terça-feira, 12 de março de 2013

Resumo do Regulamento do PED 2013

Filiados votantes, atividades obrigatórias e inscrições de chapas


O Partido dos Trabalhadores elegerá, por meio do Processo de Eleição Diretas – PED 2013, suas direções zonais, municipais, estaduais, nacional e os respectivos (as) presidentes, membros dos Conselhos Fiscais, das Comissões de Ética e os delegados ao seu 5º Congresso.

O PED 2013 será realizado no dia 10 de novembro, em 4.777 diretórios municipais, das 9h às 17 horas, de acordo com o horário de cada região do país.

O PT, que já tem 1 milhão e 590 mil filiados, recebeu 195.193 pedidos de filiação.

Para contribuir com a organização da intervenção da Articulação de Esquerda nas eleições internas do partido compartilhamos, por meio desta circular, informações sobre as plenárias de novos filiados, atividades partidárias obrigatórias e as inscrições de chapas.

É desafio de toda  a militância do PT fazer desse PED um momento de grande mobilização e debate massivo sobre os rumos do nosso partido. Enviaremos nos próximos dias novas circulares tratando da nossa política e intervenção coletiva.

Fase 1 – Plenária de Filiação (até 30 de abril)


1 - Para poder votar no PED, os novos filiados devem participar das Plenárias de Filiação até, no máximo, 30 de abril.

2 - Os Diretórios Municipais têm até o dia 13 de maio para informar à SORG, através do Sisfil ou do correio, a relação dos participantes nas plenárias.

Fase 2 – Atividades Partidárias obrigatórias (1º de Março até 12 de agosto)


1 – No período entre 1º de Março até 12 de agosto, as instâncias municipais devem convocar, pelo menos, 3 (três) atividades partidárias para debater os seguintes pontos:

  • Programa e Estratégia partidária;
  • Conjuntura nacional e internacional;
  • Tática, política de alianças, programa para as eleições 2014;
  • Construção partidária e plano de ação.

2 - A participação em pelo menos uma destas atividades é obrigatória para tornar o filiado apto a votar. No caso dos novos filiados, eles devem participar de pelo menos uma destas atividades, além da já obrigatória plenária de filiação.

3 - A Comissão de Organização Eleitoral realizará um debate em cada capital, sendo no mínimo nove debates entre os (as) candidatos à presidência e os demais entre as chapas à direção. A participação nestes debates também habilitará o filiado a votar no PED 2013;

Fase 3 – Inscrição de chapas e candidatos (Julho à Setembro)

1 - As chapas devem ser inscritas respeitando os critérios de paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens), cota de 20% de jovens e cota étnico-racial especifica para cada estado, de acordo com a seguinte tabela:


Estado
Cota
Acre
28%
Alagoas
26%
Amapá
28%
Amazonas
29%
Bahia
30%
Ceará
26%
Distrito Federal
22%
Espírito Santo
22%
Goiás
22%
Maranhão
29%
Mato Grosso
24%
Mato Grosso do Sul
20%
Minas Gerais
21%
Pará
29%
Paraíba
23%
Paraná
11%
Pernambuco
24%
Piauí
29%
Rio de Janeiro
20%
Rio Grande do Norte
23%
Rio Grande do Sul
6%
Rondônia
25%
Roraima
29%
Santa Catarina
6%
São Paulo
14%
Sergipe
27%
Tocantins
28%

2 - As chapas devem ser pré-ordenadas. Esta ordem deverá ser observada na indicação dos componentes nas instancias partidárias, não sendo admitida qualquer modificação posterior à realização PED.

Portanto, reforçamos aos/às companheiros/as que priorizem que nossas chapas sejam encabeçadas e/ou que contem com participação expressiva de mulheres, negras e jovens com até 29 anos.

Atenção: Caso na composição final das direções não se cumprirem as cotas, haverá, obrigatoriamente, alteração na ordem dos nomes dentro das chapas.

3 - Os componentes das instâncias deverão estar quites no dia da inscrição.

- As contribuições individuais devem ser pagas, única e exclusivamente através do SACE, até o dia 12 de agosto de 2013.

- O valor da contribuição individual será baseado no rendimento mensal do (a) filiado (a), obedecendo-se a seguinte tabela:

FAIXA RENDIMENTO MENSAL BRUTO / VALOR DA SEMESTRALIDADE

  • Até 3 salários mínimos = R$ 15,00 (quinze reais)
  • Acima de 3 até 6 salários mínimos = 3% do salário líquido mensal
  • Acima de 6 salários mínimos = 6% do salário líquido mensal

- Os filiados que não efetuarem a contribuição individual, poderão ter sua contribuição financeira quitada através de atividade especifica de arrecadação coletiva, que será convocada e realizada pela instância nacional.

- Filiados que ocupam cargo eletivo, de confiança ou de direção partidária devem pagar todas as contribuições, através do SACE, até o mês de outubro de 2013.

4 – Inscrição das chapas:

  • Nacionais: inscritas até 13/07;
  • Estaduais: inscritas até 12/08 e
  • Municipais e zonais: inscritas até 11/09.

- Para a entrega das teses das chapas e dos textos de apresentação dos (as) candidatos (as) a Presidente serão observados os mesmos prazos para as inscrições das respectivas chapas nacionais, estaduais, municipais e zonais.

- Na inscrição, a chapa deverá apresentar os nomes completos dos Delegados (as) e filiados (as) para o Diretório, o Conselho Fiscal e a Comissão de Ética.

- Nas chapas nacionais, a lista de candidatos (as) ao Diretório deverá ser composta por filiados (as) de, no mínimo, 9 (nove) Estados da federação;

- Os (as) candidatos (as) ao Conselho Fiscal e Comissão de Ética não poderão

integrar o respectivo Diretório;

- O número de componentes de cada chapa deverá ser, no máximo, até um terço a mais que o número de vagas em disputa e, no mínimo:

a) 30% das vagas em disputa para as chapas nacionais;

b) 50% das vagas em disputa para as chapas estaduais, municipais e zonais;

- As chapas nacionais deverão apresentar a lista de candidatos (as) a delegados (as) ao 5º Congresso Nacional do PT, que deverá ser composta por filiados (as) de, no mínimo, 9 (nove) Estados da Federação;

- As chapas estaduais, municipais e zonais deverão apresentar a lista de candidatos (as) a delegados(as) ao seu respectivo Encontro, respeitando os mesmos critérios de gênero, geracional e étnico previstos para as chapas que concorrem às direções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário