segunda-feira, 22 de abril de 2013

Direita do PT ataca novamente em Iguatu

A Articulação de Esquerda, tendência interna do PT, diante da verificação de novos procedimentos lamentáveis ocorridos nos últimos dias em Iguatu-CE, encaminha denúncia pública de ações golpistas de um bando, que se diz filiado ao PT de lá, e pede providências ao PT-CE:

Fracassa mais uma tentativa de golpe no PT de Iguatu

Nem a repercussão negativa em nível nacional da manobra do "Campo Democrático" do PT foi capaz de deter a sanha golpista em Iguatu

Vandeilton e Bráulio: golpistas
Mesmo já tendo sido denunciado no mês passado por meio da Nota "Dirigentes tentam dar golpe no PT Iguatu", um grupo interno ligado à dirigente nacional do PT, Sônia Braga, e ao deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder da bancada do PT na Câmara Federal, continua tentado aplicar um golpe no PT de Iguatu, à aproximadamente 380 Km de Fortaleza, no Ceará.

O grupo encabeçado por Bráulio Gomes tentou realizar sem sucesso uma reunião do Diretório Municipal - DM do PT Iguatu na noite da sexta-feira, 12 de abril.

Golpe

Bráulio, acompanhado de Vandeilton Sucupira e Ramon Gabriel, convidou parte dos membros do Diretório a partir das 16 horas, na tarde do mesmo dia. Além do disparate regimental, o convite não deixava claro qual era a pauta da reunião.

Segundo diziam, a Executiva Nacional teria estabelecido um prazo até aquela data para que o DM "se regularizasse" pois do contrário, voltaria à condição de "Comissão Provisória".

Como já explicado na Nota anterior, Bráulio finge que não aconteceu a reunião do DM com quórum no final de maio de 2012, que escolheu o companheiro Marcílio Carlos como Presidente em substituição ao Maninho que havia renunciado. E ainda usa sua condição de Secretário-Geral do Partido em Iguatu para esconder a ata da referida reunião.

Esta reunião mais recente, no entanto, convocada de afogadilho por ele, sem sequer ter sido comunicada a todos os seus membros, não obteve quórum.

A maioria dos membros do DM se recusou a participar da reunião, só restando presentes 14 pessoas, sendo que apenas sete eram efetivamente filiadas e compunham a instância de fato.

Para inflar o número de presentes, porém, Bráulio alçou suplentes à condição de titulares, inclusive sua esposa, Claudene, que figurou no Conselho de Ética de sua chapa no PED anterior, passou, num passe de mágica, à condição de membro do Diretório!

Mesmo sem o quórum legal, Bráulio revelou a real intenção de seu empenho: encaminhou a substituição do presidente Marcílio Carlos pela filiada Raimunda Helena.

Crime

Concluída a reunião, Bráulio e Vandeilton saíram a procurar os membros conhecidos do Diretório para obterem assinaturas na ata da reunião, mesmo de quem não tivesse comparecido.

Neste intuito abordaram o companheiro Luís Ribeiro de Sousa num bar, por volta das 22 horas, com um livro-ata em mãos. Ribeiro não só se recusou a tomar parte na falsificação grosseira do documento como anunciou a eles sua disposição em denunciar sua ação criminosa.

Mesmo assim, Bráulio ainda compareceu às sedes dos veículos de comunicação da cidade, querendo repercutir sua fraude para legitimá-la.

Os profissionais das emissoras porém não aceitaram a pretensão dele de conferir veracidade à armação, não permitindo noticiar a falsa alteração na presidência do PT Iguatu.

Após estes acontecimentos, há relatos de que pessoas desconhecidas, não-vinculadas ao partido, tentaram intimidar filiados do PT no município, que não aceitaram participar da fraude, com ameaças e insultos no meio da rua, a qualquer hora do dia ou da noite.

Medidas

Diante de tais circunstâncias o companheiro Marcílio Carlos, procurou as autoridades do município para registrar Boletim de Ocorrência e instalar inquérito policial, já em andamento, para acionar os responsáveis judicialmente por estelionato e falsidade ideológica, entre outros.

Além disso, também já se encontra protocolado na Executiva Municipal do PT em Iguatu, o pedido de instalação da Comissão de Ética para analisar um processo disciplinar que poderá levar à expulsão dos filiados Bráulio Gomes, Vandeilton Sucupira e Raimunda Helena.

Avaliação

O comportamento de Bráulio seria estranho e despropositado, considerando acontecer às vésperas de um processo de eleição direta do PT, que vai renovar democraticamente a direção partidária por meio do voto de seus filiados, se não fosse o fato conhecido de que não tem votos para vencer o pleito.

Cabe de qualquer forma apurar o que o teria levado a agir com tamanha sordidez, mas aparentemente, Bráulio sente que deveria ser recompensado de alguma forma pelo fiasco de sua intenção de ter sido candidato à vice na chapa do prefeito Aderilo (PRB), campanha da qual o PT participou com êxito, ao eleger dois vereadores e tomar parte na gestão.

Nesta "compensação", Bráulio inclui o ressarcimento de uma suposta ajuda financeira que teria ofertado em troca do cargo que almejou ocupar. Ocorre nem houve aceitação de seu nome para o posto por ele pretendido, nem a tal ajuda prometida nunca foi cumprida.

Ações

A Articulação de Esquerda, tendo ciência dos graves fatos apontados acima, solicita formalmente à Executiva Estadual do PT-CE que:

1. Seja informado se existe deliberação da Executiva Nacional do PT acerca do DM/PT Iguatu e, em havendo, qual o seu teor;

2. Seja reconhecida a decisão legal do Diretório Municipal do PT Iguatu tomada em maio de 2012, que elegeu o companheiro Marcílio Carlos como seu presidente;

3. Seja acompanhado pela Executiva Estadual do PT-CE a instalação das medidas disciplinares cabíveis em relação aos filiados Bráulio Gomes, Vandeilton Sucupira e Raimunda Helena.


Direção Estadual da AE-CE
Fortaleza, 20 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário