domingo, 3 de abril de 2016

Márcio Pochmann discute o futuro das cidades


Professor da Unicamp e ex-presidente do IPEA, Pochmann participa do debate sobre o impacto da conjuntura​ nas cidades brasileiras. Evento acontece na próxima segunda-feira, 4, no auditório Rachel de Queiroz (UFC).

O economista e professor da Unicamp Márcio Pochmann participa, na próxima segunda-feira (4), em Fortaleza, do debate "Reencantar Fortaleza - o conhecimento como estratégia de mudança", promovido pelo mandato da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE). A ideia é discutir, juntamente com a parlamentar, o impacto da atual conjuntura política e econômica na vida das grandes cidades e, em particular, no contexto urbano de Fortaleza. O evento acontece às 15h, no auditório Rachel de Queiroz, no Bloco de Psicologia da UFC.

Ex-presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e atualmente à frente da Fundação Perseu Abramo, Márcio é autor do livro Reconquistar a Cidade – O conhecimento como estratégia das mudanças, lançado em 2012. Nesse estudo, Pochmann analisa como as cidades brasileiras podem enfrentar os problemas urbanos do presente sem utilizar velhos e superados modelos de cidade industrial. Como soluções possíveis para a construção de uma cidade sustentável, o autor aponta o exercício da cidadania e a busca por conhecimento, alinhados aos conceitos de modernização e descentralização administrativa.

Trajetória

Marcio Pochmann é economista e professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre 2007 e 2012, exerceu a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. Foi consultor em diferentes organismos multilaterais das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), entre outras. É autor de cerca de 50 livros nas áreas de economia, ciências sociais e políticas públicas.


Serviço:

Reencantar Fortaleza - o conhecimento como estratégia de mudança. Dia 4 de abril, às 15h. Auditório Rachel de Queiroz, Bloco da Psicologia, Área 2 do Centro de Humanidades da UFC. Avenida da Universidade, 2700, Benfica. Gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário