quinta-feira, 15 de março de 2012

Comerciárias

Estudo do Dieese sobre o perfil da trabalhadora brasileira no comércio em sete regiões metropolitanas do país mostrou que, em todas elas, as mulheres ganharam menos que os homens apesar de, assim como eles, trabalharem muitos vezes além da jornada de 44 horas semanais. No Brasil, as comerciárias recebiam em média 88,5% do rendimento dos homens em 2009.

Entre as capitais avaliadas, na que foi constatada a menor diferença salarial entre trabalhadores(as) no comércio foi Fortaleza, onde o rendimento das ocupadas representou 96,29% do salário obtido pelos homens.

Mesmo quando há um maior equilíbrio nos rendimentos, como neste caso, a realidade não se mostrou muito alentadora, visto que se constatou que, no geral, os rendimentos sempre foram extremamente baixos.

Além disso, Fortaleza apresentou uma menor inserção da mão de obra feminina, representando 38,2% da masculina. Este aspecto é ainda agravado por outros fatores: idade, maternidade, chefia da família, etc.

O estudo do Dieese, intitulado “Mulher Comerciária: Trabalho e Família”, foi feito a partir dos resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) obtidos ao longo do ano anterior.

Com informações do Blog do Trabalho / MTE


FESTA EM HOMENAGEM ÀS MULHERES COMERCIÁRIAS

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza realiza uma festa no dia 16 de março, sexta-feira, a partir das 19 horas, na sede da entidade (Av. Tristão Gonçalves, n.º 803, Centro). Na programação: músicas no estilo anos 70 e 80, coquetel e brindes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário