segunda-feira, 2 de abril de 2012

Juventude: Ação Direta pela Verdade

Em memória dos presos, torturados e mortos pela ditadura militar e em defesa do direito a memória e a verdade, a JAE realizou, na noite do dia 31 março para o dia 1º de abril, uma ação direta nas ruas do Recife.

Sobre as placas das ruas transversais na Avenida Caxangá, foram colados os nomes de Pernambucanos que foram vítimas da ditadura, a exemplo de: Albertino José de Oliveira, Presidente das Ligas Camponesas de Vitória de Santo Antão; Eduardo Collier Filho, desaparecido desde 1974; e diversos outros torturados e desaparecidos.

Os pontos de ônibus também ganharam cartazes e menções aos grandes líderes daquela época, como Odijas Carvalho de Souza, estudante de agronomia que foi torturado no DOPS do Recife e morreu em decorreria da tortura.

Na Av. Conde da Boa Vista, todos os pontos de ônibus foram marcados com um lembrete do que para nós significa o 1º de Abril: o Dia da Verdade!

Por fim, houve panfletagem por onde passaram os manifestantes, deixando a mensagem: A ditadura militar MATOU e TORTUROU; NÃO ESQUEÇA; ELES ESTÃO SOLTOS!

Os mais de quarenta nomes foram encontrados no livro "Dossiê dos Mortos e Desaparecidos Políticos a partir de 1964", publicado pela CEPE - Companhia Editora de Pernambuco, do Governo do Estado de Pernambuco em 1995. Arquivo disponível em http://www.dhnet.org.br/dados/dossiers/dh/br/dossie64/br/dossmdp.pdf


Publicado no site da JAE-PE - Juventude da Articulação de Esquerda de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário