quarta-feira, 15 de novembro de 2017

4º Congresso da AE-CE (2ª Sessão)

A estratégia de luta pelo socialismo no Brasil
4º Congresso Estadual da tendência petista Articulação de Esquerda - Ceará
1ª Etapa - 2ª Sessão


De 18 de novembro, sábado, 9h, no SindPD
Av. Tristão Gonçalves, 1250 - Centro
Fortaleza-CE

Texto-base: http://aeceara.blogspot.com/2017/08/a-estrategia-de-luta-pelo-socialismo-no.html

Regulamento: http://aeceara.blogspot.com.br/2017/07/4-congresso-nacional-da-ae.html

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

PT lança debate programático no Ceará

O PT Ceará, o PT Fortaleza e a Fundação Perseu Abramo lançam "Brasil que o Povo Quer" no Ceará, com a presença da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann.


Com um amplo processo de escuta e debate para envolver os brasileiros e brasileiras na construção de um novo programa para o Brasil e para o Ceará, o Partido dos Trabalhadores e a Fundação Perseu Abramo lançam a iniciativa "Brasil Que o Povo Quer", no próximo dia 14 de novembro, às 9h, no Ceará.

O evento que acontece na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza terá a presença da presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmann. Na ocasião acontece ainda a posse dos secretários dos Setoriais do Partido no Estado, são eles: Mulheres, Cultura, Sindical, LGBT, Agrário, Educação, Meio ambiente e Direitos Humanos.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

100 anos depois, a luta continua

4º Congresso da Articulação de Esquerda - Ceará
27 e 28 de outubro de 2017


Abertura: 27/10, sexta-feira, 18h
no SindPD - Av. Tristão Gonçalves, 1250 
(em frente ao Senac)


terça-feira, 17 de outubro de 2017

Pela anulação da antirreforma trabalhista


Orientações à militância da tendência petista Articulação de Esquerda

Ao mesmo tempo que agride as liberdades democráticas, dilapida o patrimônio e a soberania nacional, curva-se à orientação do imperialismo e do grande capital financeiro, a coalizão golpista avança duramente sobre os direitos da classe trabalhadora brasileira.

O congelamento dos investimentos sociais, a terceirização irrestrita, o fim da aposentadoria e a retirada de direitos trabalhistas, associados ao alto índice de desemprego e profunda crise econômica, produzem gravíssimos efeitos sobre a ampla maioria do povo.

A saída para a crise é derrotar o programa neoliberal, revogando suas contrarreformas.

O Congresso Extraordinário da CUT aprovou a realização de uma Campanha Nacional para Coleta de Assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Anulação da Reforma Trabalhista. A campanha já está nas ruas desde o dia 7 de setembro, coletando assinaturas em diferentes atividades e locais de trabalho.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Feminismo para Tempos de Guerra


Tese apresentada pela tendência petista Articulação de Esquerda, para debate e votação no Encontro Setorial Nacional de Mulheres do PT, em Brasília, de 7 à 8/10/17

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras foi criado para lutar por uma sociedade mais justa, menos desigual e para promover uma verdadeira transformação social na vida do povo que mais necessita.

Melhoramos a vida do povo brasileiro e, sobretudo das mulheres trabalhadoras. Programas como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, a aprovação da PEC das domésticas, os fortes investimentos em educação que possibilitaram a criação de mais creches e vagas em universidades, também possibilitaram que milhares de mulheres pudessem sentir mais autonomia em suas vidas.

Uma conquista histórica dos movimentos feministas foi a Lei Maria da Penha, que criminaliza a violência doméstica contra as mulheres e prevê o ensino de “conteúdos relativos aos direitos humanos, à equidade de gênero e de raça ou etnia e ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher”.

Em 2010, o povo brasileiro ousou eleger a primeira mulher à Presidência da República. Os governos petistas ousaram quando criaram Secretarias de Políticas para as Mulheres em todos os níveis. A criação da SNPM representou o compromisso dos nossos governos com a diminuição das desigualdades entre homens e mulheres.

As políticas públicas voltadas às mulheres durante os governos progressistas do PT de Lula e Dilma, reafirmaram o compromisso do partido junto no combate ao machismo, racismo, da LGBTfobia e das diversas formas de opressão.

Entretanto, apesar dos avanços que tivemos, ainda há dificuldades de efetivação de tais conquistas, as quais demonstram, também, serem insuficientes diante da desigualdade histórica que nós mulheres estamos inseridas. Nesse sentido é fundamental que seja elaborado um programa estratégico que garanta as mudanças estruturais e o fim da desigualdade de gênero.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Encontro de ambientalistas do PT-CE


Encontro Setorial Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT-CE
Sábado, 23/9, 13h-17h, no SindPD
Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados
Av. Tristão Gonçalves, 1250 - Fortaleza
(em frente ao Senac)

*Levar documento oficial com foto

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Eleição sem Lula é fraude

Contribuição ao debate sobre conjuntura

A direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda apresenta, à reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, nos dias 21 e 22 de setembro de 2017, a seguinte contribuição ao debate sobre conjuntura.


1. Reunimos o Diretório Nacional em uma situação mundial, regional e nacional marcada por extrema tensão política, social, econômica e militar. A direção partidária alerta o conjunto do Partido, nossos aliados, a classe trabalhadora e o conjunto da população brasileira acerca da gravidade da situação, cabendo às direções partidárias em todos os níveis tomar as devidas providências.

2. A situação mundial segue evoluindo em direção a maiores e mais profundos conflitos militares, articulados com um situação econômica que pode desembocar num agravamento da crise sistêmica do capitalismo que teve inicio em 2007/2008. Neste contexto, a situação regional continua marcada pela ofensiva do imperialismo dos EUA e das oligarquias locais, contra as forças progressistas e de esquerda. Este é o traço comum do que está ocorrendo, por exemplo, na Venezuela, El Salvador, Uruguai, Equador, Argentina e Brasil.

3. Em nosso país, prossegue a ofensiva reacionária contra direitos sociais, liberdades democráticas e a soberania nacional. Até agora, apesar dos esforços, com destaque para a Frente Brasil Popular, não tiveram êxito as tentativas de deter a ofensiva reacionária, nem através da mobilização de rua, nem através da greve geral, nem no parlamento, nem no judiciário. Mas continua existindo a possibilidade de deter e reverter a ofensiva reacionária, através de uma vitória eleitoral do campo democrático e popular em 2018.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Mulheres pela paridade no PT


Às companheiras participantes do Encontro Estadual Setorial de Mulheres do PT-CE:

A CHAPA 1, tem como candidata à Secretária a companheira Aila Marques, feminista, militante do PT desde 1984 e que sempre esteve engajada na luta das mulheres por igualdade de direitos.

A nossa chapa entende que o feminismo é imprescindível para o Socialismo. Portanto, a nossa luta é todo dia, inclusive dentro do PT, permeado pelo machismo nas instâncias partidárias.

Este encontro tem que reafirmar a determinação estatutária da PARIDADE nas direções, na teoria e na prática. Não podemos admitir que a própria Executiva Nacional dê um mau exemplo, desrespeitando a conquista da luta pelo empoderamento das mulheres. Nem aceitamos a conivência silenciosa de dirigentes que lá estão, homens e mulheres, com tal distorção na nossa representatividade.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Plenária da AE-CE prepara militância para Encontros Setoriais do PT


Plenária da Articulação de Esquerda - CE
Pauta: Encontros Setoriais do PT

Sábado, 9 de setembro, 14:30h
Associação Comunitária Dom Aloísio Lorscheider

Rua Jose Augusto Carvalho, 44
Autran Nunes - Fortaleza

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Lula no Ceará AO VIVO

Nos dias 29 e 30 de agosto, o ex-presidente Lula visita o Ceará para ver de perto as ações dos governos do PT que transformaram a vida dos cearenses. Assista AO VIVO:

Lula no Crato (30/8):



Lula em Quixadá (29/8):



segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Página 13 de setembro


Editorial

Eleição sem Lula é fraude

A coalizão golpista tem unidade estratégica em torno de três objetivos: reduzir o salário direto e indireto pago para a classe trabalhadora; reduzir as liberdades democráticas; alinhar o Brasil com a política externa dos EUA e seus aliados.

Desde o golpe a coalizão vem conseguindo implementar seu programa. Entretanto, há dificuldades, que podem se avolumar e desembocar numa derrota eleitoral das candidaturas vinculadas ao golpismo.

Por isto a coalizão golpista vem buscando maneiras de interditar a candidatura Lula, inviabilizar o funcionamento do PT, dificultar a ação do movimento sindical, criminalizar a resistência popular e bloquear as brechas eleitorais da esquerda, por exemplo através do parlamentarismo, do voto distrital ou “distritão”, bem como vitaminando candidaturas populistas de direita.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Palestra de advogados de Lula em Fortaleza


Em Fortaleza:
Palestra denúncia com os advogados de defesa do ex-presidente Lula
Com: Dr. Cristiano Zanin Martins e Dra. Valeska Teixeira Zanin

Os Direitos fundamentais no Brasil da Java Jato: o uso do Lawfare contra o ex-presidente Lula 

Dia 28 de agosto (segunda) às 10 horas
Na Assembléia Legislativa do Ceará
(auditório Murilo Aguiar)
Av. Desembargador Moreira, 2807
Fortaleza - CE

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Lula no Ceará, em 29 e 30 de agosto


A caravana "Lula pelo Brasil" está percorrendo todos os estados do Nordeste

Ao longo de 20 dias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai passar por 25 cidades, atravessando nove estados em um total de 3.700 quilômetros. Esse é o projeto Lula Pelo Brasil, para escutar o povo, além de avaliar os programas e políticas públicas implantados nos governos do PT.

Todos os estados do Nordeste estão sendo visitados pelo ex-presidente. A região corresponde a aproximadamente 1/4 da população brasileira, com mais de 50 milhões de habitantes.

Nos dias 29 e 30 de agosto a parada é no Ceará. No primeiro dia no Estado, Lula chega ao município de Quixadá, na Região Sertão Central. No dia seguinte, a caravana segue para Crato, na Região do Cariri.

domingo, 20 de agosto de 2017

Balanço, concepção e organização da JAE

A direção nacional da AE, reunida nos dias 5 e 6 de agosto de 2017, aprovou a resolução sobre política de juventude.

1. Este documento é o resultado do debate realizado pela Direção Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda acerca de sua política de juventude, a partir de reflexões apresentadas pela coordenação nacional de juventude da AE.

2. Considerando as mudanças pelas quais o Brasil e o PT vêm passando e os enormes desafios enfrentados neste período, com seus respectivos desdobramentos na vida e na organização dos trabalhadores jovens (empregados, desempregados, estudantes e etc.), compreendemos ser essencial debater com profundidade a política da Articulação de Esquerda para a juventude.

sábado, 19 de agosto de 2017

A estratégia de luta pelo socialismo no Brasil


Roteiro para o debate nos congressos municipais e estaduais preparatórios ao 4º Congresso Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda


Apresentação

1. O Partido dos Trabalhadores concluiu seu 6º Congresso Nacional, realizado nos dias 1 a 3 de junho de 2017, aparentando alto grau de unidade tática, mas ao mesmo tempo explicitando muitas incertezas e indefinições organizativas, estratégicas e programáticas.

2. Em uma situação normal, teríamos tempo e condições adequadas para superar tais incertezas e indefinições. Mas não vivemos uma situação normal, nem no país, nem na região, nem no mundo.

3. Por isto, a militância petista precisa combinar a luta contra o governo golpista, pelo Fora Temer e em defesa dos direitos, por diretas já e pela candidatura Lula, com o debate necessário à mais pronta superação das lacunas e erros existentes em nossas formulações partidárias.

4. Para contribuir com isto, especialmente para superar as lacunas e erros existentes na estratégia de nosso Partido, a tendência petista Articulação de Esquerda realizará seu 4º Congresso Nacional, nos dias 24 a 26 de novembro de 2017, tendo como único ponto de pauta o debate sobre a estratégia de luta pelo socialismo no Brasil.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Carta sobre a situação da AE na composição da Executiva Nacional do PT


À presidenta Gleisi
Aos/às integrantes da comissão executiva nacional do PT
Aos representantes das chapas inscritas no 6º Congresso

Como é de vosso conhecimento, a chapa A esperança vermelha – impulsionada pela tendência petista Articulação de Esquerda – elegeu 5 integrantes no Diretório Nacional do PT, dos quais 1 também integra a Comissão Executiva Nacional do PT.

Entretanto, devido a divergências sobre o método e sobre o resultado do processo de composição da CEN, ainda não indicamos nosso nome para a CEN, tampouco aceitamos assumir o cargo que nos foi proposto.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Orientação sobre a participação da AE nos Encontros de Mulheres do PT

ORIENTAÇÃO DO SECRETARIADO NACIONAL DA AE SOBRE OS ENCONTROS DE MULHERES DO PT

Tendo em vista as orientações aprovadas pela Dnae acerca dos encontros setoriais do PT; tendo em vista o debate acerca do cumprimento da paridade na composição da Comissão Executiva Nacional do PT; tendo em vista que a tática da AE na disputa dos encontros de mulheres está diretamente vinculada ao resultado deste debate; o secretariado nacional da AE produziu a seguinte orientação quanto a nossa tática para os encontros das secretarias estaduais e nacional de mulheres do PT:

1 - Devemos pautar de forma enfática a questão do cumprimento da paridade na CEN no formato 8x8 (ou seja, em que os 16 cargos da CEN, incluídas as 5 vice-presidências, tenham paridade), tanto nas discussões sobre apoio e composição de chapas e candidaturas, de forma a obter uma tomada de posição das chapas a respeito do assunto, quanto nos debates nos próprios encontros de mulheres.

2 - É imprescindível que em todos os encontros estaduais nós apresentemos notas, moções, projetos de resolução a respeito do tema paridade na CEN, para ser debatido e votado. A Dnae enviará uma proposta de nota para servir de subsídio.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Plenária da AE-CE, 19/8, sábado, 15h

Plenária da Articulação de Esquerda - Ceará
Cenários, resistência e contraofensiva da esquerda
http://aeceara.blogspot.com.br/2017/08/carta-circular-cenarios-resistencia-e.html


Militantes, simpatizantes e convidados/as
Pauta: Informes da DNAE, Vinda do Lula do CE,
Encontros Setoriais do PT, Congresso da AE

Data: 19 de agosto, sábado, 15h
Local: SindPD - auditório
Endereço: Av. Tristão Gonçalves, 1250
(em frente ao Senac)

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Setoriais do PT: Orientações a militantes da AE

A direção nacional da AE, reunida nos dias 5 e 6 de agosto de 2017, aprovou as seguintes orientações para a militância da tendência, referentes aos encontros setoriais do PT.

O Diretório Nacional do PT convocou os encontros setoriais e aprovou seu regulamento, disponível no link a seguir: http://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2017/07/regulamento-encontros-setoriais-2017-2017jul18-divulgar.pdf

Recomendamos leitura atenta.

De acordo com as resoluções do Partido, os setoriais são instâncias partidárias que organizam os filiados e filiadas junto aos diferentes movimentos sociais, com três finalidades básicas gerais: a) motivar a organização partidária de filiados e de filiadas petistas conforme os movimentos sociais dos quais participam; b) participar, obrigatoriamente, da elaboração de políticas públicas no âmbito partidário como forma de subsidiar programaticamente a ação institucional do Partido; e c) em cada setor, subsidiar a representação institucional do PT nas suas relações com os movimentos sociais, com as bancadas parlamentares e com os governos onde há quadros do Partido.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Carta circular: Cenários, resistência e contraofensiva da esquerda


A direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda - AE, reunida nos dias 5 e 6 de agosto de 2017, aprovou as seguintes orientações para a sua militância, referentes ao período que se estende até o Congresso Nacional da AE, que ocorrerá nos dias 24 a 26/11/2017.

1. A classe trabalhadora brasileira está num momento de defensiva estratégica. Noutras palavras, nossa prioridade é defender os direitos sociais e políticas públicas, as liberdades democráticas e a soberania nacional, que estão sendo atacadas pela coalizão golpista.

2. O tempo que vai durar este momento de defensiva estratégia e os caminhos pelos quais ele será superado dependem das lutas politicas e sociais que estão em curso, das escolhas estratégicas das diferentes forças organizadas que disputam os rumos de nossa sociedade, bem como dos impactos que a situação internacional tenha sobre o Brasil.

3. A coalizão golpista tem unidade estratégica em torno de três objetivos: reduzir o salário direto e indireto pago para a classe trabalhadora; reduzir as liberdades democráticas; alinhar o Brasil com a política externa dos EUA e seus aliados.

4. Desde o golpe até hoje a coalizão vem conseguindo implementar seu programa. Exemplos disto são a contrarreforma trabalhista e da previdência, a PEC que estabelece um teto para as políticas públicas e sociais, a mudança da lei da partilha e da venda de terras aos estrangeiros, entre outras medidas reacionárias.

sábado, 5 de agosto de 2017

Paridade, democracia e unidade na ação


Nota da Direção Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda sobre a composição da Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

A situação política, no Brasil e no mundo, exige de nosso Partido clareza política e unidade na ação. Mas, além das divergências estratégicas e táticas, há entre nós diferentes maneiras de construir esta unidade. Os procedimentos que estão sendo adotados na composição da CEN do PT prejudicam a unidade. Neste documento explicamos porque defendemos que companheiras petistas assumam metade dos cargos na CEN.

No dia 26 de julho, a Comissão Executiva Nacional fez sua primeira reunião, em Brasília.

Na pauta informações sobre a recomposição da CEN, para cumprir a paridade prevista no Estatuto do partido; e a programação e metodologia do planejamento da instância para o biênio 2017/2018, que aconteceria nos dois dias seguintes, 27 e 28 de julho.

Sobre o primeiro ponto, a paridade, confrontaram-se duas posições.

A primeira previa paridade apenas para os 11 cargos das secretarias, sem incluir na paridade as cinco vice-presidências (todas ocupadas por homens).

A outra, a qual nós da Articulação de Esquerda defendemos, previa a paridade nos 16 cargos (5 vices e 11 secretarias).

terça-feira, 18 de julho de 2017

Às ruas em 20 de julho


Mobilização em Defesa do Lula, da Democracia e por Diretas Já!

Com as bandeiras da defesa da democracia e de Lula, por Fora Temer e Diretas Já e contra a implementação da Reforma Trabalhista, organizações dos movimentos sindical, sociais e partidos vão às ruas de todo o país na próxima quinta-feira (20/7). Em Fortaleza, ato ocorrerá na Praça Clóvis Beviláqua (também conhecida como Praça da Bandeira), no Centro, a partir das 16 horas. População retorna às ruas para demonstrar apoio ao ex-presidente e se manifestar contra as reformas que o governo golpista tem feito para tirar direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Ato político, ocorrido na semana passada em Fortaleza, marcou o início de uma nova fase da luta de resistência contra o golpe: http://www.cutceara.org.br/destaques/2708/lula-e-classe-trabalhadora-sao-defendidos-em-ato-na-sede-da-cut-ce

Também estão sendo organizados atos em várias cidades do país. Conforme destaca Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), não se trata de defender apenas a figura ou o legado do ex-presidente mas, também o funcionamento democrático e igualitário da justiça brasileira e os direitos sociais, previdenciário e trabalhistas. "Para a Casa Grande, Lula representa o perigo de um governo popular e trabalhista voltar ao poder e reestabelecer a democracia, a igualdade, a distribuição de renda, a justiça e a inclusão social”, apontou.

Saiba os atos programados por todo país: http://www.pt.org.br/agenda/

domingo, 2 de julho de 2017

4º Congresso Nacional da AE

Articulação de Esquerda fará Congresso em novembro de 2017

O Partido dos Trabalhadores concluiu seu 6º Congresso, aparentando alto grau de unidade tática, mas ao mesmo tempo explicitando muitas incertezas e indefinições organizativas, estratégicas e programáticas.

Em uma situação normal, teríamos tempo e condições adequadas para superar tais incertezas e indefinições. Mas não vivemos uma situação normal, nem no país, nem na região, nem no mundo.

Por isto, a militância petista precisa combinar a luta contra o governo golpista, pelo Fora Temer e em defesa dos direitos, por eleições diretas já e pela candidatura Lula, com a superação das lacunas existentes em nossas formulações partidárias.

Para contribuir com isto, a tendência petista Articulação de Esquerda realizará seu 4º Congresso Nacional, nos dias 24 a 26 de novembro de 2017, tendo como pauta única a estratégia de luta pelo socialismo no Brasil.

O texto base do Congresso será aprovado pela direção nacional da Articulação de Esquerda nos dias 5 e 6 de agosto de 2017 e buscará:

Fazer um balanço das realizações e dos debates acerca do socialismo e da estratégia, no PT, na esquerda latino-americana e na esquerda mundial.

Fazer uma análise das características do capitalismo no século XXI e de suas decorrências para a luta pelo socialismo no século XXI.

Fazer uma análise da situação atual do capitalismo no Brasil e do que isto implica na luta pelo socialismo em nosso país, tanto em termos de estratégia de poder quanto em termos do programa da transição socialista;

Estabelecer os vínculos entre a tática adotada pelo Partido e a estratégia que defendemos, apontando mudanças que consideremos necessárias naquela tática;

Estabelecer os vínculos entre a estratégia que defendemos e as mudanças que se fazem necessárias na organização do Partido.

Estabelecer qual o papel da tendência petista Articulação de Esquerda, nesta nova etapa da vida partidária.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Jornada de Formação Política NE 2017


Jornada regional nordeste de formação política da AE será realizada em julho

No sentido de ampliar e potencializar a formação de quadros, além das jornadas nacionais de formação política realizada anualmente, a tendência petista Articulação de Esquerda passou a realizar jornadas regionais de formação.

Entre os meses de julho e outubro de 2017 realizaremos jornadas nas cinco regiões do país, que serão divulgadas pelo Pagina 13 na medida em que forem definidas a data, a programação e o local de cada uma.

A jornada regional nordeste será a primeira deste ano e será realizada no Rio Grande do Norte, de 5 a 8 de julho, e terá como tema “A luta pelo socialismo no Brasil”.

A jornada destina-se ao público filiado e simpatizante do PT em geral.

A jornada ocorrerá no Centro Marista de Formação (Rua Raimundo Barros Cavalcante, 522, Centro, Extremoz/RN – próximo a Natal).

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Greve Geral em 30 de junho


DIA 30 DE JUNHO VAMOS PARAR O BRASIL

A Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo reunidas no dia 23 de junho em São Paulo reafirmam seu apoio às greves e mobilizações convocadas para o dia 30 de junho contra a reforma trabalhista e em defesa dos direitos e da aposentadoria.

Repudiamos a reforma trabalhista que está tramitando no Senado Federal (PLC38/2017) porque ela rasga a CLT, amplia a precarização do trabalho, condena o/a trabalhador/a viver de bico, fragiliza a sua organização, a negociação coletiva, além de dificultar o acesso à Justiça do Trabalho.

A reprovação do relatório da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, no dia 20 de junho, foi uma derrota do governo ilegítimo e demonstrou que temos condições de barrá-la.

Este foi o resultado da pressão que estamos fazendo desde o início do ano nas bases eleitorais dos parlamentares e das ações de massa que promovemos que se intensificaram em março (nos dias 08, 15 e 3) e que culminaram com a histórica greve do dia 28 de abril e com a expressiva ocupação de Brasília, realizada no dia 24 de maio.

A continuidade do governo Temer ou a sua substituição por outro ilegítimo, indicado indiretamente pelo Congresso significam a continuidade da agenda de retrocessos. Por isso exigimos a retomada da democracia com a saída imediata de Temer e com a realização de eleições diretas.

As frentes reforçam a prioridade à agenda de lutas e orientam as seguintes ações para parar o Brasil no dia 30:

- Realizar reuniões e assembleias preparatórias conjuntas nos municípios para organizar as ações;

- Paralisar a circulação em locais de impacto e visibilidade desde as primeiras horas do dia;

- Apoiar os trabalhadores/as na paralisação dos seus locais de trabalho.

- Realizar no período da tarde atos unitários e massivos em todo o país.

Contra a Reforma Trabalhista! Em defesa da aposentadoria e dos direitos!

Fora Temer!

Diretas Já!

Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo

segunda-feira, 19 de junho de 2017

AE-CE debate conjuntura e planos


A Articulação de Esquerda, tendência petista, convida sua militância e simpatizantes a participarem do Ato político de abertura de seu Planejamento estadual, com a Mesa-redonda: Crise Política e Saídas à Esquerda. O evento aberto a convidados/as ocorrerá na próxima sexta-feira, 23 de junho, às 18h, no auditório do SindPD (Av. Tristão Gonçalves, 1250 - Centro). Contamos com a sua presença!

#ForaTemer
#DiretasJá

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Revista Esquerda Petista nº 7

Saiu a sétima edição da revista Esquerda Petista. Leia aqui


Editorial

O Partido precisa mudar

Esta edição da revista Esquerda Petista está circulando, em versão digital, na véspera do 6º Congresso Nacional do PT, convocado para os dias 1 a 3 de junho de 2017, em Brasília (Distrito Federal).

(...)

É fato que a maior parte da esquerda, dentro e fora do PT, viu-se obrigada a concentrar-se sua atenção em questões táticas de grande importância, inclusive estratégica, tais como as contrarreformas da previdência e trabalhista, a luta pelo Fora Temer e pelas Diretas Já, a defesa do Partido e de Lula contra a perseguição judicial etc.

Mas a crise causada pelas denúncias contra Aécio e Temer evidenciou, uma vez mais, a conexão entre as questões táticas e alguns dilemas estratégicos. Dentre estes dilemas, citamos um que nos parece fundamental: a crise que o país vive pode ser solucionada através de uma negociação entre as partes em conflito? Ou a crise que o país vive exige uma derrota profunda de uma das partes em conflito?

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Camilo: Hora de DECIDIR


Petistas cobram posicionamento de Camilo por Diretas Já! contra o golpe

Militantes petistas no Ceará escrevem uma Carta aberta ao governador Camilo Santana e exigem que o Diretório Estadual do PT-CE abra discussão sobre as posições do governante que destoam das resoluções partidárias. O manifesto está sendo lançado neste momento no 6º Congresso Nacional do PT e está aberto a novas adesões


CARTA ABERTA AO GOVERNADOR CAMILO SANTANA E À MILITÂNCIA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Fortaleza, 31 de maio de 2017

As recentes declarações públicas do governador Camilo Santana a respeito da admissão de eleições indiretas, e, nessa hipótese, de sua simpatia com relação ao nome do senador Tasso Jereissati, veiculadas na imprensa nos últimos dias, impõem ao Partido dos Trabalhadores um posicionamento público dirigido à sua militância.

Em primeiro lugar, porque divergem, mais uma vez, frontalmente, das resoluções partidárias, que, em sintonia com nossa base social e com a opinião pública, posicionaram-se oficial e claramente, conclamando-nos e à sociedade a uma grande mobilização pelas Diretas Já!, tal como se decidiu nos recentes Congressos Estaduais do PT e em reunião do Diretório Nacional.

A presente manifestação se impõe por já não se tratar da primeira oportunidade em que as posições pessoais do governador divergem pública e frontalmente das do partido, ou, pelo menos, da opinião majoritária de sua militância, em questões centrais da política.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

6º Congresso Nacional do PT acontece em Brasília


Evento reúne mais de 600 delegados, entre dias 1 e 3 de junho, em Brasília

O Partido dos Trabalhadores realiza, a partir desta quinta-feira 1º de junho, o “6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva“. O evento acontece no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília e elegerá, além do novo presidente do partido, os novos integrantes da Executiva Nacional e do Diretório Nacional do PT.

O evento reunirá 600 delegados e delegadas de 26 Estados e do Distrito Federal, além de membros do Diretório Nacional, presidentes estaduais do PT, governadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos(as), vice-prefeitos(as), vereadores(as) e convidados internacionais.

A delegação cearense já se encontra em Brasília. O advogado e ex-vereador de Fortaleza, Deodato Ramalho, eleito pela chapa "Unidade pela Reconstrução Socialista", representa a seção estadual da Articulação de Esquerda junto à delegação nacional da tendência. O evento também contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita Dilma Rousseff.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

FBP: Diretas Já e Plano nacional


Lançado o Programa para derrotar o golpe e sair da crise

Em ato realizado na noite desta segunda-feira (29), no Tuca, teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Frente Brasil Popular (FBP) lançou o "Plano Popular de Emergência" – uma agenda de recuperação econômica do país a ser implementada após o afastamento do presidente Michel Temer e que prevê eleições diretas para definir sua sucessão, com o restabelecimento da democracia.

Participaram do evento políticos, intelectuais, artistas e representantes dos movimentos populares. Na plateia, professores e estudantes da PUC, além de militantes dos diversos movimentos e partidos.

O documento foi elaborado pelas organizações que compõem a Frente Brasil Popular com o objetivo de construir uma alternativa programática, que devolva a normalidade democrática ao país e caminhe rumo à superação das crises econômica, política, social e ambiental, garantindo os direitos do povo trabalhador.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Nova GREVE GERAL em junho


As centrais sindicais aprovaram nesta segunda-feira (29) a realização de uma nova greve geral, contra as reformas e o governo Temer, no final de junho, em data a ser definida, mas que ficará entre os dias 26 e 30 do mês que vem. Embora alguns defendam 48 horas, o mais provável é que seja escolhido apenas um dia. A decisão deve sair na próxima segunda-feira (5), quando os dirigentes voltarão a se reunir, em São Paulo. Eles prometem um movimento mais amplo que o registrado em 28 de abril.

Na tarde de hoje, representantes de nove centrais se reuniram na sede da CTB, na região central de São Paulo, para avaliar a marcha a Brasília na semana passada e definir as próximas ações contra as reformas. Além da manutenção do "Fora Temer", a preocupação é impedir a tramitação das propostas no Congresso, mesmo com uma possível saída do presidente, que poderia ser substituído em uma eleição indireta.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Ruptura popular ou golpe dentro do golpe


Texto elaborado pelo secretariado nacional da tendência petista Articulação de Esquerda, como subsídio aos debates de conjuntura prévios ao 6º Congresso Nacional do PT

No dia 17 de maio de 2017, o sonho do PSDB parece ter ido a pique. Segundo este sonho, Temer faria o serviço sujo, as eleições de 2018 seriam vencidas por um dos tucanos históricos, o país voltaria a crescer, devidamente alinhado com os EUA, sem espaço para “lulopetismos” e com o “custo Brasil” (leia-se: salários e direitos) devidamente arrochado.

O torpedo foi disparado pela Procuradoria Geral da República e pelas Organizações Globo, ao divulgarem o diálogo criminoso entre titulares da empresa JBS e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Se tivesse ficado nisso, poderíamos estar diante de uma jogada calculada: sacrificar Aécio, para tentar dar credibilidade a um “ataque final” contra Lula. Acontece que divulgaram também um diálogo criminoso mantido por Michel Temer. E junto com os diálogos vieram fotos e filmes de assessores carregando malas de dinheiro.

Há quem diga que, incapaz de fazer frente a crescente mobilização popular -- que teve na greve de 28 de abril um ponto destacado -- Temer deixara de ser funcional para o golpismo. Mas, qualquer que tenha sido a motivação original da PGR e da Globo, a situação ganhou vida própria, afetando o PSDB, ampliando a rejeição contra Temer, mudando o patamar da crise que vive o país e aprofundando a polarização, tendência que deve aprofundar-se, inclusive durante e depois da próxima eleição presidencial, quem quer que vença.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Notas da Executiva Nacional do PT

Reunida na capital do Paraná, Executiva Nacional do PT aprova notas em defesa de Lula e contra medidas antipopulares. Vídeo: Marcha do MST toma as ruas de Curitiba (Brasil 247):



A Comissão Executiva Nacional (CEN) do Partido dos Trabalhadores, reunida em Curitiba nesta terça-feira (09), véspera do depoimento de Lula, aprovou as duas notas a seguir:

Defender Lula é defender a democracia

A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, reunida em Curitiba, saúda os movimentos populares e sindicais, a Frente Brasil Popular, e a militância que se dirige à capital paranaense em defesa da democracia e da Justiça.

Nos últimos três anos, o ex-presidente Lula sofreu uma verdadeira devassa em sua vida pessoal, com acusações de todos os tipos, sem que qualquer prova tenha sido apresentada contra ele. Isso caracteriza uma perseguição própria de um estado de exceção, em que são suprimidas garantias e direitos individuais previstos na Constituição brasileira e em tratados internacionais.

O povo brasileiro assiste indignado e atônito ao processo de criminalização da política e desmonte de políticas públicas e direitos conquistados pela população brasileira ao longo dos últimos 50 anos.

Conclamamos a sociedade a continuar mobilizada para que possamos restabelecer a ordem democrática e impedir os retrocessos das políticas sociais.

Defender Lula é defender a democracia e os direitos do povo brasileiro.

Curitiba, 9 de maio de 2017
Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

segunda-feira, 8 de maio de 2017

#OcupaBrasília para barrar reformas


Devido o anunciado adiamento da votação da reforma da Previdência, a agenda de mobilização também sofreu alterações

As Centrais Sindicais após reunião na segunda-feira (08), resolveram alterar as datas da nova iniciativa de pressão contra as Reformas da Previdência e Trabalhista. Em função do anúncio do adiamento da votação, as entidades remarcaram a semana “Ocupa Brasília”, para os dias 22 e 26 de maio.

Durante encontro, realizado na semana passada, na sede nacional da CUT, os dirigentes sindicais fizeram um balanço positivo da Greve Geral do último dia 28 de abril. “Nós trouxemos o Brasil inteiro para a luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora. O movimento sindical brasileiro é absolutamente vitorioso na história das conquistas da classe trabalhadora e nós vamos continuar defendendo os trabalhadores. Por isso exigimos a retirada das reformas”, afirmou Vagner Freitas, presidente da Central.

O Secretário Geral da CUT, Sérgio Nobre, anunciou a programação para as próximas semanas e destacou o movimento “Ocupa Brasília”, que será organizado pelas centrais sindicais. De 22 à 26 de maio, haverá uma vasta programação na capital federal, com apoio de diversos movimentos sociais, e um dia de marcha da classe trabalhadora sobre Brasília, que deve terminar no Congresso Nacional.


domingo, 7 de maio de 2017

Executiva Nacional do PT aprova resolução


A Comissão Executiva Nacional do PT, reunida em Brasília, aprovou a seguinte Resolução Política:

A greve geral de 28 de abril, a maior paralisação das últimas décadas no Brasil, foi um marco histórico na luta contra o governo usurpador e seus ataques aos direitos sociais e trabalhistas. Milhões de trabalhadoras e trabalhadores cruzaram os braços e pararam as máquinas, num brado uníssono contra o desmonte das aposentadorias, a terceirização e o retrocesso na legislação trabalhista.

Convocada pelas centrais sindicais e com o apoio das Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, do PT e demais partidos de esquerda, a greve geral estendeu-se por diversas categorias profissionais, agregou estudantes, intelectuais, igrejas, sem terra e sem teto. É de se destacar o posicionamento de profissionais da educação que optaram pela paralisação em defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários, em defesa dos valores humanistas e de uma sociedade plural e democrática. A paralisação representou a retomada da iniciativa política pelas forças populares e a ocupação das ruas, em manifestações de protesto como há muito não se via.

sábado, 6 de maio de 2017

Saiu o Página 13 de maio


Nesta edição, Jandyra Uehara fala da greve geral em defesa dos direitos e na luta contra o golpe; Natália Sena analisa os impactos das “reformas” previdenciária e trabalhista, bem como da terceirização irrestrita, sobre a classe trabalhadora; e Bruno Elias e Valter Pomar exigem aprovação de recursos e punição às fraudes para que seja garantida a democracia interna e o ambiente para a realização do 6º Congresso do PT. Leia: Página 13 maio de 2017


Página 13

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Greve Geral no Ceará e por todo país

Caminhada no Centro de Fortaleza. Foto: Daniel Bezerra / Mídia Livre

Movimento em Fortaleza e em milhares de cidades do país obteve grande sucesso, na avaliação das lideranças sindicais e de movimentos sociais

Sexta-feira, 28 de abril, ficou marcada como a maior paralisação nacional de trabalhadores e trabalhadoras contra as “reformas” trabalhista e da previdência do governo golpista Temer.

Em Fortaleza, dezenas de milhares de manifestantes lotaram a Praça Clóvis Beviláqua e saíram em caminhada até a Praça do Ferreira, no Centro da capital. No interior do estado, ocorreram mobilizações e atos de rua em mais de 130 municípios, organizadas pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetraece) e Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

Os Portos do Pecém e Mucuripe interromperam suas atividades logo cedo, assim como o Aeoporto Internacional Pinto Martins. Comerciários/as pararam de forma integral. No transporte público de Fortaleza foram feitas paralisações nas garagens das empresas.

Houve também paralisação de pelo menos 110 unidades bancárias em todo o estado. Já os metalúrgicos mobilizaram cerca de 6 mil trabalhadores na greve.

Pararam ainda o Transporte Alternativo, Construção Civil,  Taxistas, Mototaxistas, Jornalistas, dentre outras categorias, nas regiões: Metropolitana, Cariri, Jaguaribe, Sertão Central, Itapipoca, Iguatu, Sobral e Crateús.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Acordo resolve impasse no PT Fortaleza


Candidatos defendem unidade do partido e vão partilhar o mandato de Presidente do Diretório Municipal

Após exaustiva discussão, dirigentes locais e nacionais do PT chegaram a um entendimento sobre as situação atípica de interferência externa na eleição do Diretório Municipal do partido em Fortaleza, conforme denunciado. Em função disso, a Executiva Nacional do PT chancelou o acordo que adotou uma solução igualmente incomum. Leia a resolução:

A Direção Executiva Nacional do PT, após ter analisado o Processo de eleição direta do partido em Fortaleza, toma a seguinte decisão:

Compreendendo a unificação de todas as forças políticas como diretriz estratégicas para o processo de organização e fortalecimento do PT nesta capital, a executiva Nacional homologou acordo realizado entre os candidatos e representantes de chapas, autorizando e determinando a realização de alternância na tarefa de presidir o partido no próximo período; com o candidato Acrísio Sena devendo ser empossado para iniciar o mandato em sua primeira metade, sendo sucedido pelo candidato Deodato Ramalho , para cumprir a segunda metade.

Brasília, 3 de maio de 2017

Direção Executiva Nacional do PT

Com informações do PT Ceará

quarta-feira, 3 de maio de 2017

6º Congresso estadual do PT-CE

 

400 delegados e delegadas eleitos(as) por todo Ceará no PED ocorrido em abril participam agora do 6º Congresso Estadual do PT, nos próximos dias 6 e 7 de maio

O cenário nacional e local, o balanço dos governos e organização partidária são alguns dos temas principais do encontro. A militância também irá refletir sobre o momento atual, apresentará propostas que serão encaminhadas ao 6º Congresso Nacional e elegerá a nova direção estadual.

domingo, 30 de abril de 2017

1º de maio tem Ato político em Fortaleza


Centrais sindicais promovem Ato político unificado no Dia do Trabalhador, a partir das 15h, em Fortaleza

Com programação durante todo o 1º de maio, a Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) e a Frente Brasil Popular irão reunir os trabalhadores e trabalhadoras pela manhã, para a Conferência Estadual Sindical e Popular que será realizada a partir das 8h, na sede do Sindicato dos Bancários. No local será feito o debate das propostas que devem compor o Plano Popular de Emergência da Frente Brasil Popular e o lançamento político do Congresso Extraordinário da CUT-CE.

Estarão como palestrantes na Conferência o diretor Nacional do MST, João Pedro Stédile, o diretor da Fundação Perseu Abramo, Artur Henrique Santos e a presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueira.

Na parte da tarde, acontece o Ato 1º de maio, em defesa da aposentadoria e dos direitos trabalhistas. O ato unificado das centrais sindicais CUT, CTB, CSP Conlutas, Intersindical, CSB, Força Sindical, Nova Central e das Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, terá concentração a partir das 15h, no aterrinho da Praia de Iracema.


