quarta-feira, 6 de abril de 2016

Fortaleza é palco de lutas pela Democracia


Uma grande manifestação de rua com estimativa de mais de 50 mil pessoas ocorreu na quinta-feira passada, no Centro de Fortaleza, com o povo cearense levantando a voz contra o golpe, em defesa da liberdade e dos valores democráticos, das conquistas sociais, da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. A manifestação fez parte do Dia Nacional de Luta, neste 31 de março em todo o Brasil e e teve início às 14 horas na Praça do Carmo, com concentração também a partir das 15 horas na Praça da Bandeira. Nas cidade de Juazeiro do Norte, Crato e em Sobral, cerca de 4.500 manifestantes também foram às ruas.

Em Fortaleza, o movimento, partiu em caminhada rumo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, por volta das 17 horas. A Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo estiveram à frente das mobilizações, que reuniram diversos partidos de esquerda, movimentos sindical e sociais, juventude, mulheres, LGBTs e diversas categorias profissionais da capital e do interior, organizadas em defesa da democracia e dos direitos. O grande ato público também teve a presença de parlamentares e autoridades do governo. A atividade avançou pela noite, com a leitura do "Manifesto da Arte pela Democracia", pelo teatrólogo Ricardo Guilherme, e apresentações artísticas.

Saiba mais:

Mais de 800 mil pessoas foram às ruas dizer não ao golpe!

Em manifestação histórica e sob chuva no Centro de Fortaleza, Lula e o povo cearense disseram "não" ao golpe

50 mil pessoas reúnem-se em Fortaleza para dizer NÃO ao golpe neste dia 31 de março




Lula e o povo cearense dizem "não" ao golpe

Em uma manifestação histórica que mesmo sob chuva lotou neste sábado, 2 de abril, a Praça do Ferreira, espaço das grandes lutas populares em Fortaleza, o povo cearense recebeu o ex-presidente Lula e diz "não" ao impeachment. Mesmo com a chuva, foram cerca de 65 mil pessoas reunidas para, no grande ato da Frente Brasil Popular e de toda a sociedade, defender a democracia, a vontade da maioria expressa nas urnas, as conquistas sociais obtidas nos últimos 14 anos, os direitos individuais e coletivos. Mais de 2 milhões de pessoas acompanharam o ato público via Internet, na transmissão da Frente Brasil Popular e do coletivo Mídia Ninja.

O ato contou com participantes de diversos estados do Nordeste, além dos governadores do Ceará, Camilo Santana (PT), e do Piauí, Wellington Dias (PT), integrantes da bancada cearense que votarão contra o impeachment, além de inúmeras lideranças, entidades sociais e sindicais, representações populares dos mais diversos setores.

"Não vai ter golpe! Vai ter luta", "Não vai ter golpe! Vai ter Lula", conclamou a população cearense. Fechando uma semana em que todos os dias o povo do Estado foi às ruas e a outros espaços de manifestação em defesa da democracia e contra o golpe, o grande ato público deste sábado na Praça do Ferreira atraiu desde cedo uma multidão ao Centro de Fortaleza, apesar da chuva na capital cearense. Foram jovens e idosos, pais e crianças, homens e mulheres, moradores de diversos bairros da Capital e de diferentes municípios do Interior, unidos para defender a liberdade e evitar que a história do Brasil volte a ser manchada por um golpe.

Defendendo a liberdade e as conquistas populares e sabendo do papel da cultura e da arte para a luta política, o ato deste sábado na Praça do Ferreira também contou com apresentações de diversos artistas da cena cearense. Entre eles, o cantor e compositor Chico Pessoa, a banda de hardrock Renegados, Duda Quadros e Brincantes Roda de Coco pela Democracia, GhettoRoots e o DJ Guga de Castro. Todos emprestaram o melhor do seu talento para receber o povo cearense desde cedo na Praça do Ferreira, mostrando que a luta tem festa e a festa tem luta.


Com informações da Frente Brasil Popular - CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário