sexta-feira, 8 de junho de 2012

Encontro do PT escolhe Elmano como candidato

Encerrou-se a batalha pela candidatura do PT à prefeito de Fortaleza, com a vitória do candidato apoiado pela AE, DS, MPT entre outras tendências. Enquanto isso, bajuladores do governador mal foram notados saindo de fininho após a eleição interna


No final de semana passado, o Encontro Municipal do PT em Fortaleza definiu por maioria a candidatura do advogado Elmano de Freitas à sucessão da Prefeita petista Luizianne Lins. O Encontro teve a presença do Presidente Nacional do PT, Rui Falcão, entre outros dirigentes partidários. Acesse a Galeria de Fotos.

A Articulação de Esquerda havia sido uma das primeiras forças políticas a manifestar apoio ao candidato eleito e sua delegação esteve presente em peso, fazendo parte da chapa "Unidade para Avançar o Projeto Democrático Popular", a qual elegeu a maioria absoluta de delegados(as) no Encontro.

A escolha aconteceu após a retirada das pré-candidaturas do vereador Guilherme Sampaio e do deputado Camilo Santana. O apoio do "Campo Democrático" ampliou ainda mais a maioria pró-Elmano no Encontro. A decisão teve que ir a voto pois o deputado Artur Bruno manteve sua postulação até o final.

Antes da votação, no entanto, a EPS (Esquerda Popular Socialista), corrente liderada pelo ex-vice-governador Professor Pinheiro, apresentou uma "questão de ordem", defendendo que a deliberação fosse postergarda. O pedido foi rejeitado pela ampla maioria do plenário.

Vergonha

Há algumas semanas, a EPS havia lançado uma nota em que defendeu que a tática do PT na sucessão na capital deveria priorizar a aliança com o PSB, do governador Cid Gomes. A proposta de adiamento, como foi deixado evidente na sua defesa no Encontro, corresponde a uma tentativa de subordinação à uma ingerência externa ao partido, evitando a soberania do PT na escolha de seu próprio candidato.

Esta falta de respeito com o processo da democracia interna do PT, mesmo tendo aceitado dele participar, ficou ainda mais marcante logo após a votação que decidiu favoravelmente à candidatura de Elmano por ampla maioria (e na qual se abstiveram).

Diferentemente dos apoiadores de Bruno, que reconheceram o resultado, toda a delegaçào da EPS simplesmente se retirou do plenário!

Sintomático o constrangimento abatido do Professor Pinheiro, que logo em seguida anunciou sua saída da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará, para retornar ao mandato na Assembleia Legislativa.

O desligamento de Pinheiro porém parece mais relacionado ao fraco desempenho a frente da pasta, segundo avaliação da classe artística e de agentes culturais, do que o dos demais Secretários petistas (Camilo e Nelson) que também deixaram os cargos esta semana.

Para estes, interlocutores usaram a desculpa de serem cogitados como "nomes alternativos" ao de Elmano - substituição sem a menor chance de acontecer - para tentarem não deixar transparecer o que é de fato: uma retaliação.

A saída da pequena apequenada EPS do Encontro, contudo, sequer foi notada pela militância em festa e de forma alguma empanou o brilho da vitória democrática do PT em Fortaleza.

Agora vamos à luta, até a Convenção, em 30/6!

Nenhum comentário:

Postar um comentário