Com informações da CUT-CE

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Greve geral por todo Ceará


Em Fortaleza, o ato da Greve Geral tem concentração na Praça da Bandeira, às 9h

Nesta sexta-feira, 28 de abril, Ceará irá parar com a Greve Geral, contra as reformas trabalhista e da previdência. Sindicatos e movimentos sociais irão preencher ao longo de todo dia, atos, panfletagem e audiências públicas.

Estão programadas para fazer paralisação no dia de Greve Geral as seguintes categorias e movimentos: Transporte Alternativo,  Construção Civil, Comerciários Fortaleza, Educação (APEOC, SINDIUTE e SINDUECE), Servidores Municipais de Fortaleza, Sinderúrgica, Bancários, SINPRECE, Taxistas, SINDSAÚDE, SINTSSÉTIMA, Tribunal do Trabalho, MTST, MLB, Eletricitários COELCE (ENEL), MOTU-MTD Centro, CEF e outras categorias, nas regiões: Metropolitana, do Cariri, Jaguaribe, Sertão Central, Itapipoca, Iguatu, Sobral e Crateús.

Além destes, 120 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) em todo o Estado, mais 70 cidades com atos regionais ou municipais liderados pelos sindicatos de servidores e professores e 50 prefeituras do Estado com decreto de ponto facultativo no dia da greve.


Frente Brasil Popular, no Ceará

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Deodato é eleito presidente do PT Fortaleza


#DivulgueAVerdade

Apuração dá vitória a Deodato Ramalho na presidência do PT Fortaleza

Membros da Comissão Eleitoral Municipal, anunciaram na tarde de hoje, 12/4, a vitória do candidato Deodato Ramalho, presidente do PT Fortaleza. A decisão foi tomada por 5 votos a 3, com a não contabilização dos votos das zonais 83 e 114 devido a ausência de atas. No domingo, foram apresentadas denúncias de irregularidades no processo, com interferência de agentes ligados à prefeitura no processo. Desta forma confirmou-se vitória a Deodato Ramalho, com 1.340 votos, contra 1.163 votos de Acrisio Sena. O resultado segue agora o trâmite para conhecimento interno das instâncias partidárias e de toda sociedade.

Deodato, portanto, é proclamado o novo presidente do PT Fortaleza.


Blog Deodato É Outros 500

quinta-feira, 30 de março de 2017

#PED2017 Chapas lançam Deodato 500 candidato a presidente do PT Fortaleza



A tendência Articulação de Esquerda no Ceará, em conjunto com outras forças, está participando do processo eleitoral do 6° Congresso Nacional do PT compondo a chapa Unidade Para Reconstrução Socialista460 para delegação ao Congresso Estadual e 660 para o Diretório Municipal do PT em Fortaleza. A chapa também é formada por militantes ligados à Casa Vermelha, O Trabalho e Resistência Socialista, além do Núcleo 13 e independentes.

A eleição aberta a filiados/as aptos/as, vai acontecer no domingo, 9 de abril, das 9h às 17h. Consulte os locais de votação, de acordo com a zona eleitoral inscrita no partido. O companheiro Deodato Ramalho é candidato à presidente do PT Fortaleza, n° 500 com apoio das forças da esquerda partidária. Acesse o Blog Deodato é outros 500 http://deodato500.blogspot.com.br/ conheça as 13 propostas e participe da campanha.

Deodato conta também com o apoio do vereador Guilherme Sampaio, da deputada federal Luizianne Lins, do deputado estadual Elmano de Freitas e de inúmeras outras lideranças comunitárias e de movimentos sociais na capital do estado.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Tese ao 6º Congresso do PT: A Esperança É Vermelha – Brasil Urgente, Lula presidente!!!


Esta é a tese apresentada pela tendência petista Articulação de Esquerda ao 6º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores.

A inauguração popular da transposição do rio São Francisco, o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação contra o fim da aposentadoria e o Dia Internacional da Mulher são os exemplos mais recentes a confirmar qual é o nosso caminho: a mobilização da classe trabalhadora brasileira em defesa dos direitos ameaçados pelo golpismo, a luta pelo Fora Temer e por Diretas Já, a conquista de um novo governo encabeçado pelo presidente Lula, acumulando forças para um Brasil democrático-popular e socialista.

Não é um caminho fácil. O Brasil vive uma profunda crise econômica, social e política. A principal causa desta crise é a ação das forças golpistas, que desde 2011 até hoje implementam uma ofensiva contra Dilma e Lula, contra o PT e o conjunto da esquerda política e social, contra os avanços ocorridos no país a partir de 2003, contra os dispositivos sociais da Constituição de 1988, contra a Petrobrás e contra a Consolidação das Leis do Trabalho, contra os direitos do povo, contra as liberdades democráticas, contra a soberania nacional, contra a integração regional e contra nossa participação nos BRICS.

terça-feira, 28 de março de 2017

31 de março: Mobilização rumo à GREVE GERAL


Contra a retirada de direitos da classe trabalhadora, a CUT e demais centrais sindicais anunciaram um conjunto de ações para o próximo dia 31 de março. Em Fortaleza, o protesto do “Dia Nacional de Mobilização” vai acontecer a partir das 15h, na Praça da Bandeira, e servirá para organizar a classe trabalhadora para a greve geral, que vai ocorrer em abril.

A CUT e as demais centrais sindicais, reunidas na tarde desta segunda-feira (27), em São Paulo, decidiram convocar unitariamente um processo de mobilização nacional de preparação da greve geral contra a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, a Terceirização e por nenhum direito a menos.

Na próxima sexta-feira (31/03) acontece o primeiro "esquenta" nesse calendário de lutas, que prossegue durante todo o mês de abril. Durante esse período, os sindicatos realizarão assembleias, reuniões, plenárias e manifestações nas empresas, portas de fábricas e locais de trabalho rumo à construção nacional da Greve Geral.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Mais de um milhão em protestos nas ruas


Greves contra o desmonte da previdência se espalham pelo país

Um milhão de pessoas participaram das manifestações e paralisações em todo o Brasil contra a reforma da previdência e trabalhista propostas pelo governo de Michel Temer.

As manifestações adquiram nova feição e diferente das mobilizações contrárias ao golpe, contou com a unidade das centrais sindicais e adesão de diversas categorias de trabalhadores nos quatro cantos do Brasil.

A hastag #GreveGeral ficou durante todo o período da manhã como a palavra mais comentada no Twitter e em outras redes sociais e demonstrou a força das paralisações e mobilizações de hoje, contra a reforma da previdência e trabalhista enviado pelo governo de Michel Temer para o Congresso Federal.

Em Fortaleza, mais de 30 mil pessoas saíram em marcha da Praça Clóvis Beviláqua, em frente à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, e percorreu as principais ruas do centro em direção à sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A gigantesca manifestação ocupou aproximadamente oito quarteirões ao redor do prédio, envolto no abraço simbólico das categorias e populares que aderiram ao protesto.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Resolução: A conjuntura e o 6º congresso do PT

1. A direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda, reunida no dia 11 de março de 2017, realizou um debate sobre a conjuntura internacional e nacional, bem como sobre o 6º Congresso do Partido dos Trabalhadores, aprovando a seguinte resolução.

Internacional

2. A crise internacional de 2008 abriu um novo período, caracterizado pelo agravamento da luta de classes em cada país, bem como pelo acirramento do conflito entre Estados.

3. O golpismo no Brasil e a ascensão da direita em outros países da América Latina devem ser compreendidos neste contexto. Por isto, a elaboração da estratégia do PT deve levar em conta as principais características do cenário internacional: as crises, as guerras e a instabilidade generalizada.

4. Em 2008, a crise econômica teve como epicentro os Estados Unidos. Hoje, a crise política mundial também tem seu epicentro lá. A presidência de Donald Trump é um símbolo dos tempos em que vivemos no cenário internacional, que possui semelhanças inquietantes com o que ocorreu na crise dos anos 1930 e período entre guerras (1914-1945).

5. As forças que causam a crise e que se beneficiam dela são as mesmas que dominam o poder político, econômico, militar e ideológico nos Estados Unidos. É por isto que as ações práticas do governo dos EUA ampliam a crise. A dinâmica da crise mundial é mais poderosa e tende a empurrá-los em direção à guerra.

terça-feira, 14 de março de 2017

CUT convoca mobilização neste dia 15 de março contra desmonte da previdência


A Central Única dos Trabalhadores, em carta circular, convoca sindicatos para mobilizações do Dia Nacional de Paralisação, em 15 de março

São Paulo, 13 de março de 2017

Às
Estaduais da CUT, Confederações, Federações Nacionais e sindicatos filiados

Companheiros/as

Dia 15 é dia de luta e neste Dia Nacional de Paralisação, cruzaremos os braços e sairemos à rua para dizer aos golpistas e à sociedade brasileira porque não aceitamos que  direitos fundamentais da classe trabalhadora, conquistados por décadas de lutas, sejam destruídos. Neste dia, trabalhadores e trabalhadoras do campo de da cidade, dirão porquê não aceitam as  reformas da previdência e trabalhista, nem os projetos de terceirização em tramitação no Congresso Nacional, que  rasgam a CLT e a Constituição.

A CUT orienta suas bases para colocar essas questões no centro das denúncias que faremos em todo o país no próximo  dia 15. Não aceitaremos mudanças na legislação que vão transformar o atual contrato de trabalho em "contrato de bico", inseguro, intermitente, precário e mal remunerado. Não aceitaremos a terceirização da atividade fim que, além de rebaixar salários e piorar as condições de trabalho, dificultará a representação dos/as trabalhadores/as pelos sindicatos. Repudiamos, da mesma forma, a criação de representação dos trabalhadores  no local do trabalho, comandada pelos patrões e sem qualquer  influência do sindicato,  para negociar direitos, trocando direitos consagrados em lei por acordos espúrios.

As bases da CUT devem paralisar o trabalho e sair às ruas para dizer não à reforma trabalhista do governo ilegítimo de Temer. Para combater esta medida, que atende aos interesses dos empresários, a CUT apresentará um projeto substitutivo de lei cujos principais elementos são: a proteção do  trabalho e do emprego de qualidade; o combate à rotatividade no trabalho; a garantia de direitos iguais entre trabalhadores terceirizados e trabalhadores contratados diretamente pela empresa; a proibição da terceirização da atividade fim; a representação sindical no local de trabalho e o fortalecimento da negociação coletiva no setor privado e no setor público.

Neste grande dia de paralisação, a classe trabalhadora deverá também dizer que não aceita a reforma da Previdência proposta pelo governo ilegítimo de Temer, porque ela simplesmente acaba com a própria Previdência pública.  Jamais aceitaremos a elevação da idade mínima para 65 anos, nem o tempo de contribuição de 49 anos para receber o benefício integral da aposentadoria. Não aceitamos a mesma idade e condições para homens e mulheres aposentarem. Não aceitaremos também as mudanças nas regras da aposentadoria de trabalhadores/as rurais e dos professores/as. São medidas  injustas que aprofundarão a profunda desigualdade social já existente no país.

Não aceitamos esta reforma da Previdência, entre outros motivos, porque  a alegação de que há um rombo nas contas da previdência pública é falsa. Apoiamos  a criação de uma CPI e exigimos uma auditoria - com controle da sociedade -  das contas da Previdência para apurar quem são os sonegadores, quem são os beneficiários de  medidas de desoneração e por que o governo não destina à Seguridade Social o total de verbas previstas na Constituição.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Deodato 500 presidente do PT Fortaleza


Lançamento da candidatura Deodato Ramalho - Presidente do PT Fortaleza, dia 13, segunda, 18:30h, na sede do PT (Av. Universidade, 2189). Vem com a gente, com a garra da militância, por um PT de luta! #ForaTemer #NenhumDireitoAMenos #PTéOposiçao


quinta-feira, 9 de março de 2017

Mulheres no CE contra o desmonte da Previdência


Nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Fortaleza recebeu ato pelo fim da violência que atinge as mulheres e contra a reforma da previdência.

A paralisação, que teve concentração na Praça da Imprensa, reuniu cerca de 4 mil pessoas. A mobilização é organizada internacionalmente por movimentos sociais e ativistas feministas, para reivindicar políticas públicas e reforçar a luta por igualdade. A estimativa é que 55 países realizem ações de protesto.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Declaração da Marcha Mundial das Mulheres Internacional sobre o 8 de março 2017


Declaração da Marcha Mundial das Mulheres Internacional sobre o 8 de março 2017

Queridas companheiras, amigas, ativistas e lutadoras,

Nós, mulheres da Marcha Mundial das Mulheres, unimos nossas vozes para homenagear as lutas históricas e cheias de vigor das mulheres e dos movimentos feministas de todo o mundo.

Denunciamos o contexto político mundial, marcado pela crescente tomada de governos por parte de partidos de direita, que expressam ódio, racismo, misoginia, intolerância e demais formas de discriminação. Também enfrentamos a radicalização e o aprofundamento da violência militarista usada para controlar nossos territórios: corpos, mente, terra, água, bosques, conhecimento e inclusive nosso passado histórico, nosso presente e futuro retidos dentro do paradigma do patriarcado, do capitalismo neoliberal e do neocolonialismo. Ao mesmo tempo, o discurso do desenvolvimento perde sentido quando as elites políticas acumulam uma riqueza baseada na corrupção e impunidade, e quando as frágeis instituições nunca se dirigem aos povos.