sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Articulação de Esquerda – 21 anos


Em setembro de 2014, a Articulação de Esquerda completa 21 anos. Suas ideias estão reunidas sobretudo em nossas resoluções e documentos nacionais produzidos ao longo deste período.

O primeiro deles começou a circular em 4 de fevereiro de 1993. O Manifesto aos petistas, conhecido como A hora da verdade, serviu de base para a formação da Articulação de Esquerda.

Os membros do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores identificados com aquele manifesto reuniram-se logo após o 8º Encontro Nacional. Posteriormente, nos dias 18 e 19 de setembro de 1993, um seminário nacional criou formalmente a Articulação de Esquerda.

Depois de todo este período, a releitura do Manifesto revela o acerto e a atualidade de muitas das teses ali desenvolvidas.

Ainda em 1993, a AE publicou uma coletânea de textos com o objetivo de “fornecer, a quem não teve condições de acompanha-lo de conjunto, uma visão do rico e difícil processo de luta ‘interna’ na Articulação e seus desdobramentos após o último encontro nacional”. Trata-se do livreto A Hora da Verdade e outros escritos: coletânea de textos da Articulação de Esquerda.

Em 1995, uma coletânea foi lançada, reunindo textos que tratavam do balanço do período anterior, no qual a esquerda partidária teve maioria (“mais formal do que real”) no Diretório Nacional, e dos debates do 10º Encontro Nacional do PT, que se avizinhava. São textos que abordavam estes temas “expressando o debate interno à Articulação de Esquerda”. Descarregue o caderno A Hora da Verdade e A Articulação de Esquerda: textos de debates (1994-1995).

No ano 2000 foi publicado o livro Socialismo ou barbárie: documentos da Articulação de Esquerda (1993-1999), que reuniu os principais documentos nacionais produzidos pela AE naquele período, desde o manifesto A Hora da Verdade até as resoluções da Segunda Conferência Nacional, realizada em Brasília em 1999.

Em 2004 a Editora Página 13 lançou o livro Novos rumos para o governo Lula, que reúne resoluções de Conferências Nacionais da AE realizadas no período de 2000 a 2004.

Nos últimos 10 anos, a AE realizou cinco conferências e um congresso nacional.

A primeira etapa da VI Conferência Nacional foi realizada em Campinas/SP, em setembro de 2003, enquanto a segunda etapa realizou-se em novembro do mesmo ano, em Belo Horizonte/MG. A VII Conferência Nacional realizou-se em dezembro de 2004, em São Bernardo do Campo/SP.

A VIII Conferência Nacional aconteceu em Cajamar/SP, em março de 2006. A IX Conferência Nacional foi realizada em Salvador/BA, em dezembro de 2006. A X Conferência Nacional foi realizada no município de Serra/ES, em 2008. A XI Conferência Nacional realizou-se em São Bernardo do Campo/SP, em 2009.

O I Congresso da AE realizou-se em duas etapas. A primeira ocorreu em Brasília/DF, em julho de 2011, e suas resoluções foram publicadas em três volumes: Nossos desafios, Conjuntura tática e estratégia e AE: história e funcionamento. A segunda etapa ocorreu em fevereiro de 2012, também em Brasília, e incluiu três conferências (sindical, juventude, mulheres) e sete plenárias (educação, saúde, popular-urbano, agrária-agrícola, combate ao racismo, LGBT, governos & parlamentos). Acesse os documentos e as resoluções aprovadas clicando aqui.


Página 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário