terça-feira, 1 de maio de 2012

Resolução Nacional da AE sobre o 11º CONCUT

11º Congresso Nacional da CUT - 9 a 13 de julho, em São Paulo

Rumo ao 11º CONCUT!

Trabalhamos para que a CUT saia deste Congresso com uma linha política e uma direção que sejam capazes de estimular e organizar a mobilização da classe trabalhadora por salário, emprego, redução de jornada, condições de trabalho, políticas públicas, democracia, superação do neoliberalismo e reformas estruturais.

Só a intensa mobilização da classe trabalhadora criará as condições para superar o neoliberalismo e o desenvolvimentismo conservador, criando ao mesmo tempo as condições para lutar pelo socialismo.

A maior parte da classe trabalhadora brasileira não está organizada sindicalmente. A maior parte dos sindicatos, inclusive a parcela identificada com a CUT, carece de linha política e direção a altura dos desafios históricos e conjunturais. Os desafios são enormes.

A Articulação Sindical, tendência hegemônica na CUT, passou os últimos meses envolvida numa luta interna de alta voltagem mas baixo conteúdo programático. O enfraquecimento da esquerda cutista não contribui para a qualificação do debate político e da ação Central.

Neste sentido, o crescimento numérico e a qualificação da intervenção da AE na CUT não interessam apenas a nossa tendência: são úteis para a Central dar conta de suas tarefas para o período.

A direção nacional da AE convoca nossa militância a dar prosseguimento para as seguintes tarefas imediatas:

- Organizar plenárias sindicais da AE nos estados que ainda não realizaram para debater nossa intervenção no CONCUT – nas plenárias de base, nos ramos, nos congressos estaduais;

- Regularizar a situação financeira dos sindicatos junto à CUT nacional;

- Aprovar emendas ao texto base, conforme sugestões feitas pela coordenação sindical nacional da AE;

- Informar na lista sindical sobre as assembleias de base e dos CECUT’s com indicação das emendas aprovadas, da delegação eleita e da composição das estaduais da CUT;

- Disputar indicação de delegados/as pelos ramos;

- Disputar indicação de delegados/as nas oposições cutistas.

Em relação a composição da próxima direção da CUT, a Dnae reafirma que o melhor cenário seria o lançamento de uma chapa da esquerda cutista, encabeçada pela AE.

Segundo as regras da CUT, para uma chapa eleger representantes na direção da Central é necessário ter pelo menos 20% dos votos. Como não dispomos deste percentual, a direção nacional da AE considera correta a tática aprovada pela coordenação sindical nacional, a saber, que nossa tendência participe de uma chapa única.

Registramos, contudo, que a continuidade desta situação prejudica nossa política, inclusive porque faz da Articulação Sindical o espaço real de disputa da direção da Central, fazendo com que o Congresso daquela tendência substitua na prática o Congresso da CUT.

Neste sentido, precisamos mudar as regras da CUT ou criar as condições para, no próximo Concut, disputar com chapa e candidatura própria à presidência.

Segundo as regras da AE, compete à direção nacional da tendência indicar os nomes que serão indicados pela nossa tendência para compor a próxima direção da CUT.

Levando em consideração o debate acumulado pela coordenação sindical, a Dnae aprova a seguinte nominata, pela ordem: 1)Expedito Solaney, 2) Jandyra Uehara, 3) Ismael César.

Tendo em vista a necessidade de ampliar nossa presença sindical, qualificar nossa intervenção na direção da Central e preparar desde já o 12º Concut, onde renovaremos nossa presença na executiva da CUT, a direção nacional decide incorporar a companheira Jandyra ao secretariado e incluir o companheiro Ismael como convidado permanente nas reuniões do secretariado e da Dnae.

Decide, também, convocar para o segundo semestre uma reunião conjunta entre a coordenação sindical nacional e a direção nacional da AE, para avaliação do 11º Concut e aprovação do plano de trabalho para o 12º Concut.

Brasília, 27 de abril de 2012
Direção Nacional da Articulação de Esquerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário