarde transmitiu também o entrevistaFPA, que teve como convidado o presidente do PT do Ceará, Francisco de Assis Diniz. A íntegra dos vídeos e entrevistas estará disponível no canal youtube da Fundação.
A próxima edição do Fórum acontece em Recife, Pernambuco, entre os dias 10 e 12 de abril. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas aqui. Para mais informações, acesse o hotsite do Fórum aqui.
Fundação Perseu Abramo
Nenhum comentário:
Postar um comentário