Há mais de 100 anos, as mulheres do mundo inteiro vêm combatendo a violência, lutando e conquistando espaços em meio a uma sociedade machista e patriarcal, na qual predomina o poder e o lucro dos patrões.
O 8 de março é uma data marcante na vida das mulheres, pois neste dia o movimento feminista vai às ruas para reafirmar suas bandeiras de luta e exigir políticas públicas que modifiquem a vida das mulheres, principalmente no que se refere ao combate à violência.
Uma das conquistas mais importantes dessas lutas foi a eleição da primeira mulher Presidenta do Brasil. Dilma Rousseff é um símbolo de anos de luta de inúmeras mulheres, que chegaram a sacrificar até suas vidas, pela construção de um mundo com igualdade de direitos.
Nem mesmo a conquista do maior posto político da nação, no entanto, é suficiente para dar conta do espaço político das mulheres, mas ela representa o esforço e sacrifício para chegar ao patamar.
A luta das mulheres também se associa à crítica ao modelo de desenvolvimento econômico excludente, imposto pela sociedade capitalista, que se apropria da opressão contra a mulher para lucrar com a desigualdade.
Como se já não bastasse o lucro adquirido pela mão de obra da classe trabalhadora, os donos do capital ainda fortalecem a violência, o machismo e se apropriam das vidas e dos corpos das mulheres como se fossem mercadorias.
Por acreditar na importância dessas lutas é que o Mandato de Confiança e Coragem parabeniza as mulheres de Fortaleza e do mundo pela coragem de continuarem empunhando as bandeiras que visam às mudanças profundas e radicais nas vidas das mulheres.
A luta das mulheres deve ser de todos(as) que acreditam que um mundo melhor é possível, sem violência contra a mulher, sem racismo, sem homofobia e com direitos iguais entre homens e mulheres.
Vereador Deodato Ramalho
Líder da Bancada do PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário