sábado, 12 de maio de 2012

Brasil institui Comissão da Verdade


Dilma Rousseff anunciou nesta semana os(as) sete integrantes da Comissão da Verdade. Escolhidos(as) a partir de critérios como conduta ética e atuação em defesa dos direitos humanos, os convites a cada um(a) foram feitos pessoalmente pela presidenta. A Comissão será instalada em cerimônia oficial no dia 16 de maio, às 11h.

Saiba quem são seus componentes.

A Comissão da Verdade vai apurar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar (1964-1988). O grupo terá dois anos para ouvir depoimentos em todo o país, requisitar e analisar documentos que ajudem a esclarecer as violações de direitos. De acordo com o texto sancionado, a comissão tem o objetivo de esclarecer fatos e não terá caráter punitivo.

Leia as reações de representantes da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Mesmo adotando um tom mediado, vez que foi criada com o objetivo de esclarecer fatos e sem caráter punitivo, a Comissão da Verdade emerge num cenário turbulento de embates entre militares da reserva, que chegaram a lançar um manifesto criticando o governo, e jovens manifestantes presentes em vários atos de protesto pelos crimes políticos e de perseguição por motivos políticos durante a ditadura militar (1964-1985), nunca esclarecidos nem julgados a exemplo do que acontece em outros países da América Latina.


Com base nas reportagens de Amanda Cieglinski, Daniella Jinkings e Luana Lourenço, publicadas no site da Agência Brasil sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário