domingo, 20 de maio de 2012

Mulheres: entre a ousadia e o recuo

O jornal Página 13 publica o balanço do Encontro Nacional de Mulheres, feito pela chapa Unidade Feminista Faz História no PT, da qual participaram a Articulação de Esquerda, a Democracia Socialista, a Militância Socialista, a Expressão Feminista e encabeçada por Suely Oliveira

O 11º Encontro Nacional de Mulheres do PT, realizado nos dias 5 e 6 de maio, em Brasília, reuniu 626 delegadas de todo o país, o maior encontro realizado até hoje pelas mulheres! O momento é histórico para as militantes petistas. É o primeiro Encontro Nacional após a eleição da presidenta Dilma, primeira mulher a presidir o país; e após a instituição da paridade de gênero nas instancias partidárias, aprovada durante o 4º Congresso do PT, em 2011. Todas que ali estavam vieram com a certeza e a vontade de fazer história e protagonizar novos avanços da luta das mulheres no PT.

As mulheres do PT sempre foram ousadas. Ousaram defender cota de 30% nos anos 90 e as ações afirmativas. Ousaram defender a legalização do aborto. Ousaram denunciar o machismo presente no partido. Ousaram, quando parlamentares feriram as decisões partidárias e a luta das mulheres, expulsá-los do partido. Ousaram defender e conquistar a paridade. Foi com este espírito de ousadia e luta que apostamos no 11º Encontro Nacional de Mulheres como espaço de formação e de discussão para nos ajudar a enfrentar grandes desafios, particularmente, a implementação da paridade entre mulheres e homens no PT, e assegurar às mulheres, neste ano de eleições municipais, condições necessárias para ampliar sua participação no Executivo e Legislativo.

Neste encontro, as delegadas tinham também a tarefa de, frente a uma conjuntura tão nova como a que estamos vivemos, definir a política a ser implementada pela Secretaria Nacional de Mulheres nos próximos quatro anos; e eleger sua nova direção – o Coletivo Nacional e a futura secretária.

Para vencer esse desafio era fundamental garantir um debate baseado na história das mulheres do PT, que na força da unidade foram capazes de produzir nos 32 anos de luta e existência do PT tantas conquistas, fazendo deste partido uma verdadeira ferramenta de luta da classe trabalhadora, afirmando que “não há socialismo sem feminismo”.

Para este debate, concorreram três chapas e quatro candidatas a secretária: chapa1 – Feminismo é no Plural, que propunha a recondução de Laisy Molière; a nossa chapa 2 – Unidade Feminista faz História no PT, tendo como nossa candidata Suely Oliveira; e a chapa 3 – As Mulheres Podem, com Gigi Fagundes e Fátima Beatriz.

Unidade Feminista para fazer história no PT

A nossa chapa, Unidade Feminista, é resultado da composição de diversas forças partidárias, que se unificaram em torno de propostas que visam resgatar a luta das mulheres, as bandeiras feministas e o protagonismo da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, para dentro e fora do partido. Construímos um amplo diálogo com as demais forças de esquerda do PT, no sentido de unificar a crítica a atual política implementada pela Secretária Nacional de Mulheres do PT.

Nossa candidata, Suely Oliveira, é a expressão de nossa tese. Feminista com longa trajetória na militância partidária e no movimento social e feminista. Foi gestora municipal e integrou a equipe da SPM. Hoje é a Secretária de Mulheres do PT de Pernambuco.


Leia o balanço completo no site Página 13


Resultados finais do Encontro Nacional de Mulheres do PT:





Nenhum comentário:

Postar um comentário