sábado, 5 de maio de 2012

Carta de Iriny ao Presidente Nacional do PT

Deputada Federal Iriny Lopes convida para a plenária:

Os rumos da cidade de Vitória
Dia 10 de Maio, quinta
às 19h no Clube Anchietinha
Rua José Cassiano, 135, Bairro Fradinhos
Vitória - ES


CARTA AO PRESIDENTE NACIONAL DO PT
Prezado companheiro Rui Falcão,
C/C Integrantes do Diretório Nacional do PT,

Como já é de seu conhecimento, desde o final de abril, alguns dirigentes do PT do Espírito Santo têm defendido publicamente o apoio do Partido à candidatura do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) a prefeito da Capital.

Por isso, solicitamos ao presidente do Diretório Municipal de Vitória que reunisse a direção partidária para marcar a data para a segunda etapa do nosso Encontro Municipal. Nele, os 185 delegados e delegadas da chapa única, fruto de acordo entre todas as forças do PT para garantir a unidade partidária, eleitos no dia 28 de abril, decidirão a tática, a política de alianças e a candidatura do Partido para as eleições na capital do Estado.

Desde 2005, o PT realiza em Vitória um governo social e administrativamente exitoso, embora as últimas pesquisas de opinião divulgadas demonstrem um desgaste do prefeito João Coser. Não resta dúvida que a campanha difamatória lançada por Paulo Hartung e seus aliados contra o PT e contra a nossa administração provocou esse desgaste.

Nos últimos meses, o ex-governador usou os espaços que lhe foram abertos na imprensa capixaba para disseminar as falsas ideias de que a administração de Vitória perdeu o rumo; que a presidenta Dilma é a responsável direta pelas perdas que o Estado sofrerá com a unificação do ICMS; e que o PT trabalha contra os interesses capixabas.

Mesmo assim, os defensores petistas do apoio a Paulo Hartung dizem que nosso Partido está isolado e que o PT precisa voltar à mesa. Falam que é preciso respeitar a geopolítica estadual.

O fato é que conquistamos cidades importantes no Espírito Santo e teremos candidaturas petistas de continuidade e avanço administrativo em Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Castelo. Em nenhuma destas cidades o Partido cogita apoiar candidatura majoritária de outro partido. Além disso, lançaremos candidaturas em dezenas de outras cidades do Estado e é claro para todos que a campanha petista na Capital ajudará politicamente o esforço eleitoral no restante do Estado.

O caso de Cariacica é exemplar, onde disputaremos com candidatura própria, dando continuidade a oito anos de administração do PT. Nesse município, um de nossos principais oponentes é o candidato do PMDB, que seria diretamente beneficiado pelo horário eleitoral gratuito de Vitória, se esse apoio aos peemedebistas, desejado por alguns, se confirmasse.

O fato inegável é que, depois de oito anos de governo em Vitória, será um erro histórico, com danosas consequências para o PT do Espírito Santo, não lançar uma candidatura do Partido dos Trabalhadores para a sucessão municipal.

A pergunta que a maioria da militância e dos dirigentes estaduais estão se fazendo é: por que motivo o PT deve entregar a disputa eleitoral para Paulo Hartung? Ele não fez campanha para Lula em 2006, apesar de o governo federal ter sido essencial para estabilizar sua administração. Não fez campanha para Dilma em 2010. É um inimigo declarado das posições do PT e, além de tudo, é a encarnação local de uma política que temos combatido em todo o Brasil.

Renunciar ao nosso projeto para apoiar Paulo Hartung em Vitória, dizem os defensores dessa estranha aliança, fará com que aliados do ex-governador apoiem nossas candidaturas em outras cidades. Mas esta é uma afirmação sem consistência. Afastado do poder estadual, Paulo Hartung já não tem instrumentos para sufocar as disputas municipais e impor sua vontade aos partidos e candidatos, como tantas vezes fez no passado.

Por tudo isto, ao contrário do que dizem os defensores da tese de que devemos nos dobrar à vontade e às necessidades de Paulo Hartung, considero que minha candidatura na Capital reforça, tanto estratégica quanto taticamente, as chances eleitorais do PT em todas as demais cidades do Estado.

Concluo lembrando que Vitória é a única capital administrada pelo Partido nos sete estados que integram as regiões sul-sudeste do país. Nesses Estados temos candidaturas petistas em três capitais: Porto Alegre, São Paulo e Vitória. Em duas deles, São Paulo e Vitória, os pré-candidatos são dois integrantes da primeira equipe ministerial da presidenta Dilma, sendo que Vitória tem a única mulher como pré-candidata.

Estas são as razões que movem minha decisão de ir ao Encontro Municipal do Partido para disputar o apoio de cada um dos delegados e delegadas. Porque o PT merece ser mais do que simples coadjuvante de um projeto pessoal e de contornos mais que suspeitos. E porque Vitória merece a continuidade e aprofundamento de um trabalho que fez da cidade referência nacional em desenvolvimento urbano, qualidade de vida e inclusão social.

Saudações petistas

Iriny Lopes

Um comentário:

  1. o projeto petista e capacidade invejável de conduta, capacidade e responsabilidade de Iriny, são fatores que à habilitam a disputar e vencer as eleições em Vitória, PT e Iriny acima de interesses pessoais e acordos obscuros, o PT como massa de manobra jamais.
    Vamos em frente. "não tá morto quem peleia"
    Jairo Falcão

    ResponderExcluir