The Guardian |
Em segunda eleição no ano, Syriza conquistou 35,5% dos votos e continuará a ser o principal partido no parlamento grego
Após vencer as eleições gerais da Grécia, o ex-primeiro-ministro e líder do Syriza, Alexis Tsipras, declarou neste domingo (20/09) que a "vitória é do povo grego" e ainda anunciou que formará o novo governo junto ao partido de direita nacionalista Gregos Independentes, comandado por Panos Kammenos.
Com a apuração de mais de 74% das urnas, o Syriza terá direito a 145 do total de 300 assentos do qual o parlamento do país é composto. A principal legenda opositora, a conservadora Nova Democracia, obteve 75 cadeiras, ao passo que a bancada dos Gregos Independentes terá 10 parlamentares.
Tsipras agradeceu a Kammenos por “unir as bandeiras” dos dois partidos. O acordo de coalizão é necessário para que Tsipras obtenha a maioria das cadeiras do parlamento.
Cerca de 10 milhões de gregos foram convocados neste domingo para a segunda eleição geral do país neste ano. Na primeira, em 25 de janeiro, o Syriza chegou ao poder e também se uniu aos Gregos Independentes.
O pleito deste domingo teve uma abstenção de 45% do eleitorado, a maior taxa já registrada na Grécia. O partido Unidade Popular, formado neste ano por dissidentes do Syriza e que inclui ex-membros do governo grego, como o ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis, não atingiu os 3% dos votos necessários para ter direito a uma cadeira no parlamento.
“Essa vitória é de vocês, hoje eu me sinto reivindicado”, declarou Tsipras em seu discurso na sede do Syriza, em uma praça no centro de Atenas, por volta das 23h locais (17h de Brasília). “Essa vitória pertence ao povo e aos que sonham com um amanhã melhor, que conseguiremos com trabalho duro”.
Tsipras alertou para as dificuldades econômicas enfrentadas pela Grécia, mas disse que seu governo batalhará para superá-las.
“Na Europa de hoje, a Grécia e o povo grego são sinônimo de resistência e dignidade, e essa luta continuará por mais quatro anos. Temos dificuldades à frente, mas também temos uma base firme”, disse o líder.
Mensagens de apoio
Com a apuração dos votos indicando a vitória do Syriza, autoridades da Europa começaram a se pronunciar, congratulando Tsipras e seu partido. O presidente francês, François Hollande, declarou em entrevista coletiva que o resultado na Grécia é "um sucesso importante para a Europa".
No Twitter, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, postou a seguinte mensagem: "Acabei de parabenizar Tsipras pela vitória do Syriza nas eleições gregas. Agora um governo sólido e pronto para gerir é necessário com rapidez".
Pablo Iglesias, líder do partido espanhol Podemos, que também é de esquerda e contra medidas de austoridade, também manifestou apoio ao Syriza. Ele tuitou que "os gregos estão dizendo bem claro quem querem como primeiro-ministro". A mensagem termina com os dizeres: "Felicidades, Tsipras. Força, amigo".
Opera Mundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário