sábado, 26 de janeiro de 2013

Combatividade é a marca do mandato socialista

Contribuição da Articulação de Esquerda - Ceará ao planejamento do mandato do vereador Deodato Ramalho do Partido dos Trabalhadores de Fortaleza

A seção cearense da Articulação de Esquerda (AE-CE) parabeniza o companheiro Deodato Ramalho pelo feito de alcançar a votação de 6.964 votos, sendo eleito vereador, pela bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza.

Para chegarmos até aqui enfrentamos os percalços de uma dura campanha, mas enfim o resultado alcançado faz justiça ao esforço empreendido, em que a participação e envolvimento de indivíduos e amplos setores sociais resultou vitoriosa.

A militância da AE-CE definiu e colocou em andamento o plano tático que colaborou com esta vitória coletiva e se propõe a continuar contribuindo com a formulação política e atuando para o bom desempenho do mandato.

O momento que se inicia, como não poderia deixar de ser, vem carregado de expectativas. Acreditamos que tanto o vereador quanto o grupo político, que tem em sua figura pública a face visível de um projeto social maior, estão à altura dos desafios.

E o principal deles é o de se materializar como referência social, numa perspectiva de esquerda revolucionária, pautada: nos avanços do modo petista de governar, especialmente o acúmulo de experiências participativas, na ética e na transparência, nos compromissos com as lutas do povo trabalhador e nas transformações radicais e profundas na ordem estabelecida, como parte do projeto socialista.

Para isso, é importante planejar e executar conscientemente os passos da caminhada no próximo período. Chegamos ao momento de preparação de um mandato que terá que atuar num cenário adverso.

Um mandato de oposição exige uma ação organizada e qualificada - do mandatário e de sua equipe - para enfrentar tecnicamente e politicamente os desafios postos na conjuntura.

A sua linha política se tece em torno de temas centrais que pautam a sua construção histórica, como: meio ambiente, direitos humanos e comunicação, dentre outros. Além disso, deve agregar outros temas como a questão da democracia e a ampliação da participação popular.

É fundamental também: estar atento e pautar os grandes temas que afetam ao meio popular - educação, saúde, habitação, segurança, etc. - garantir o bom desempenho do mandato na realização de ações e de projetos de lei que ampliem e fortaleçam a sua visibilidade e manter-se sintonizado com as demandas e lutas dos movimentos sociais.

É preciso, portanto, lidar com a amplitude da base social que segue acompanhando a nossa caminhada. São os mais variados segmentos e militantes sociais: homens e mulheres, jovens, intelectuais, educadores, advogados, bancários, agentes de saúde, líderes comunitários, comunicadores, ambientalistas, religiosos, artistas, etc.

Ao mesmo tempo que o mandato se desenvolve dentro de seus princípios, da sua estratégia e da sua linha política como instrumento emancipatório, não pode ser fechado à participação popular. E sua atuação deve ser capaz de ampliar ainda mais a sua capilaridade na sociedade.

No plano local, o mandato deve encetar a fiscalização vigilante da atual gestão, o combate ao fisiologismo, à corrupção e aos desmandos do Executivo municipal e realizar as denúncias das medidas que evidenciem o seu caráter anti-povo e que desconstruam os avanços do projeto popular.

Além disso, o mandato não pode ficar restrito ao mundo provinciano. Deve estar conectado às grandes pautas dos debates na sociedade, no Brasil e no mundo. Deve realizar a defesa do PT e dos avanços das administrações petistas nas várias áreas. Deve repercutir as lutas sociais. E deve estar atento aos debates da economia política internacional e sintonizado com as grandes questões do nosso tempo.

Tudo isso constitui o sentido geral do que nos propomos a ajudar a construir nas trincheiras de resistência das lutas populares.


Articulação de Esquerda - Ceará 
Fortaleza, 26 de janeiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário