quinta-feira, 5 de março de 2015

Vigília em defesa do Hospital da Mulher


Com o objetivo de lutar pelo direito ao atendimento de saúde das mulheres, o movimento de mulheres do PT está organizando uma Grande Vigília em defesa do pleno funcionamento e manutenção do Hospital da Mulher. O evento acontece nesta sexta-feira (06), às 16h, em frente àquela unidade de saúde (Av. Lineu Machado, 145 - Demócrito Rocha) e é parte das atividades de luta relativas à passagem do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.


Leia abaixo a íntegra da Nota das Mulheres do PT:

8 DE MARÇO - Dia Internacional da luta das mulheres

Saúde Integral é um direito das mulheres!

Nós do movimento de mulheres sempre lutamos pelo direito à saúde integral, e de qualidade, que considerasse todas as necessidades das mulheres, respeitando suas diferenças e especificidades, seus direitos sexuais e reprodutivos.

Em Fortaleza, a construção do Hospital da Mulher é fruto de uma luta das mulheres organizadas e do compromisso da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) com o movimento de mulheres. Portanto, essa conquista representa um grande avanço e possibilidade de acesso à saúde nas suas mais diversas dimensões.

Desde o início defendemos, apoiamos e participamos de sua construção, pois sabemos que as mulheres, além de serem a maioria das usuárias do SUS, sofrem mais com os problemas de saúde pela sua própria condição de ser mulher, devido às discriminações, a sobrecarga de trabalho, as responsabilidades com a saúde da família e dos filhos e por serem as maiores vítimas de violência.

Além disso, consideramos que a saúde de qualidade não pode ser um privilégio  das mulheres que podem pagar por ela, mas sim um direito, uma questão de justiça social que dev ser garantida a todas as mulheres incluindo a maioria mais pobre, da classe trabalhadora.

Por isso, o Hospital da Mulher foi pensado no sentido de atender todas as mulheres nas suas várias necessidades e especificidades, criando ações e programas voltados para as mulheres jovens e idosas, as mulheres no climatério, mulheres com deficiência, negras, lésbicas, bissexuais, trabalhadoras, as mulheres e homens que tem problemas com infertilidade e que desejam ter filhos, as mulheres que sofrem violência doméstica e sexual.

Portanto, neste 8 de Março, estamos nos dirigindo a todas as mulheres de Fortaleza para unirmos forças em defesa do hospital da mulher, visto que o prefeito Roberto Cláudio (PROS) não está respeitando a conquista das mulheres adiquirida na gestão da a ex-prefeita Luizianne Lins (PT). 

Consideramos que a atual gestão deveria antes de tudo dialogar com os movimentos de mulheres e assumir a responsabilidade pelos serviços, garantindo seu funcionamento, que, aliás, era essa a promessa do atual prefeito que durante sua campanha dizia: “eu vou botar tudo prá funcionar”. Mas passado dois anos de governo, o que vimos ate agora é justamente o contrário, o sucateamento dos postos de saúde é uma marca do atual prefeito, pois falta tudo: médico, remédios e o respeito a população. Aos hospitais faltam ate gaze para fazer curativo. É nesse contexto que realizaremos nesse 8 de Março uma vigilia para que possamos sensibilizar o prefeito RC para a importancia da saúde da mulher.

Nós mulheres não vamos aceitar que nossas conquistas sejam retiradas, por isso, nos manifestamos pela garantia do funcionamento e manutenção  do Hospital da Mulher de Fortaleza. Repudiamos ainda os retrocessos nas políticas para as mulheres, a diminuição na oferta de vagas das creches municipais, o descaso com a saúde mental e com as políticas de assistencia social.


Secretaria de Mulheres do PT Ceará
Secretaria de Mulheres do PT Fortaleza





Nenhum comentário:

Postar um comentário