quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Comício com Lula em Fortaleza



Reproduzido do Portal Terra: A cinco dias do segundo turno das eleições 2012, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva visitou Fortaleza, na tarde desta terça-feira, para reafirmar o seu apoio ao candidato Elmano de Freitas (PT). Diante de um público de mais de 50 mil pessoas - de acordo com a Guarda Municipal -, que ocupou a Praça do Ferreira e ruas adjacentes, no Centro da capital cearense, Lula disse não entender o fato de ter uma grande parte da elite da cidade que critica o governo petista.

"Em se tratando de ganhar dinheiro, os empresários desse País, todo dia, tinham que acender uma vela para Deus, pois nunca ganharam tanto dinheiro como ganharam no meu governo", afirmou o ex-presidente. "Cheguei à conclusão de que eles não gostam de nós, não pelo que temos de ruim, mas pelo que fizemos de bom", acrescentou.

Durante seu discurso, Lula foi interrompido pelo passeio de centenas de pombos que sobrevoaram a Praça do Ferreira. "Esses pombos estão dizendo ao nosso adversário: 'não adianta ficar nervoso, não adianta xingar porque nós somos de paz'. É esse sinal que esses pombos estão querendo dar. Pombo fêmea e macho, pois se não fossem um casal eles não estariam tão felizes", alfinetou Lula, fazendo referência às provocações feitas pelo governador do Ceará, Cid Gomes, que comparou a Democracia Socialista (DS), corrente interna do PT a que pertence a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, à sigla de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Quanto às críticas sofridas pela atual chefe do Executivo da capital cearense, que no ano passado afirmou que elegeria até um "poste sem luz", Lula fez um comparativo com a candidatura do petista Fernando Haddad, em São Paulo. "Quando lancei o Haddad, disseram que eu estava elegendo um poste. Quando lancei a Dilma, era um poste. Aqui, o Elmano é um poste. Então, de poste em poste, nós vamos iluminar o Brasil inteiro. Enquanto nós somos um poste, eles são um candeeiro sem querosene, apagado", acrescentou.

Diante da euforia do povo, Lula pediu que ninguém comemorasse a vitória com antecedência. "Temos que trabalhar e vigiar, pois quando encontrarmos um adversário não é para ficar nervoso, nem xingar, é sim para falar: 'companheiro, qual é que é a sua? Você vai deixar de votar no cara, para votar em uma pessoa que não tem cara?!'", finalizou.

Luizianne, madrinha política do candidato petista, também esteve presente no comício, e não perdeu a chance, durante seu discurso, de alfinetar os adversários políticos - o candidato Roberto Cláudio (PSB) e seu padrinho o governador Cid Gomes (PSB). "As mulheres estão sendo ofendidas através das ofensas feitas para mim, por conta do machismo daqueles que querem tomar conta do Ceará. Por um machismo vindo daqueles que acham que Fortaleza suporta uma oligarquia familiar arrogante e prepotente. A gente precisa dizer para eles que Fortaleza é uma cidade livre e que não vai aturar coronel, nem filhote de coronel", falou a prefeita.

Elmano comemorou a vinda de Lula para o Ceará e pediu aos eleitores que, como presente de aniversário para o ex-presidente (que comemora a data no próximo sábado), eles dessem a vitória para "o time do PT". Indagado, após o comício, se a vinda de Lula seria um divisor de águas para esse segundo turno, Elmano preferiu conter a euforia. "Estamos muito felizes, mas sabemos que o trabalho continua e que eleição só se ganha com voto na urna", finalizou.

Reproduzido do O Povo: Em comício na Praça do Ferreira, o ex-presidente Lula brincou com o apelido de “poste” dado ao candidato a prefeito Elmano de Freitas. “Disseram que, quando lancei o (Fernando) Haddad (candidato petista em São Paulo), disseram que tava lançando um poste. Quando lancei a Dilma (Rousseff, presidente), disseram que tava lançando um poste. Eu digo que, de poste em poste, vamos iluminar o Brasil inteiro”, brincou o presidente.

Antes da definição de Elmano como candidato, a prefeita Luizianne Lins (PT) chegou a afirmar que se preparava para eleger até um poste como prefeito. E provocou os adversários. “Enquanto nós somos um poste, eles são um candeeiro apagado”, disse Lula, nesta terça-feira, 23.

No momento em que houve revoada de pombos na Praça do Ferreira, Lula voltou a se dirigir à oposição. “Essas pombas são para dizer ao nosso adversário: não adianta ficar nervoso, não adianta xingar, que nós somos de paz. Não queremos briga, não queremos ofensa, queremos apenas ganhar a eleição. Se vocês querem briga, nós queremos apenas o Elmano na Prefeitura”.

Ele também citou o slogan “olho no olho” da campanha petista e comparou sua situação à da prefeita Luizianne. “Como eu saí (da Presidência), ela vai sair (da Prefeitura) pela porta da frente, olhando olho no olho de cada companheiro de Fortaleza”. Ele disse ainda não entender por que parte da elite critica tanto Luizianne.


Publicado no Blog da Dilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário