terça-feira, 1 de maio de 2012

Avanços no ambientalismo petista

Delegação da AE-CE no Encontro
Articulação de Esquerda alcança resultado inédito no Setorial de Meio Ambiente do PT

Dentre os Encontros Setoriais Nacionais ocorridos neste final de semana, em 28 e 29 de maio, chamou a atenção o resultado alcançado pela AE e aliados no da Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT (Smad)

Além da chapa "Esquerda Socialista" composta por militantes da AE, MS, EPS e PT Amplo, houve a inscrição de mais duas chapas, vinculadas à DS com adesão de uma parte da CNB e ao PTLM (CNB), ao Encontro Nacional de Meio Ambiente do PT. As chapas dividiram o Encontro em partes mais ou menos iguais, embora houvesse diferenças marcantes de concepção política.

As polêmicas dos recursos que invalidaram quatro Encontros (BA, ES, PA e SP) atravessou todo o evento e contribuiu para que as cinco candidaturas a Secretário inscritas acabassem convergindo para apenas duas: A do atual Secretário Júlio Barbosa (AC), que se recandidatou, e a de Fábio Barros (PE). Ao final houve 12 votos em separado, referentes aos(às) delegados(as) sub judice e as urnas foram lacradas sem a apuração, o que deve ocorrer apenas após 10 de maio, quando a Executiva Nacional do PT deverá chegar a um veredito final.

Mesmo assim, o resultado presumido, a partir do quadro de composição de forças no Encontro,como cada grupo tinha aproximadamente um terço dos votos, aponta uma maioria inequívoca da chapa resultante da fusão entre a da AE+MS com a da DS e aliados.

Pauta incluiu Rio+20 e Veto à reforma no Código Florestal

Elegeram-se nos estados para o Encontro Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, realizado em Brasília, 130 delegados(as). Destes(as), 104 se credenciaram para participar de dois dias de intensas discussões. No sábado pela manhã, a mesa de debates sobre conjuntura contou com o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin. À tarde, Renato Simões (SNMP) e Iole Ilíada (SRI) falaram sobre a participação do PT, através da Fundação Perseu Abramo, na Cúpula dos Povos, durante a Conferência da ONU na Rio+20, em junho. Em seguida foi feito um balanço da Smad pelo Secretário Júlio Barbosa e debatidas suas perspectivas de atuação.

No domingo houve o debate entre as três teses inscritas. A tese "A Via Ecossocialista de Desenvolvimento com Sustentabilidade", apresentada pela chapa da esquerda petista, foi defendida por Rafael (AE), Gilney (MS) e Ângela (filha de Chico Mendes). Na hora da votação a tese da DS acabou ficando em maioria por uma pequena diferença. Além das emendas apresentadas, foi aprovada por consenso uma resolução que propõe o veto integral da Presidenta Dilma às mudanças na lei do Código Florestal, após a retirada de uma emenda mais branda. Foi constituída uma comissão de redação composta por representantes das teses para consolidar todas as propostas num único documento.

Eleição de Secretário e Coletivo Nacional

Geraldinho (AE-DF)
A chapa Esquerda Socialista que havia apresentado duas candidaturas ao cargo de Secretário: Rafael (AE-CE) e Júlio Rocha (MS-BA). Mas acabaram sendo retiradas para que se firmasse o acordo de fusão das chapas proposto pela DS, levando a chapa do PTLM a uma posição de isolamento.

Segundo o acordado entre as forças haverá um rodízio no cargo de Secretário, de forma que o Geraldinho (AE-DF), ocupará a segunda metade do mandato de quatro anos. Além disso, a esquerda petista deverá ocupar três vagas no Coletivo Nacional: Rafael (AE-CE), Gilney (MS-DF) e Júlia (EPS-AC).

Esta vitória resulta do reconhecimento da construção histórica das lideranças incorporadas pela AE e do campo da esquerda petista. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário