quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

AFBNB: Sempre presente na luta


Por Rita Josina - presidenta da AFBNB

A Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) completa neste mês de fevereiro 27 anos de fundação. A entidade, que nasceu no período de redemocratização do país, procura se renovar a cada ano, de forma a manter viva sua essência de luta em defesa dos trabalhadores do Banco do Nordeste do Brasil, do próprio Banco enquanto indutor do desenvolvimento do Nordeste e da região, buscando contribuir com formas de redução das desigualdades regionais, através da produção de documentos e de ações de articulação político-institucional.

Os desafios enfrentados ao longo desse período foram muitos, alguns superados com êxito – como quando da mobilização desta entidade para a criação do FNE, uma das principais fontes de financiamento do BNB, nos anos 80 e mais recentemente no trabalho institucional feito pela Associação que resultou no aumento do capital social do BNB, medida que impacta positivamente na região – outros ainda carentes de avanços concretos, sobretudo relacionados a pendências históricas dos trabalhadores do Banco.

Nessas quase três décadas muita coisa mudou, como as formas de mobilização dos trabalhadores e a capacidade de organização da entidade. Algumas, no entanto, se mantêm, como as ameaças às instituições de desenvolvimento regional, como o BNB, as quais no entendimento da AFBNB cumpriram um papel importante no Brasil e ainda têm muito a contribuir e a luta de classes que coloca de lados opostos patrões e empregados.

É nesse cenário de disputa – tanto no âmbito macro, dos interesses da região Nordeste, quanto no espaço restrito aos trabalhadores do BNB – que se insere a Associação, buscando a cada dia estratégias diferenciadas de continuar combatendo o bom combate, sem perder de vista seu foco, sua coerência e sua missão, com autonomia e determinação – marcas incontestes de sua história. Vida longa à Associação dos Funcionários do BNB!


Fonte: AFBNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário